Meus amigos ficaram me perguntando durante todo o processo de construção do projeto porque eu não pegava um carro zero…ele não ia ter problema, é zero, logo estaria na garantia, não teria manutenção.
Pois aí é que mora o perigo!
Quantos de vocês já não tiveram que levar na concessionária um carro novo, pois tinha algum problema?
Posso passar horas falando sobre os problemas de sair com um carro zero para uma aventura destas, entre eles o combustível, que em várias situações vai ser da pior qualidade possível.
Só pra exemplificar, quando atravessamos a Bolívia uns anos atrás, La Paz estava em conflito com Santa Cruz e tivemos que comprar diesel no mercado negro, pois os postos estavam proibidos de vender, principalmente aos estrangeiros. Por mercado negro me refiro a uma tiazinha que não falava nem o espanhol, somente quéchua, e guardava o diesel em várias latas no fundo da casa dela. Agora tenta colocar esse diesel em um carro que só anda com o novo s10… acaba com o bichinho na primeira curva.
Agora vamos pensar que dê algum problema no carro e eu pare em um mecânico em uma cidade de 300 habitantes. Qual a chance de ele ter um computador para ler o motor e ver qual o problema do carro? Ou que ele vá saber mexer em qualquer coisa do carro?
Neste ponto sempre gostei da Bandeirante porque eu conseguia desmontar e montar ela inteira. Estávamos decididos que esse seria nosso carro para a viagem! Mas um amigo me alertou para o fato que o Land Cruiser (o modelo que é parecido com a Bandeirante no exterior) não utiliza as mesmas peças, logo seria uma dor de cabeça caso precisasse de alguma peça de reposição…tive que abandonar a ideia em menos de uma semana.
E agora, com que carro nós vamos? Qual vai ter uma mecânica simples, ter a robustez da Band e não ter muita eletrônica?
Acabamos optando pela Hilux SW4 3.0Turbo 98, pois, apesar da aparência, a menina não tem muita elétrica na parte mecânica e é um carro duro na queda, usado no mundo todo (os gringos conhecem ele como 4Runner).
Nos posts abaixo falamos um pouquinho sobre as manutenções que fizemos na Hilux no primeiro ano de viagem: