Chegou a hora do Cheese 2019!

A mais importante manifestação internacional sobre o queijo feito com leite cru acontecerá no próximo final de semana


Passei a infância sendo salva pelo queijo ralado. 

Não ria. É verdade. 

Minha mãe, que da cozinha sempre pediu distância mas se via obrigada a colocar comida na mesa ao menos na hora do almoço, tinha seu truque culinário. “Coloca um pouquinho de queijo ralado que fica bom”, dizia ela quando nossa expressão ao provar sua comida era de que não havia gosto de coisa alguma.

Mamãe não tem o dom gourmet, mas tem sabedoria. Não há nada que colocando queijo não fique bom (se colocar pra gratinar, fica ainda melhor). Testei e atestei pessoalmente a veracidade do ditado que se popularizou na minha casa nos últimos dois anos em que estivemos Provando o Mundo

Os hondurenhos foram os responsáveis por provar-nos que queijo vai bem com feijão. Os peruanos combinam saborosamente batatas andinas liofilizadas com queijo há centenas de anos. A culinária nicaraguense é a prova de que até cebola com vinagre cai bem com queijo. Os brasileiros já o combinaram com doce de leite e banana assada. Também já juntaram com arroz e feijão ou peixe e banana…e ficou uma delícia! Os indianos gostam de misturar queijo com purê de espinafre (e até os asiáticos que quase não consomem queijo entraram na dança). Os mexicanos de Michoacán são os mais ousados! Colocam queijo fresco no Gaspacho, uma salada de frutas que leva de manga até pepino. Já os italianos, ah, esses sabem que queijo vai bem com aceto balsâmico, mostarda,…vai bem sobre a massa, no recheio da massa, como ingrediente da própria massa. Os mais modernos – contrariando anos de tradição – aprenderam que até frutos do mar podem combinar com queijo. 

Para quem for parente de São Tomé, as provas digitais de tudo que falamos acima podem ser encontradas aqui mesmo nesse delicioso blog de gastronomia. É só clicar sobre cada um dos pratos que você será redirecionado ao dia em que provamos essas delícias feitas com queijo.

O sucesso desses pratos depende muito no tipo de queijo utilizado e, é claro, na qualidade de cada um deles. Queijos ralados de pacotinhos dos supermercados certamente não se encaixam nesse contexto. Afinal, não estamos falando de celulose e conservantes, estamos falando de leite, coalho e sal.

E é esse alimento versátil e integrante importante da cultura gastronômica de povos de várias partes do mundo que é protagonista do Cheese 2019, o evento bianual que acontece na cidade de Bra, em Piemonte, norte da Itália. 

A próxima edição acontecerá nos dias 20 a 23 de setembro quando milhares de pessoas debaterão as nuances da produção do queijo e provarão os mais formidáveis queijos feitos de leite cru do mundo.

Nesse ano, o evento tratará do tema “Natural é Possível”, colocando em discussão os métodos modernos de fabricação dos queijos. A ordem é ressaltar a importância de bactérias, fungos e leveduras no processo e trazer o alimento mais próximo da sua essência. 

Nós estaremos lá e vocês estão convidados a curtir o evento conosco, pessoalmente ou pelos stories do nosso Instagram: @provandoomundo.

[su_box title=”Curiosidades do Cheese”]

* Em 2017, ano em que o evento completou vinte anos, cerca de 300 mil pessoas passaram pelo Cheese;

* Serão mais de 450 expositores produtores de todo o mundo;

* No Laboratório do Gosto será possível experimentar os mais deliciosos queijos do globo ouvindo as histórias dos mestres queijeiros;

*Além de falar sobre queijo, o evento contará com debates acerca da produção de vinho, cervejas, pães e sorvetes.;

* O evento pára a cidade de Bra, tomando conta das ruas e prédios públicos durante os quatro dias do evento;

* A entrada para o evento é gratuita, mas algumas atividades e degustações são cobradas.

* Para saber mais sobre o Cheese2019, acesse: https://cheese.slowfood.it

[/su_box]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *