Receita da Costa Amalfitana: ‘Scialatelli ai Tartufo del Mare’

Faça em casa a massa fresca ensinada pelo chef italiano Ivano Mammato

Frutos do mar misturados com queijo? JAMAIS! É isso que escutamos por toda a Itália até chegarmos a Campania, mais precisamente no paraíso de Minori, na Costa Amalfitana.

Costa Amalfitana
A vista de Minori dos jardins de limão

Quem recebeu a gente por lá foi a Pri, brasileira e companheira do chef italiano Ivano Mammato que nos apresentou a uma cozinha italiana mais ousada e longe dos paradigmas da cozinha tradicional.

Depois de preparar uma massa fresca ao limone – em parceria com os seus simpáticos vizinhos Ana e Mário – Ivano preparou uma pasta que poderia ser considerada uma heresia por muitos italianos. Ele colocou queijo parmesão e trufas do mar na mesma panela!

pasta da Costa Amalfitana
Fazendo o fusilli napolitano longo na casa de Ana
Mário faz uma pancetta que é de dar água na boca
Ivano e Ana preparam a pasta al limone dos jardins de Minori

As trufas são uma espécie de molusco de cor clara e com o sabor bem mais suave que o de um mexilhão, por exemplo.

“Não é muito usual fazer esse tipo de massa, porque as pessoas são muito ligadas à tradição que diz que os frutos do mar nunca devem ser misturados com queijo. Mas agora essa massa está bombando aqui na Costa Amalfitana. Nós vamos misturar queijo parmesão e manjericão com frutos do mar e parece que presta, vamos descobrir agora se presta de verdade”, brincou Ivano em português enquanto iniciava a preparação.

Mas atenção, a mistura, alertou ele, só funciona com a trufa do mar, justamente por ter um sabor mais suave que combina bem com o queijo parmesão.

E o chef tinha toda a razão. A mistura ficou “da vero” muito boa! Mas o que nos ganhou mesmo foi a pasta fresca que ele preparou na hora. Uma massa diferente do que encontramos no sul – onde só se mistura farinha de grano duro e água – ou no norte – onde a massa é feita com farinha branca e muito ovo.

Ivano preparou a Scialatelli, que leva leite, azeite de oliva, ovo, além de salsinha picada e queijo ralado já na massa. A massa ganha corpo e sabor. Uma variação absolutamente deliciosa para o macarrão nosso de todo dia.

Já havíamos provado a  Scialatelli tradicional lá em Santa Ágata sui due Golfi, você viu?!

Para quem não curte frutos do mar ou tiver dificuldade de achar a trufa do mar, Ivano sugeriu fazer a massa com pomodoros frescos. Não tem erro!

As belas conchinhas de trufas do mar
Pasta fresca com frutos do mar: buoníssima!

Então vamos à receita dessa pasta que é típica da Costa Amalfitana! O passo-a-passo você sabe… é só conferir no nosso Canal do YouTube.

[su_box title=”Scialatelli ai Tartufo del Mare”]

INGREDIENTES para 4 pessoas:

Para a massa:
350g Farinha de sêmola
500g Farinha branca 00
3 ovos
500 ml de leite
100g óleo de oliva
70 g queijo parmesão ralado grosso
Salsinha picada
Pitada de sal
Pimenta preta moída na hora a gosto

Para o molho:
1 kg de trufas do mar
Azeite de oliva suficiente para cobrir o fundo da frigideira
3 dentes de alho picados
70 g de queijo parmesão ralado grosso
8 a 10 folhas de manjericão
[/su_box]

Preparo:

Comece fazendo a massa: Misture as farinhas e os 3 ovos inteiros. Acrescente aos poucos o óleo e o leite e vá mexendo com as mãos. Acrescente o sal, a pimenta, o queijo parmesão e a salsinha e trabalhe a massa até ficar lisa e homogênea. Cubra com um plástico filme e deixe descansar por 15 minutos.

Deixe a massa repousar envolvida em plástico filme para não ressecar

Enquanto isso prepare o molho: Em uma frigideira alta, coloque um pouco de azeite e um dente de alho cortado pela metade. Assim que o azeite estiver quente, jogue as trufas do mar (bem lavadas em água corrente). Despeje uma concha grande de água quente (o suficiente para cobrir a metade das conchas) e espere até elas começarem a abrir. Cubra a frigideira e deixe cozinhar por cerca de quatro minutos. Apague o fogo e com a ajuda de escumadeira, retire as trufas do mar. Passe o líquido que restou do cozimento das trufas para outro recipiente, deixando decantar eventual resíduo das casquinhas das conchas que podem ter soltado. Retire as trufas de dentro das conchas e reserve.

Nessa hora, adiante, e coloque bastante água em uma panela para o cozimento da pasta. Não se esqueça de salgá-la, lembrando apenas que os frutos do mar já contém naturalmente o sal do mar, portanto, modere na quantidade.

receita de pasta fresca
Bastante azeite de oliva na frigideira para abrir os mariscos
trufas do mar
As trufas do mar já abertas

Volte para a massa que a esse ponto já deve estar pronta para abrir. Divida a massa em quatro pedaços e trabalhe uma por vez. Com a ajuda de um pouco de farinha e de um rolo, abra a massa deixando-a um pouco mais grossa, com cerca de 3 milímetros. Corte em tiras de 1 centímetro, como um tagliatele. Reserve em uma bandeja, cobrindo com um pouquinho de farinha.

scialatelli
A Scialatelli é um pouquinho mais grossa que as massas em geral

Retorne ao fogão: Jogue a massa na água fervente. Em cerca de cinco minutos ela deverá estar cozida, mas ainda firme. Em uma frigideira limpa, acrescente azeite de oliva o suficiente para cobrir o fundo da panela e os dentes de alho picados. Antes que dourem, acrescente o líquido do cozimento das trufas. Assim que a massa estiver pronta, acrescente-a ao molho. Deixe a massa terminar o cozimento na frigideira, mexendo suavemente a pasta enquanto solta o amido. Desligue o fogo e acrescente as trufas já retiradas da concha, o manjericão (cortando as folhas com as mãos) e também o queijo ralado. 

Misture tudo e a pasta está pronta! É só abrir uma boa garrafa de vinho branco, brindar e aproveitar!

pasta da costa amalfitana
Prontos para comer!
Costa Amalfitana
Na vista belíssima da Costa Almafitana, com Pri e Ivano

Para quem quiser ter uma rica experiência gastronômica na Costa Amalfitana assim como a nossa, é só entrar em contato com a Priscilla pelo insta @acostaamalfitana.

Nosso muito obrigado ao chef Ivano e a nossa querida conterrânea Priscilla por nos proporcionar essa linda e inesquecível passagem por Minori.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *