Dia 69 – 9 de novembro – Quinta-Feira: Hora de seguir adiante. Bem-vindo Ceará!

Já tínhamos nos acostumado com o vento, o mar, as pessoas, a rotina de São Miguel do Gostoso. E gostamos. Muito. Foram doze dias em que nos sentimos em casa outra vez. Mas o projeto não podia parar e havia muita coisa pela frente. Era hora de nos despedirmos de tio Marcos e tia Áurea e voltar para estrada. Não sem antes deixarmos – nós quatro – correr algumas lágrimas…

Tia Áurea fez um pão com linguiça para levarmos de lanche. Tio Marcos nos entregou uma garrafa de espumante para comemorarmos em algum lugar do mundo. Mas da nossa passagem por São Miguel levamos muito mais que isso. Entre as doces recordações dos nossos jogos de baralho, da noite da pizza, dos queijos e vinhos, dos cafés-da-manhã com tapioca com vista para o mar levamos no coração a mensagem de que família é aconchego, é carinho, é suporte.

Recarregados de energia boa, saímos de Gostoso por volta das 9 horas da manhã. Paramos rapidinho em uma lanchonete famosa do RN para provar a tapioca com queijo manteiga quente. Tínhamos que aproveitar os últimos dias das comidinhas típicas do Nordeste.

É claro que o pão de tia Áurea também serviu de almoço. Ali mesmo dentro do carro enquanto seguíamos viagem, no melhor estilo motorhome. Vira pra trás, alcança o pão, a faca, um suporte qualquer e manda a ver (a gente adora essa praticidade!).

No meio da tarde entramos no Ceára e chegamos em Canoa Quebrada. Nosso destino não tinha a ver com a bela praia ou vilarejo de pescadores do lugares. Nossa passagem por lá foi desenhada para visitar Marco e Sirlanney, dois amigos que fizemos em janeiro deste ano, quando os recebemos na nossa em Blumenau, pelo couchsurfing.

Eles estavam de passagem por lá em sua viagem de quatro meses pela América do Sul e foi um prazer conhecê-los e recebê-los em nossa casa. Muita conversa e troca de ideias sobre viagens. Na época estávamos com nosso planejamento da volta ao mundo a todo vapor mas nem pensávamos em vir ao Nordeste do Brasil, quanto mais reencontrá-los no Ceará.

Mas … quis o destino que nos reecontrássemos e foi muito bom! Sirlanney é cearense e artista. Ela faz quadrinhos incríveis! (É possível acompanhar um pouco do trabalho dela pelo instagram @sirlanney). Marco é um italiano que mora no Brasil há três anos e que sonha um dia em fazer também uma volta ao mundo.

Tínhamos muito o que conversar! Fomos caminhando pela praia por um bom tempo, trocando histórias sobre a viagem deles e também sobre a nossa, tendo como cenário a belíssima Canoa Quebrada.

No jantar, eles nos nos levaram à famosa Broadway, a rua do agito de Canoa para provar Peixe à Delícia. O prato, que só vimos por lá nessa viagem, leva peixe, queijo e banana no molho branco. Perfeito pra quem gosta de misturar salgado com doce!

E assim fechamos nosso dia… com mais um reencontro de uma amizade que a vida nos presenteou.