Como foi a travessia de carro pelas fronteiras da Croácia e da Bósnia e Herzegovina

Dicas e informações para quem viaja de carro

Nossa chegada às terras bálcãs foi super tranquila. Nenhuma exigência maior foi feita para a passagem do veículo, com exceção do seguro obrigatório na entrada da Croácia. Apesar de fazer parte da União Europeia, a Croácia não assinou o Tratado de Schengen, portanto a entrada no país é controlada na passagem pela fronteira.

A sensação de segurança era constante, mesmo quando vimos um grupo de imigrantes sendo interrogados por policiais na beira da estrada. Policiais, aliás, estão sempre circulando pelas estradas da Croácia, seja nas estradas, seja nas cidades.

Entramos de carro na Croácia pela fronteira de Rasjak e na Bósnia por Izačić: em 04.2019, numa quarta-feira.

Essas não são as principais fronteiras dos países, mas foi a rota que utilizamos para fugir dos pedágios. As autoestradas são sempre a nossa última opção. Preferimos estradas mais tranquilas, gratuitas e com a paisagem que vai se modificando de cidade em cidade. Atravessamos as duas fronteiras no mesmo dia, uma pela manhã e a outra depois do almoço, por volta das 14 horas.

Tempo total gasto na fronteira: Os trâmites em ambas as fronteiras foram muito rápidos.  Na passagem da Eslovênia para a Croácia havia apenas um carro em nossa frente e atravessando para a Bósnia havia seis carros que foram liberados bem rapidamente. A fila no sentido contrário, da Bósnia para entrada na União Europeia, já era bem maior, mas também andava rapidamente.

fronteira carro Croácia Bósnia
A fronteira entre Croácia e Bósnia

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA 
Para os dois países apresentamos a mesma documentação

Para os viajantes: passaporte
Para o carro: documento de propriedade

SEGURO DO CARRO: Para rodar na Europa é necessário contratar o seguro carta verde, que nos foi solicitado na entrada da Croácia. Nosso seguro não cobre a Bósnia e, por isso, quando cruzamos a fronteira, perguntamos se precisávamos fazer um novo seguro e onde podíamos contratá-lo. A reposta do agente da aduana – que não cremos falasse inglês – foi um simples “pode passar”, fazendo sinal negativo com a cabeça que nós interpretamos como sendo desnecessário o seguro naquele país (apesar de já termos lido ao contrário nos caso de pessoas que alugam carros na Croácia e pretendem ir até a Bósnia ). Talvez pelo fato de o carro ser brasileiro ou talvez pelo ano de fabricação da nossa Toyota não tivemos a necessidade de contratar um seguro na Bósnia. A verdade é que ficamos sem saber exatamente!

CUSTOS DE ENTRADA: Em nenhum dos dois países foi necessário pagar qualquer taxa para cruzar a fronteira.

PROCEDIMENTO 
Na passagem da Eslovênia para a Croácia – saindo da área Schengen, portanto -, a agente da fronteira veio até o nosso carro e solicitou os nossos documentos, o documento do carro e o comprovante do seguro carta verde. Como apresentamos o passaporte europeu, não recebemos nenhum carimbo na entrada.

Já na passagem da Croácia para a Bósnia a fronteira era maior e mais estruturada. Os documentos são verificados em dois guichês, sem a necessidade de sair do carro.  Na entrada para a Bósnia nosso passaporte foi carimbado.

O documento de importação temporária do carro que recebemos na entrada da União Europeia não foi solicitado em nenhuma das duas fronteiras.

TEMPO DE ESTADIA CONCEDIDO: como apresentamos o passaporte europeu, nenhuma limitação nos foi apresentada nas fronteiras. Segundo informações do site do Itamaraty, brasileiros só podem estar na Croácia ou na Bósnia como turista por 90 dias.

Verifique sempre as exigências de cada país em sites oficiais antes de viajar. Essa informação poderá estar desatualizada na data da sua partida.

DIRIGINDO PELA CROÁCIA: Não podemos falar muito sobre a Bósnia, já que a nossa passagem pelo país não durou nem um dia inteiro. Entretanto, não pareceu nada assustador. Já pela Croácia, podemos dizer que as estradas são boas. Em geral, são de pista única, mas não há tráfego de caminhões. Atenção maior deve ser tomada no litoral, onde as estradas contornam as montanhas e os motoristas não estão muito preocupados com o limite de velocidade indicado nas placas.

Dica: na Eslovênia o diesel é mais barato que na Itália e também do que na Croácia, portanto, abasteça antes de cruzar a fronteira.

fronteira carro Croácia Bósnia
Estradas de pista única com alguns pontos de acostamento na região litorânea da Croácia
fronteira carro Croácia Bósnia
Route 66 na Croácia

SAÍDA
A saída dos países foi tranquila assim como a entrada. Não recebemos nenhum carimbo de saída da Bósnia no passaporte que apenas foi scanneado. Nenhum documento do carro foi solicitado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *