8 MASSAS DA COZINHA ITALIANA QUE VOCÊ NUNCA OUVIU FALAR!

Quantos tipos de macarrão você conhece? Listamos 8 massas frescas da cozinha italiana que (provavelmente) você nunca ouviu falar!

Spaghetti e penne você já conhece, certo? Eles são ícones da cozinha italiana e fazem parte da imensa variedade de pastas secas, as massas que são desidratadas no sol, por ventilação ou em fornos especiais. São essas massas que geralmente são vendidas nos supermercados, já que apresentam uma validade mais longa.

Do outro lado da moeda estão as massas frescas, que são consumidas logo após o preparo. Elas são feitas em casa e em restaurantes típicos que levam muito a sério a tradicional culinária italiana.

cozinha italiana
Pasta fresca sendo preparada em um restaurante na Calábria aos olhos dos clientes

Na Itália, a variedade de massas frescas é uma loucura! Elas podem inclusive ter o mesmo tamanho e formato, levar os mesmos ingredientes, mas ganhar um nome diferente de região para região.

Nessa lista de deliciosas massas italianas, selecionamos 8 pastas frescas que talvez você nunca tenha ouvido falar. Saiba, entretanto, que elas são super tradicionais e representam a cozinha italiana de várias regiões do país.

Confira a nossa lista agora e veja se você já conhecia alguma dessas delicias da cozinha italiana!

Passatelli

pasta fresca típica italiana
Passatelli é a massa típica da cozinha da Romagna Toscana

Típica da cozinha italiana da região da Romagna Toscana, a passatelli é uma massa fresca com aspecto poroso, textura macia e sabor delicioso.

Seu diferencial está nos ingredientes. A passatelli é feita com farinha de rosca e muito queijo parmesão. E quando eu falo muito queijo parmesão, é muito mesmo! Para cada 400 gramas de farinha de rosca, vão 500 gramas de queijo.

Além disso, a massa é super perfumada. Raspas de limão e noz moscada completam os ingredientes secretos dessa pasta. Deu pra imaginar a delícia que fica isso?

cozinha italiana
Para prepará-la, a dica é usar um amassador de batatas

Quem quiser se aventurar na cozinha e preparar uma deliciosa Passatelli com Pancetta e Échalotes, a chef italiana Alessandra Bazzocchi nos deu AQUI o passo-a passo para fazê-la em casa.

Orecchiette

cozinha italiana orecchiette

A orecchiette é a massa típica da cozinha italiana da Apúlia. Com esse formato que lembra uma “orelhinha”, ela é perfeita para acompanhar pedaços maiores de legumes e carnes.

pasta fresca da cozinha italiana
Maridaje: orecchiette e maccheroni na mesma panela

O prato tradicional da Puglia, entretanto, é a orecchiette com cime de rapa, um vegetal que floresce e lembra um brócoli. Folhas e flores do cime de rapa são cozinhadas juntas aos orecchiettes. Tudo vem misturado depois a um saboroso molho de aliches previamente puxados no óleo e no alho. Essa receita típica da cozinha italiana pouco conhecida no Brasil fica uma delícia!

Maccheroni

Ele lembra um penne, mas é mais estreitinho. Para que massa fresca fique com esse furinho no meio, um ferrinho ajuda na hora de moldar a massa.

macarrão típico da cozinha italiana
Maccheroni é como os puglieses chamam a pasta curta feita com a ajuda do ferreto

Típico da cozinha italiana do sul, o maccheroni pode ser preparado sozinho ou misturado às orecchiettes. O “casamento” das duas massas na panela é chamado pelos italianos de “maridage”.

Scialatelli

Essa massa é tão boa que dá quase pra comê-la crua! É que além de farinha de trigo e ovos, ela ganha queijo parmesão e manjericão fresco. Isso mesmo, a massa já é temperada antes de ser cozida.

pasta fresca da cozinha italiana
A Scialatelli lembra um fettuccine um pouco mais grossinho

A Scialatelli é a massa fresca típica da cozinha italiana da Península Sorrentina, na Campania, e tradicionalmente é acompanhada com frutos do mar.

cozinha italiana
Scialatelli com frutos do mar

A receita de Scialatelli com trufas do mar você confere clicando AQUI.

Pettine

Talvez essa seja a mais bonita de todas as massas que aprendemos a fazer na Itália. Do comprimento de um penne, o pettine é moldado sobre uma antiga peça de tear, o que deixa a massa com leves ranhuras que ajudam na hora de agarrar os sabores do molho.

cozinha italiana
A massa é moldada sobre o Pettine

Essa massa é símbolo da cozinha italiana da Emília-Romana, a região conhecida como o Food Valley italiano. A versão do pettine que nós provamos em Modena ganhou um ragu deliciosamente diferente. Carne de frango ao invés de carne bovina deixou o pettine ainda mais curioso.

pasta típica italiana

Busiate, Ricci e Sagne ‘ncannulate

Em cada canto da Itália, essa massa, que lembra um fusilli longo, ganha um nome diferente: busiate na Sicília, ricci na Campania, sagne ‘ncannulate na Puglia. Os ingredientes para fazer todas, porém, são os mesmos: farinha de grano duro e água.

fusilli italiano pasta fresca
Busiate sicialiano com pesto trapenese

A grande diferença entre essas massas tradicionais da cozinha italiana está no jeito de moldá-las.

Os sicilianos costumam contar com a ajuda do “buso”, o caule de uma gramínea que cresce naturalmente no Mediterrâneo e por isso a massa ganha o nome de Busiate.

Já na Campania, o instrumento que é utilizado para moldar o Ricci é o “ferreto”. A origem do ferrinho é bastante curioso: ele pode ser tirado de um guarda-chuva velho ou de um aro de roda de bicicleta.

A sagne ‘ncannulate da Apúlia, por sua vez, é feita na mão mesmo. Uma tira de massa retangular é enrolada em torno de si mesma sobre uma bancada de madeira.

cozinha italiana tradicional
Ricci feito com a ajuda do ferreto, na Costa Amalfitana

O modo de preparo dessas curiosas pastas típicas da cozinha italiana, você aprende com os chefs italianos Rosaria Napoli, Ivano Mammato e Miriana Capone. É só dar o play nos vídeos abaixo. 😉

E então, você já conhecia alguma dessas pastas típicas da cozinha italiana? Conte para a gente nos comentários!

Nos vemos no próximo post!

Abraços, Dani e Vini

2 Comentários

  1. Boa tarde. Não quero assinar pois vi que vocês cobram uma taxa e no momento não posso pagar ok

    1. Author

      Bom dia, Rafaela. Deve haver algum engano! Taxa de que?? Não cobramos absolutamente nada. Abraços, Dani e Vini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *