Fogão a Gasolina Coleman: parceiro inseparável na volta ao mundo

Depois que decidimos qual carro nos levaria pelos quatro cantos do mundo, o fogão foi um dos primeiros itens que pesquisamos para levar na nossa viagem gastronômica pelo globo.

Se você está pensando em fazer uma viagem de carro nas próximas férias ou, assim como a gente, está pensando em cair no mundo certamente irá precisar de um fogão ou outro meio de preparar seu próprio alimento. Quanto maior a duração da sua viagem, mais essencial se torna esse utensílio. Mesmo que você não seja chegado nas artes culinárias como a gente, saiba que fazer a sua própria refeição na estrada pode representar uma economia de mais de 50% no orçamento com alimentação!

Em conversas com outros viajantes que encontramos na estrada, vimos que, em alguns casos, os gastos com comida chegam a superar os valores gastos com combustível. Dá pra imaginar?

Economizar com combustível é difícil, a menos que você fique parado (e quem tá estrada quer pegar estrada!). Já na alimentação é completamente possível guardar uns trocados fazendo escolhas inteligentes.

Depois de mais de um ano de viagem, aprendemos que alguns gastos são inevitáveis, como taxas governamentais em fronteiras, certos pedágios, balsas e as travessias marítimas. Imprevistos também podem levar a desequilibrar o orçamento, mas no dia-a-dia são dois os motivos que podem comprometer a viagem: as refeições feitas “fora de casa” e a falta de planejamento alimentar.

Como vocês sabem, nós somos os embaixadores da experiência gastronômica local e completamente adeptos a experimentar tudo de diferente que se vê por aí! Saímos de casa com um propósito investigativo orientado a conhecer a cultura culinária do mundo e por isso acabamos comendo muito em restaurantes, mercados, botecos…onde tem comida, a gente tá!

Mesmo assim, isso não acontece em cem por cento das nossas refeições!!

Pra não estourar nosso budget de viagem nós planejamos bem nossas compras em supermercados [assunto para um próximo post 😉 ] e cozinhamos sempre que possível no nosso fogão a gasolina da Coleman.

fogão a gasolina coleman
Preparando o café-da-manhã, a beira do mar do Caribe, na Costa Rica
fogão a gasolina coleman
Almoço sendo preparado no nosso fogão a gasolina em uma área de picnic, na Áustria

COMO ESCOLHER O FOGÃO IDEAL

Para a nossa viagem de volta ao mundo escolhemos o fogão a gasolina da Coleman, mas em outras viagens menores já utilizamos outros métodos que garantiram refeições quentinhas e saborosas aos pés de vulcões, margens de lagos, rios e oceanos.

Assim, se o uso for ocasional, um fogareiro elétrico, de uma só chama, será suficiente para garantir o café-da-manhã e o almoço rápidos no seu final de semana de acampamento. Outra solução simples para esses casos é uma espiriteira, que utiliza álcool.

Se a aventura for um pouco mais roots e seu acampamento for em algum lugar sem energia elétrica, um fogareiro a gás pode fazer as vezes de um fogão convencional. Essa é a melhor saída, por exemplo, para quem viaja de bike ou moto. Os fogareiros são compactos e bem eficientes. O importante aqui é lembrar de levar cilindros de gás suficientes para o período que você for utilizar o fogão. Dependendo do lugar de destino pode ser difícil encontrar o refil necessário.

Agora, se você está se preparando para uma viagem mais longa, seja de carro ou motorhome, ou mesmo para uma viagem de volta ao mundo, como foi o nosso caso, a sugestão é que você recorra a um fogão portátil.

Bem, a gente é suspeito pra falar já que amamos cozinhar e ficar sem preparar a nossa comida nem passava pela nossa cabeça antes de sair de casa. Mesmo visitando chefs, restaurantes  e bares ao longo da viagem é na hora de pilotar nosso fogão portátil no carro que a gente mais se diverte.

E tem a questão da economia que já falamos lá em cima: cada real guardado é um quilômetro a mais de viagem. Por isso, para quem está pensando em fazer uma viagem de carro ou uma viagem de férias de motorhome, seja pelo Brasil, pela América do Sul, ou pelo mundo, a escolha de um bom fogão é fundamental.

Pra te ajudar na hora de decidir qual modelo ideal de fogão, pense nas suas necessidades e leve em conta as seguintes questões:

[su_note note_color=”#f4f4f3″ text_color=”#030404″ class=”como escolher”]

  • De que material é feito o fogão?
  • Ele tem para-vento?
  • Ele é portátil ou deve ser instalado sobre uma superfície?
  • Como é o suporte para a panela?
  • E o mais importante: com qual combustível ele funciona?[/su_note]

Na fase de planejamento da nossa volta ao mundo foram essa as principais questões que nos atentamos na hora de escolher o fogão. Ele teria que ser resistente, compacto, portátil, com capacidade para sustentar com segurança nossas panelas de fundo triplo e uma wok que queríamos levar e, principalmente, ser prático na hora de usar.

Nas nossas viagens de carro anteriores, pelo Uruguai, Argentina, Chile, Bolívia e Peru, mesmo com duração de dez, vinte e até trinta dias, usávamos sempre fogareiros simples, a gás, e ele dava conta do recado. Como não tínhamos um carro adaptado e revezávamos entre acampar e ficar em pousadas/ hotéis, não sentíamos a necessidade de ter um fogão. Muitas vezes cozinhamos até mesmo em fogueiras, fazendo uma simples roda de pedras e catando lenha no mato.

Mas, numa viagem de longa duração, onde o carro serve de casa e economizar é fundamental para seguir em frente, um bom fogão entrou  no topo da nossa check list de volta ao mundo.

fogão a gasolina coleman
Esquentando água em um fogareiro a gás com vista para os gêiseres do Deserto do Atacama, em 2007, no Chile

A ESCOLHA DO NOSSO FOGÃO A GASOLINA COLEMAN

Foi olhando para as nossas necessidades e para as inúmeras opções existentes no mercado que acabamos escolhendo o Fogão a Gasolina Coleman Dual Fuel, modelo 424.

Eis os motivos:

1- O fogão funciona a gasolina. Esse é, sem sombra de dúvida, o principal motivo por termos escolhido o Dual Fuel da Coleman. Os fogões a gás são bons, mas têm um grande inconveniente: encontrar o cilindro certo. No Brasil, por exemplo, o gás geralmente usado é o butano enquanto que nos Estados Unidos e Europa, é o propano. A depender do gás, o cilindro terá uma saída diferente e ficará difícil (senão impossível) usar um cilindro de propano em um fogão projetado para receber butano. Sacou? E achar o cilindro certo em um país que usa apenas o outro tipo de gás poderá ser uma tarefa difícil, além de tomar tempo e dinheiro. Até existem adaptadores no mercado que podem facilitar o uso do gás trocado, mas quando pesquisamos não era tão fácil assim consegui-los e ficamos na dúvida se eles funcionariam direito e de forma segura. 

Já nesse modelo do fogão da Coleman que escolhemos, a grande vantagem é a praticidade. Gasolina tem em qualquer lugar do mundo e, regra geral, é fácil de achar e é acessível. Ainda que em alguns lugares a gasolina não seja de boa qualidade, ela vai ser suficiente para fazer o fogão funcionar.

fogão a gasolina coleman
Reservatório de gasolina é acoplado à válvula que esguiça o combustível

2- O fogão Dual Fuel da Coleman tem duas bocas. O fato de ter duas chamas facilita na hora de cozinhar, acelerando o preparo da refeição. As duas bocas tem chamas reguláveis de forma autônoma, o que é excelente para a preparação de alimentos de consistências diferentes. O único detalhe aqui – que não chega a ser um problema – é que a chama da esquerda só funciona se a da direita, onde está a válvula, estiver acesa.

fogão coleman
É possível usar duas panelas de até 25 cm de diâmetro ao mesmo tempo

3- O fogão é prático de montar e simples de operar. Depois de horas dirigindo, muitas vezes em estradas ruins, com muitos caminhões, tudo o que você quer é achar um cantinho para estacionar e relaxar. Nesse dia, catar lenha para fazer uma fogueira ou montar um fogão complicado de mexer vira pesadelo. O modelo da Coleman é formado basicamente pela peça principal, onde estão as chamas, e o cilindro, onde é colocado o combustível. Na hora de fazê-lo funcionar, é preciso apenas encaixar o cilindro na peça principal, bombear o combustível até formar pressão e acender a chama com um fósforo ou isqueiro. O processo não leva nem dois minutos.

fogão a gasolina coleman
O encaixe do recipiente de combustível é muito prático

4- É fácil de limpar. Um pano úmido ou esponja com um pouco de detergente é o suficiente para manter o fogão limpo. A grade cromada é removível para limpeza simples e rápida. Praticidade é tudo quando se está vivendo na estrada!

fogão a gasolina coleman
A grade é removível, facilitando a limpeza do fogão

5- O fogão da Coleman tem quebra-vento nas laterais que ajudam muito quando cozinhamos outside. As abas presentes em ambos os lados do fogão protegem bem o fogo do vento. Já cozinhamos a beira mar muitas vezes e o vento não foi um problema. Em lugares sem vento, é possível deixar as abas fechadas e posicionar uma panela maior. Nós levamos uma wok e a usamos muito!

fogão a gasolina coleman
O quebra vento pode ficar totalmente aberto ou fechado conforme o tamanho da panela
fogão a gasolina coleman
O quebra vento no detalhe

6- Tamanho Compacto. Como você pode imaginar, o espaço dentro de um carro adaptado é reduzido. Ter um fogão que não ocupasse muito espaço era essencial. O fogão da Coleman tem aproximadamente as seguintes dimensões: 44 X 30 X 15 cm e pesa 5 quilos.

fogão a gasolina Coleman
Fechado, o fogão fica bem compacto e a alça na parte lateral auxilia na hora de transportá-lo

7- O fogão é portátil. O fogão não precisa ser instalado em nenhum lugar específico. Basta que esteja em uma superfície plana para ser operado. Assim podemos usá-lo tanto dentro como fora do carro.

fogão a gasolina Coleman
Nosso parceiro de volta ao mundo dentro da casinha

8- O fogão é seguro. Apesar de ser movido a gasolina e ser recomendado muita atenção na hora de manuseá-lo, não encontramos nenhum relato de acidente com o fogão. É bom que você saiba que não é recomendado acender as chamas em ambientes totalmente fechados, justamente pelo gás tóxico que o combustível libera.  Nós preferimos sempre usá-lo fora do carro, por segurança e também para evitar que fique cheiro de comida dentro da nossa casinha. Entretanto, quando está chovendo, nevando ou fazendo muito frio usamos ele dentro do carro mesmo, sempre tomando muito cuidado e sempre (sempre!) deixando alguma entrada de ar para o gás sair.

fogão a gasolina Coleman
Trava do Fogão Coleman

9- O fogão pode receber o forno adaptável da Coleman e ficar ainda mais versátil. Essa é a dica pra quem gosta de cozinhar, fazer pães, bolos e pizzas. O forno da Coleman é usado sobre as bocas fogão, mas o acessório é vendido separadamente. O bom é que ele é super leve, compacto (o forno é todo dobrável) e não ocupa muito espaço. Há um termômetro para que você possa controlar a temperatura ideal. Já fizemos focaccia, pizza, bolo, pão e o Coleman Camp Oven sempre deu conta do recado! 

forno coleman para fogão a gasolina
Assando focaccia no Forno Camp Oven da Coleman, em Zorritos, no Peru

ONDE ENCONTRAR O FOGÃO COLEMAN A GASOLINA PARA COMPRAR?

A desvantagem do fogão, para nós brasileiros, é que ele não está a venda fisicamente no Brasil (ao menos não estava até o momento em que escrevemos esse post). Sabemos, é frustrante, mas calma, como já dissemos antes, tudo tem jeito nessa vida.

Depois de muito procurarmos pelo Brasil, aceitamos o fato de que teríamos mesmo que comprar nos Estados Unidos. Poderíamos levar outro fogareiro qualquer até chegar na América e só lá comprar o fogão. Era uma possibilidade, mas acabamos desistindo ao pensar na trabalheira que daria para correr atrás do gás, de achar um que encaixasse… Levar um estoque de botijões também estava fora de cogitação por conta do nosso espaço reduzido. E como a previsão era cozinhar bastante nessa trip, esse acabaria sendo um problema recorrente.

[su_note note_color=”#f4f4f3″ text_color=”#030404″ class=”como escolher”]

A boa notícia é que nos dias de hoje a internet está aí pra dar uma mãozinha e a Amazon entrega no Brasil (viva)!

Você pode encontrar o FOGÃO A GASOLINA através desse link: https://amzn.to/2PJ8Jsf

Já o FORNO você encontra através desse link aqui: https://amzn.to/2QjTTtw [/su_note]

Lemos alguns relatos de pessoas que tiveram problemas com a importação do fogão, que ele foi devolvido à loja, mas em todos os casos o dinheiro foi reembolsado.

Considerando que não há muita opção, vale a pena o risco.  Se você tiver um amigo com viagem marcada para os states, melhor. Faça a compra no site ( https://amzn.to/2PJ8Jsf), mande entregar no hotel em que ele ficará hospedado e peça para ele trazer pra você. Dá pra colocar na mala, numa boa!

No nosso caso não tínhamos essa opção quando compramos o fogão aqui do Brasil, mas para tentar evitar os problemas que outras pessoas tiveram na remessa do fogão, conseguimos que uma pessoa nos Estados Unidos despachasse o fogão pelos Correios para a nossa casa. Aqui do Brasil, nós compramos o fogão pela Amazon ( https://amzn.to/2PJ8Jsf) e pedimos para ser entregue na casa de uma amiga lá mesmo nos Estados Unidos. Ela refez a embalagem e mandou pra gente. O pacote passou pela inspeção da Receita Federal, nós pagamos o imposto de importação nos Correios, e retiramos o produto sem problema.

Se você tiver sorte, pode receber o pacote na porta da sua casa, porém é bom estar ciente que poderão incidir tarifas alfandegárias que devem ser pagas na hora de retirar nos Correios (nesse link do site dos Correios você encontra maiores informações: https://www.correios.com.br/a-a-z/pdf/importacoes-de-ate-us-500-00/perguntas-frequentes)

[su_box title=” DICA NA HORA DE COMPRAR O FOGÃO COLEMAN A GASOLINA” box_color=”#e5e6e4″ title_color=”#090a09″]

Fique atento ao modelo do fogão! A Coleman tem uma variedade grande de fogões, muitos a gás. Outros, mesmo sendo à gasolina, são um pouco maiores e acabam tomando mais espaço. Um conhecido nosso acabou comprando o modelo errado e quando recebeu em casa percebeu que as dimensões eram bem maiores do que ele tinha visto.

O modelo que usamos, mais compacto, é o Dual Fuel 424. Pra não errar na hora da compra, deixamos o link do modelo exato pra você ser direcionado à página certa da Amazon: https://amzn.to/2PJ8Jsf[/su_box]

fogão a gasolina coleman
Fique atento na hora de escolher o modelo do seu fogão

MANUTENÇÃO: CUIDADOS PARA AUMENTAR A VIDA ÚTIL
DO SEU FOGÃO COLEMAN

Depois de mais de um ano utilizando diariamente o fogão, constatamos um pequeno e incômodo inconveniente: se você utilizar gasolina de qualidade inferior, ele demandará manutenção constante. E, infelizmente, a menos que você esteja viajando apenas em países de primeiro mundo, uma hora ou outra você acabará ficando refém de gasolina ruim.

Nesses casos, resíduos de gasolina podem entupir o caninho por onde sai o combustível, fazendo com que o fogão não funcione em perfeitas condições. Mas como pra tudo nessa vida tem um jeito, descobrimos que com cuidado e paciência é possível limpar a ponta que pulveriza a gasolina deixando seu fogão novinho em folha.

É bem verdade que além da gasolina, o fogão também funciona com a queima de um líquido produzido pela própria empresa que certamente não acarreta os problemas de entupimento que mencionamos. O problema do Coleman Liquid Fuel é que ele não é fácil de encontrar e um 1 litro pode chegar a custar mais de 40 reais!

Como uma segunda opção recomendamos ter um “gaseificador” de combustível sobressalente para o caso da peça deixar de funcionar de vez. É uma peça leve e pequena que pode ser facilmente reposta quando a limpeza já não for suficiente para a correta utilização do fogão Dual Fuel.  Essa peça de reposição pode ser encontrada aqui: https://amzn.to/2E54X6k

fogão a gasolina
Um funil com uma espécie de filtro acompanha o fogão, o que já ajuda bastante a separar as impurezas da gasolina

DICAS FINAIS PARA A UTILIZAÇÃO DO FOGÃO A GASOLINA COLEMAN

1- Coloque panos entre as grades do fogão para que ele fique bem firme: dentro do carro, tudo deve ter seu lugarzinho e deve ficar bem encaixado para que não tenha risco de acidentes e também para que o dentro do carro não vire uma batucada só. Os panos dentro do fogão evitam que o metal fique batendo, desgastando e fazendo barulho que pode ser bem irritante;

2- Se você for cozinhar dentro do carro, dê atenção ao local onde o fogão será usado. Nós forramos a madeira com uma placa fina de metal para dar uma camada de proteção e não danificar o armário. Lembre-se também de só manusear o fogão dentro do carro se tiver boa ventilação;

3- Há lugares no mundo em que é proibido fazer fogueiras ou mesmo utilizar fogões portáteis a menos que se tenha uma permissão especial. Nos parques e florestas da Califórnia, por exemplo, essa autorização é chamada de Campfire Permit e pode ser feita pela internet mesmo, depois de você ler sobre alguns cuidados com o fogo e responder algumas perguntas sobre o assunto.

4- Para não ficar na mão em algum ponto longe de um posto de combustíveis, tenha sempre garrafinhas extras com gasolina. Nós usamos duas pequenas garrafas plásticas usadas para transportar óleo, são resistentes e fecham bem. Mas é bom saber que no Brasil a venda de combustíveis em recipientes como garrafas pet e embalagens improvisadas foi proibida há alguns anos. Na teoria, combustíveis só podem ser vendidos fora do tanque do carro se estiver em recipiente certificado pelo Inmetro. É uma exigência que tem sua razão de existir e por isso aconselhamos procurar algum recipiente que atenda à regra. Nós descobrimos essa exigência apenas quando passávamos pelo Norte do país, em um posto que se recusou a encher nossas garrafinhas. Foi um caso isolado, mas fica aí o alerta;

5- Mantenha sempre os recipientes com gasolina extra do lado de fora do carro, em algum lugar bem seguro para evitar acidentes.

fogão a gasolina
Na hora de guardar o fogão, usamos uma toalha de rosto para envolver o cilindro e o encaixamos dentro do fogão
fogão a gasolina Coleman
Sobre a grade colocamos um pano de prato. Assim o fogão fica protegido e evita ficar batendo e fazendo barulho na estrada
fogão a gasolina Coleman
Tá aí nosso parceiro de volta ao mundo pronto pra pegar estrada

Se você quiser saber mais sobre o funcionamento do Fogão a Gasolina, nosso parceiro inseparável da volta ao mundo, assista ao vídeo que fizemos para o nosso Canal do YouTube!

Se tiver alguma dúvida sobre o funcionamento do fogão, deixe nos comentários que ficaremos felizes em te ajudaremos no que for possível!

[su_box title=”ONDE COMPRAR FOGÃO E FORNO A GASOLINA” box_color=”#e5e6e4″ title_color=”#090a09″]
Fogão a Gasolina Dual Fuel Coleman: https://amzn.to/2PJ8Jsf
Forno Camp Oven Coleman: https://amzn.to/2QjTTtw
Peça de reposição: https://amzn.to/2E54X6k [/su_box]

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *