Quando o assunto é cerveja mexicana logo nos vem à mente a Corona e uma fatia de limão no gargalo, pelo menos foi a cerveja que conquistou a minha geração nas baladas à beira mar em Balneário Camboriú. Mas o cenário no México tem mudado muito, apesar de ter o posto do país que mais exporta cerveja no mundo e de ser o sexto maior produtor mundial, só agora os Mexicanos estão se aproximado da cerveja artesanal mexicana.

No ano passado o mercado de cervejas artesanais mexicanas correspondeu a 0.1 % de todo o consumo interno, e pode parecer pouco, mas eles tiveram um crescimento de 65% em relação ao ano anterior.

Mas assim como ocorreu no Brasil nas últimas décadas, os mexicanos estão começando a conhecer esse tipo de cerveja.

Cerveja artesanal mexicana
Cerveja artesanal Chiapas

Um fato interessante, que ajudou a estimular o consumo no país, é que o seu vizinho, segundo o relatório da Brewers Association, em 2015 já possuía 12% do mercado cervejeiro ocupado pelas Craft Beers, nossas famosas cervejas artesanais.

A cultura cervejeira norte americana já vem de longa data e foi a porta de entrada para os habitantes do norte do México, onde os estilos da escola americana de cervejas dominam as prateleiras dos mercados especializados e as ofertas das cervejarias artesanais mexicanas em restaurantes.

De Tijuana para todo México

Hoje Tijuana é a cidade onde mais se produz cerveja artesanal mexicana, na verdade até pouco tempo atrás era o único lugar onde se produzia esse tipo de cerveja no México.

Mas o cenário vem mudando, visitamos algumas cidades no sul do México onde esse mercado vem crescendo. Um pouco pela maturidade do paladar para esse tipo de bebida, um pouco pela chegada dos estrangeiros nas cidades mais turísticas do México.

Um exemplo é San Cristobal de las Casas onde estivemos conversando com dois jovens cervejeiros que após uma viagem pela Bélgica se apaixonaram pelo estilo e resolveram produzir a própria cerveja artesanal.

cervejas artesanais mexicanas
Cervejas artesanais de San Cristobal de las Casas

Cerveja Artesanal de San Cristobal de las Casas

Antônio Rodas e Maria Fernanda Casco tem uma pequena cervejaria artesanal em San Cristóbal de las Casas e suas garrafas são vendidas em sua grande maioria para amigos e alguns poucos negócios na cidade.

Nos contaram um pouco da dificuldade que enfrentam na aceitação do produto entre os locais, que estão acostumados a tomar uma cerveja mais ligeira, mas tem encontrado muitos apreciadores de cerveja artesanal mexicana entre os turistas que visitam a cidade.


Pudemos provar três estilos produzidos pelo casal:

A primeira cerveja que provamos foi a Nautilus, uma Belgian Pale Ale, com notas frutadas e espuma consistente;

a segunda, a Barbicane, uma Milk Stout, com notas láctica e aromas de café e chocolate;

a terceira, a Gun Club, uma Russian Imperial Stout, com espuma densa e teor alcoólico mais elevado, perfeita para acompanhar uma sobremesa de chocolate.

Todas estão com uma qualidade muito boa, mas a medalha de ouro vai para a Gun Club, uma das melhores cervejas artesanais mexicanas que provamos até agora.

Veja o vídeo sobre Cerveja Artesanal Mexicana!

Leia também As mulheres e a Cerveja!

E visite o site da Escola Superior de Cerveja e Malte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *