Vai viajar para Flórida? Prove além da comida típica americana!

Nem Argentina, nem Chile. São os Estados Unidos o principal destino turístico internacional dos brasileiros. Apesar dos nossos vizinhos terem um câmbio mais favorável e paisagens naturais incríveis como a Patagônia e o Deserto do Atacama, os Estados Unidos seguem sendo o país preferido dos brazucas.

Entre as cidades mais visitadas estão Los Angeles, Las Vegas, Miami, Nova York e, no topo da lista, Orlando. É isso que li em uma pesquisa publicada no portal Terra há um tempinho atrás e não creio que os dados tenham alterado nos dias de hoje.

De fato, não é difícil encontrar algum conhecido que tenha escolhido a Flórida, principalmente Orlando, como destino em sua primeira viagem internacional. Também não é raro encontrar alguém que já tenha voltado duas ou três vezes para cidade.

Não há como negar. A dobradinha “parques temáticos + compras em outlets” mexe com coração dos brasileiros. Eletrônicos, produtos de beleza e vestuário a preços tentadores…todo mundo vai com a lista pronta de casa. E sempre volta com alguma coisinha a mais porque “estava muito barato”.

No outro lado do roteiro estão os parques, Quem nunca sonhou em conhecer a Disney quando criança? Na minha geração, ali em meados da década de noventa, uma viagem à Disney era o presente perfeito de 15 anos.

Claro que não cabia na realidade dos meus pais, nem de muita gente, e o sonho ficou pra depois. Acabei o realizado com uma visita a Disney de Paris, muitos anos mais tarde, depois de ter juntado uma grana e feito um mochilão com duas amigas.

Na nossa passagem por Orlando durante a nossa volta ao mundo, não teve Disney. O tempo passou, a vida mudou e o meu sonho agora é outro.

Mas, se o seu sonho continua sendo visitar o mundo encantado criado por Walt Disney, vai fundo!! Custa muito viajar para Orlando? Bem, digamos que não está fácil viajar nesse momento político em que o câmbio está na casa dos R$4,00. Mas, ainda assim é possível sonhar!  Ficou difícil realizar agora? Espere uns meses, vá planejando, lendo a respeito, economizando uma grana… só não deixe o sonho morrer. Ele é o que torna a vida mais colorida, mais interessante. Quem não sonha já morreu e não se deu conta!

Mas falando agora do que a gente entende: comida!

Quando você já estiver pela Flórida, bater aquela fome e você lembrar da gente (rs), faça um favor a você e a sua família: não saia comendo fast food todos os dias!!! Você estará de férias, relaxado e ficará muito, muito tentado a fazer isso. O preço é bom, o cheiro é bom, o layout e as cores das lojas são super convidativos. Mas na grande maioria das vezes – acredite – o produto será uma decepção.

Não que tenhamos feito muitas refeições em lanchonetes de cadeia – até por que, pessoalmente, não somos muito fãs das comidas desses locais. Porém, baseado nas nossas raras experiências e nos relatos dos nossos amigos mexicanos, porto-riquenhos, brasileiros e mesmo americanos que curtem boa gastronomia, é difícil encontrar um lugar nos EUA com um lanche – de cadeia – verdadeiramente “aconselhável”.

Mas, mesmo com um certo preconceito, nós tínhamos obrigação moral de tentar algo novo. Como sempre dizemos por aqui, procuramos estar abertos ao que o mundo tem para nos oferecer. No caso do Estados Unidos, a oferta é de comida padronizada, exageradamente embalada, então nos rendemos a ela, duas ou três vezes durante nos quase quarenta dias em que estivemos por lá.

Então, foi correndo grande risco de nos decepcionarmos que entramos num What-A-Burguer, uma franquia bastante presente no Texas. Os relatos que ouvimos dos locais eram de que o povo gostava mesmo dos hamburgueres do What-A-Burguer porque eram maiores que os dos outros lugares.

Com essa propaganda, depois de deixarmos passar o In-N-Out, o Popeyes e o Ckicken-fil-A, apostamos no What-A-Burguer. E apostamos errado. O lanche veio mirradinho, todo amassado, sem sabor…ou seja, exatamente iguais aos outros.

comida típica americana
Quase U$12 pelos dois lanches amassados, fritas e um refil de chá preto.
Pão sem estrutura nem sabor, hamburger fino e sem sabor, queijo amarelo processado: calorias ingeridas à toa.
comida típica americana
Decepção. :/

Quer uma dica boa? Esqueça as cadeias e aproveite que você estará no estado onde se concentram o maior número de imigrantes nos Estados Unidos e prove alguma comida diferente, de um país que você ainda não conhece, mas planeja ir um dia. Ou procure por um lugar que sirva comida de um país que você já visitou e sente saudade do tempero. O estado da Flórida está cheio de restaurantes italianos, franceses, mexicanos, venezuelanos, cubanos, jamaicanos, asiáticos…é só apontar aleatoriamente para o mapa mundi e escolher a nacionalidade da sua comida.

[su_pullquote]Atreva-se! Permita-se experimentar algo novo. É pra isso que saímos de casa, não é mesmo?[/su_pullquote]

A nossa regra de ouro em todas as viagens é provar a comida local. Mas, como toda regra tem a sua exceção, nos Estados Unidos a regra é justamente o contrário. Permita-se provar um bom hamburger, mas aproveite a oferta de gastronomia mundial para provar algo novo.

[Anote aí para suas próximas viagens nos EUA: se for ao Texas, prove brisket ou um belo barbecue; se for à Lousiania, prove Po-boy; na costa oeste, procure por comida Ko-Mex (fusão de coreana e mexicana).]

Que tal comida Indiana em Fort Lauderdale?

Um dos países com um das culturas mais impressionantes do mundo tem também uma rica gastronomia, com temperos fortes e combinações curiosas.

Se você estiver passando por Fort Lauderdale, a pedida é ir no Royal India. Por fora, a casa segue os padrões americanos, com um grande estacionamento, mas é só cruzar a porta com letreiros dourados que você chega em uma outra dimensão. A luz mais fraca e a decoração temática complementam o clima com o aroma inebriante que vem da cozinha.

Se você ficar com medo de se arriscar na primeira tentativa, nossa sugestão é visitar o restaurante ao meio dia, quando além das ofertas do cardápio, há um buffet com sopa, salada, pratos quentes e sobremesa. À noite, o restaurante funciona apenas à la carte.

Se tiver alguma dúvida sobre como é feita a comida, não se acanhe. A maioria das garçonetes são brasileiras e terão o maior prazer em te apresentar, em bom português, a comida indiana.

Pergunte por Elisabete Stefanelli, ou simplesmente Bete, que há 16 anos trabalha no Royal India e já fez do restaurante sua casa. Depois de uma viagem de férias, acabou ficando, casando e hoje vive na Flórida como milhares de brasileiros.

Já na cozinha, nenhum brasileiro por lá! Toda equipe veio da Índia para garantir a autenticidade dos sabores.

Nós ainda não passamos pela Ásia mas não vemos a hora de chegar lá pra provar um franguinho tandoori ou ao curry feito por alguma vózinha indiana no interior do país. Até lá, ficaremos com o sabor do Nan quentinho que provamos na cozinha do Royal India na memória.

comida típica
Royal India: levando comida pra casa!
comida típica americana
Nan e Mango Lassi: pão indiano quentinho e suco de manga com iogurte! Começando muuuito bem nosso almoço.

Pra quem acha a comida Indiana muito apimentada, no Royal India é possível escolher o nível de picor da sua comida: mild, medium ou hot! A comida do almoço, do buffet, em geral é bem tranquila, mas se tiver algum prato com a palavra hot na frente, não se arrisque se o seu paladar não está acostumado. De verdade!

A comida indiana autêntica mesmo é bem mais apimentada que a que está no buffet. Tanto é que a Bete confessou pra gente que o pessoal da cozinha prepara a comida da equipe separadamente, bem mais picante que a servida aos clientes.

E tá aí mais um bom motivo para você experimentar comida indiana nos Estados Unidos! Pegando mais leve dá pra saber se tem chance de você curtir ou não os sabores da Índia!

comida típica
Saag Panner: cubos de queijo indiano com purê de espinafre. Já não vemos a hora de chegar na Índia!

[su_box title=”Royal India” box_color=”#e5e6e4″ title_color=”#090a09″]
Endereço: 3801 Griffin Rd 33312-5419 Fort Lauderdale
Horário de funcionamento: Todos os dias, das 11:30 – 15:00 | 17:00 – 22:30
Site: https://www.facebook.com/RoyalIndiaSFL/[/su_box]

Comida Indiana é demais pra você? Ok!

Que tal uma comidinha Cubana em Miami?

Um sanduíche cubano é um bom começo pra quem quer se aventurar pelos sabores da cozinha caribenha. Sem temperos fortes, sem pimenta, o sanduíche cubano é feito basicamente de carne de porco assada e presunto. Geralmente você vai encontrá-lo também com mostarda amarela, queijo e picles, sabores pra nenhum paladar brasileiro estranhar, não é mesmo?

E sabe porque provar o sanduíche cubano nos Estados Unidos é uma excelente ideia? Porque não é em qualquer lugar que você pode encontrar um bom sanduíche cubano…nem mesmo em Havana! Duvida? Assista ao vídeo que fizemos com a chef cubana e apresentadora de TV, Yamelet Moriño, e veja o que ela diz.

Em Miami você pode encontrar inúmeras opções de lugares que vendem o famoso sanduíche. É só chegar na famosa Little Havana, passear pelas calçadas, ouvir a batida caribenha que mais lhe agrada e entrar. Os lugares serão essencialmente iguais. Sim, com som alto, garçonetes cubanas cantarolando, decoração colorida e muita vibração. Você esquecerá que está nos Estados Unidos por alguns minutos.

Lá em Little Havan encontramos opções boas – grandes no tamanho, mas com pão que podia ser melhorzinho – por U$7 / U$8. Provamos o tradicional sanduíche cubano no El Pub Restaurant, do ladinho do Little Havana Visitor Center.

comida típica
Pão “ma-o-meno”, mas recheio bom pra matar a fome!

Você é daqueles que não se arrisca nem para dar um pitaco no fim da novela? Temos opção boa pra você também:

Vai de comida brasileira!!

Comida brasileira dispensa apresentações, né galera? Não tem erro!

Lá em Orlando conhecemos o Steak On Fire, um restaurante de brasileiros, com chef e equipe brasileira, que serve cortes de carnes, adivinhem, brasileiras! Sentiu saudade da picanha, da fraldinha ou da alcatra? Corre para o Steak on Fire. Não tá muito afiado no inglês e quer um lugar legal que te atendam em português pra jantar em Orlando? Corre para o Steak on Fire.  Mas não esquece de pedir o queijinho coalho com geleia de pimenta. É de adiar o vôo e ficar mais uma semana passeando em Orlando!

comida típica
Sanduba de fraldinha com cebola e pimentões assados. Delícia!
comida típica
Nada melhor que um dadinho de queijo coalho! Hum!
comida típica americana
Chef Guga Caiuby e as delícias do Steak on Fire

[su_box title=”Steak on Fire” box_color=”#e5e6e4″ title_color=”#090a09″]
Endereço: 7541 Sand Lake Rd Orlando
Horário de funcionamento: Todos os dias, das 11:00 – 21:00
Site: https://www.steakonfire.com/[/su_box]

Mas…e a comida Americana?

Bem, naquele dia que você não conseguir resistir a tentação e quiser muito comer um lanche de fast food bem gordo, com todos os molhos que tiver direito, nosso conselho é procurar por um Five Guys.

A loja é mais simples que as outras, a fachada não chama tanta atenção, mas o sabor é bem melhor que outras lojas chamativas.

O cardápio é bem enxuto: hamburger, cheese burguer, bacon burguer ou cheese and bacon burguer. As opções vem em dois tamanhos e pra sermos sinceros, não vimos tanta diferença entre eles. O meu pequeno era quase igual ao tamanho normal que o Vinicius pediu, só que uns 2 a 3 dólares mais barato! Fica a dica!

comida típica americana
Cheese Burguer do Five Guys: nada excepcional, mas ao menos você não fica triste ao pagar a conta

Quer algo americano, mas um pouco mais original?

Então vá ao Cody´s. Uma “Roadhouse” super informal, bem descontraída, tão descontraída que assusta um pouco no começo. Pra quem vai pela primeira vez, desavisado, pode estranhar quando se deparar com um monte de cascas de amendoim pelo chão do restaurante. Mas pode seguir em frente, pisando nas cascas mesmo, porque essa é a ideia do Diner: pode descascar o amendoim e jogar as cascas no chão. Pode não, deve!

No início ficamos super sem graça de jogar o “lixo” no chão, parecia que estávamos fazendo algo errado. Quando descascamos os primeiros, juntamos as cascas num montinho sobre a mesa, mas logo vimos que éramos os únicos e que o garçom não estava afim de perder tempo com a nossa etiqueta.

Mas, Dani, as cascas ficam no chão e as pessoas pisam em cima? É, mais ou menos. Mas de tempos em tempos eles varrem o salão pra não acumular muita sujeira. É estranho, divertido, interessante. Só não sabemos se é um bom lugar para crianças…pode acabar deseducando em minutos o que dias e dias foram necessários para educar.

Sobre a comida do Cody´s? Bem, nada espetacular, mas também não dá pra dizer que era ruim. É o padrão americano de servir uma carne com um acompanhamento. Eu pedi frango assado com brócolis, pensando ser uma escolha mais saudável. Porém, o frango assado veio com uma camada de bacon e queijo amarelo por cima. Bom, mas não ótimo.

Vinicius pediu um corte de carne, acompanhado de purê de batatas. Bom, mas não ótimo. Sem dúvida muito melhor que qualquer hamburger de cadeia! Vale a pena uma passadinha num Cody´s para um almoço diferente.

Nós fomos no restaurante da cidade de Ocala, mas tem lojas em outras cidades da Flórida também, como em Tampa. Para planejar sua passagem por um Cody´s, dê uma conferida no site do restaurante primeiro: codysoriginalroadhouse.com.

comida típica americana
Informalidade é a marca registrada do Cody’s
comida típica americana
Casca de amendoim por todo chão…

Curtiu as dicas? Já tá planejando as próximas férias? Conta pra gente qual é a comida que você provou nos Estados Unidos e que você não vê a hora de comer de novo. Pode ser fast food, não tem problema! A gente quer ouvir a sua opinião!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *