10 PRATOS ITALIANOS DELICIOSOS E… ESTRANHOS!

Quem disse que na cozinha italiana não existem comidas estranhas? Nós PROVAMOS e APROVAMOS 10 pratos italianos inusitados e muito saborosos!

Os pratos italianos estão entre os mais amados no mundo, a exemplo da boa e velha pizza. Mas nem tudo é tão facilmente aprazível na culinária italiana como uma lasanha à bolonhesa. Alguns pratos italianos são bem curiosos, outros chegam a ser mesmo estranhos!

Durante o ano em que rodamos de norte a sul da Itália experimentamos muita comida italiana que pela descrição do cardápio não tinha a menor chance de ser boa. Estávamos errados!

Na nossa lista de pratos italianos diferentões e super saborosos têm desde entradas até doces! [Querendo saber mais sobre os pratos e onde nós os provamos é só clicar sobre os nomes das preparações que uma nova janela cheia de informações se abrirá pra você! ;)]

Confira agora a lista dos 10 pratos italianos estranhos (e deliciosos) que provamos e aprovamos no nosso giro pela Itália!

ANTIPASTOS: os pratos italianos servidos como entradinha

1- TETEUN | Vale de Aosta

Não sabe o que é? Nós também não sabíamos! Teteun é um prato italiano típico do Vale de Aosta, na região italiana que faz fronteira com a Suíça. O nome engraçado te dá uma pista do que se trata se você ler Teteun com sotaque francês rs. Isso mesmo! Teteun é uma espécie de embutido feito com a carne da teta da vaca! É estranho, é bizarro, mas garantimos: é muito gostoso!

O sabor, como você pode imaginar, lembra leite, manteiga, mas na verdade é carne de úberes de vacas de raças da região do Vale de Aosta. A carne é prensada para tirar o leite residual, mergulhada em sal e ervas aromáticas, cozida e prensada. O resultado é esse produto em tom amarelo queimado, com consistência macia, granulosa e super, super saboroso!

pratos italianos
Teteun é uma iguaria do Vale de Aosta
teuteun do Vale de Aosta
O embutido feito com as tetas da vaca entra ao lado de presuntos, salames e lados na tábua de frios no Vale de Aosta

2- CROSTINI DE FÍGADO | Toscana

Ah, fígado nem é tão estranho assim”, você pode dizer. Concordamos! Mas esse prato italiano típico da Toscana leva uma mistura inusitada, bem diferente! Ao fígado de frango é acrescentado alcaparras e aliche, aquele peixinho de gosto forte que se parece com uma sardinha!

Deu pra imaginar fígado de frango, aliche e alcaparras juntos??

Se você achou muito estranho, pode tirar a ruga da testa porque esse crostini de fígado, que é um prato italiano muito consumido na Toscana, estava super saboroso!

pratos italianos típicos
Crostini de fígado toscano: lembrança gostosa de Florença
pratos italianos estranhos
Alcaparras tem gosto forte e algumas espécies italianas chegam a ter o tamanho de uma azeitona!
pratos italianos com aliche
Aliches são esses peixinhos pequenos, chamamos de “peixes azuis” pelos italianos
crostini de fígado toscano
Crostini ou Bruschetta?

Para quem não sabe, crostini são pratos italianos consistentes em uma fatia de pão levado ao forno com coberturas diferentes. Pode ser feito com carne, peixes, queijos, legumes, etc. Em alguns lugares o Crostini é chamado de Bruschetta, mas há que diga que o primeiro vai ao forno, enquanto a última é servida sem aquecer.

O Crostini feito na Toscana tem uma curiosidade à parte: o pão tradicional é feito sem sal! Você sabia?

3- FRISE | Apúlia

A frise entra mais para a categoria de alimentos curiosos do que estranhos, mas nos deixou bem intrigados quando vimos a sua preparação na Apúlia, sul da Itália.

A frise é um pão muito duro, moldado em formato arredondado, geralmente como uma rosquinha. Na metade do tempo em que são assados, eles são retirados do forno, cortados ao meio e devolvidos ao forno onde terminam de assar.

O curioso é que esses pães ficam tão duros que é impossível dar uma simples mordida (sem quebrar os dentes, pelo menos). Para consumir as frises é necessário então mergulhar os pãezinhos na água por alguns minutos. Eles ficarão mais macios, mas ainda crocantes e prontos para comer. O prato italiano clássico feito com a frise pede apenas sal, um fio de azeite de oliva extravirgem e o suco de tomates espremidos.

É tudo um pouco estranho, porém é muito saboroso. É fácil virar fã da frise!

pratos italianos
Frise: o suco do tomate é espremido sobre o pão que foi mergulhado na água

PRIMI PIATTI: os pratos italianos a base de carboidratos

4- MACARRÃO COM BATATA |Campânia

Em italiano, pasta e patata! Misturar macarrão com batatinha é algo que nos deixou muito desconfiados à primeira vista. Carboidrato com carboidrato? Que comida italiana mais esquisita!

O resultado final, entretanto, é surpreendentemente bom! O prato italiano que é típico da Campânia, tem seus segredinhos na preparação que o deixam de dar água na boca!

A pasta e batata é considerado um prato italiano de origem pobre, já que nasceu basicamente colocando na panela aquilo que os italianos tinham para comer em casa. Restos de todos os tipos de massas que quebravam e sobravam foram misturados a batatas, algumas cebolas e queijo (que nunca falta na casa de um italiano) e assim nasceu o prato italiano que une ingredientes que nós nunca pensaríamos em juntar.

Falando assim parece estranho, mas esse prato de pasta com batatas, cebolas e queijo típico da Campânia está entre uma das massas mais gostosas que provamos na Itália!

pasta e batata da Campânia
O macarrão é cozido no creme de cebolas e batatas
pratos italianos esquisito e delicioso
O queijo usado na receita é o saboroso Provolone del Monaco

5- ZÓTOLI ou ZOTOI | Vêneto

Zótoli ou Zotoi (Sepiola Rondeleti) é o nome de um bichinho estranho, uma espécie de cruzamento entre lula e seppia encontrado na Lagoa de Veneza apenas na primavera.

fruto do mar Veneza
Zotoi ou Zotoli: encontrados na Laguna de Veneza

Ele faz parte da família os moluscos e parece um polvinho minúsculo. O Zotoi tem gosto e consistência de frutos do mar, só que menos borrachudo que uma lula.

O Zotoi vai servido geralmente com espaguete, constituindo um dos pratos italianos típicos do Vêneto. Na preparação que provamos em Mirano, os zotoi foram temperados com bastante pimenta e ficou divino!

o que comer em Veneza
Zótoli picante: especialidade do Vêneto
pratos italianos típicos de Veneza
Spaghetti picante com zótoli: adoramos!
Leia também: As 10 comidas estranhas que provamos pelo Continente Americano

6- CASSATELLI | Sicília

Foi na Sicília que provamos esse delicioso prato italiano que se chama Cassatelli. Olhando a foto ele é bonito e apetitoso. A parte estranha é que ele mistura sabores muito diferentes. A massa grande que vem ao centro do prato é recheada com ricota temperada com sal, pimenta preta e salsinha. Já o caldo é feito com peixe e tomate. Lâminas de amêndoas também entram no caldo que ganha ainda bastante tempero verde. É uma combinação que não temos parecida no Brasil, mas que nos agradou na primeira colherada.

O sabor do molho de peixe é bem intenso e a o recheio de ricota da massa é bem macio e suave, dando um delicioso contraste.

cassatelli da Sicília
O belíssimo prato de massa recheada da Sicília
pratos italianos esquisitos
Caldo de peixe com ricota: pode apostar que é bom!

SECONDI PIATTI: os pratos italianos com proteína ou o prato principal

7- CARNE DE CAVALO |Apúlia

Já não se consome carne de cavalo como antigamente, é verdade. Até mesmo porque hoje em dia não é mais uma questão de necessidade como antigamente. Entre os mais velhos, porém, a tradição se mantém firme e os jovens fazem a festa com sanduíches feitos com carne de cavalo em food trucks no centro de Lecce, a capital da região da Puglia.

Apesar de estranho para nós brasileiros, esse prato italiano típico do sul da bota tem um sabor bem comum – e muito gostoso! -, que lembra a carne de gado só que um pouco mais adocicada. Na versão que comemos, com muito molho de tomate, a carne de cavalo passava despercebida entre os sabores dos temperos do prato.

Curiosidade: os cavalos para consumo são criados para o abate. Ao contrário do que se poderia pensar, eles não são utilizados para o trabalho no campo e, por isso, não desenvolvem a musculatura que deixa a carne dura. Para nós brasileiros – e também para outros povos do mundo – comer carne de cavalo (ou de cachorro) é estranho, mas é uma questão cultural. Você provaria?

pratos italianos deliciosos
Carne de Cavalo com muito molho de tomate!
carne de cavalo prato típico italiano
Vinicius acompanhou a carne de cavalo com um tinto do sul da Itália

8- TRIPAS AO SUGO |Calábria

Se você já foi a Florença já deve ter provado o Lampedrotto, que é um sanduíche vendido nas ruas da cidade, feito com o quarto estômago da vaca.

Nesse post, trouxemos versões diferentes de pratos italianos feitos com tripa, de outras regiões da Itália, mas bem saborosos também. A primeira é a salada de tripas, que vem cortada bem fininha e servida fria com outros legumes, como cenoura e salsão. A salada de tripas é servida geralmente como primo piatto e é comum na região de Cuneo, ao norte da Itália.

Já a segunda versão é a tripa ao sugo, prato típico da Calábria. Eu, Dani, não sou muito fã de tripas (acho que comi muita sopa de mondongo no Peru), mas o Vinicius se fartou ao comer esse secondo. Por essa razão, esses pratos italianos entraram para a nossa lista de 10 pratos italianos estranhos e deliciosos!

salada de tripas italiana
Salada de tripas: cortadas beeem fininhas
pratos italianos esquisitos
Tripa ao molho de tomate: para comer com arroz, polenta ou sozinho mesmo, como fazem os calabreses

DOLCES: os doces italianos típicos, deliciosos e estranhos

9- PANINO DE SANTA CATERINA | Sicília

Para não dizer que não falamos dos doces estranhos da Itália, aí vai o delicioso panino de Santa Caterina, uma combinação exótica de abobrinha e amêndoas.

Por fora, o típico da cidade de Palermo, na Sicília, leva pasta real, a mistura de amêndoas moídas e açúcar. Já no seu interior, o docinho ganha confeito de abobrinha verde.

Estranho, não é mesmo? Mas o legume cozido no açúcar ficou de um sabor surpreendente!

doce italiano siciliano
Panino de Santa Caterina: deliciosa surpresa
pratos italianos com abobrinha
A abobrinha longa da Sicília usada para fazer o doce é enorme!

Se interessou pelos doces da Sicília? Confira o vídeo que fizemos sobre os doces de convento no Monastério de Santa Caterina em Palermo!

10- BERINJELA COM CHOCOLATE | Campânia

Não, você não leu errado. É berinjela com chocolate mesmo!

Essa torta doce é típica da Campânia. Ela é preparada no verão, quando é época de berinjelas e elas estão por todas as partes.

Para fazer a torta – que é tradicional da Costa Amalfitana – fatias de berinjelas são fritas duas vezes antes de serem intercaladas com creme de chocolate. Para fritá-las, pode ser usado óleo de oliva ou banha de porco (ou numa mistura dos dois). Depois de fritas, as fatias são “empanadas” em uma mistura de açúcar e cacau em pó. Depois são envolvidas em um creme de chocolate e montadas como uma lasanha.

Sim, é uma bomba calórica, mas você pode dizer que está comendo legumes que não estará mentindo rs!

Qual o sabor? Basicamente de chocolate, com um fundinho de berinjela que você precisa se esforçar muito para sentir. Resumindo, é quase um pudim, um bolo, uma torta bem úmida de chocolate beeem gostosa! Por mais estranha que pareça, nós gostamos bastante da Torta de Melanzane al Cioccolato!

pratos italianos doces
A molhadinha e apetitosa torta de berinjela com chocolate
doce típico italiano com chocolate
Camadas de berinjelas intercaladas com creme de chocolate

E você, já provou algum desses pratos italianos típicos que parecem estranhos, mas na verdade são deliciosos? Ficou com vontade de provar algum? Comente o que achou aqui pra gente!

Abraços e até o próximo post!

1 comentário

  1. Olá, gostaria de comentar sobre a carne de cavalo .Para nós brasileiros parece estranho.Mas posso afirmar que durante muito tempo no frigorífico de Araguari mg , matavam cavalos.Quem viu dizia que era muito cruel,meu pai mesmo chegou a vender um a tempos atrás (anos 80 )era qualquer animal!( Este quebrou a perna não servia mais para carroça)Uma triste realidade que ainda as vezes descobrem frigoríficos clandestinos! Acredito aquele salame bem vermelho com bolinhas de coentro. Bom ! era de cavalos !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *