O final de semana em Valle de Guadalupe foi agitado! Não pra gente, que seguiu trabalhando e coletando informações sobre os vinhos mexicanos e também sobre o nosso próximo destino etílico: Napa Valley (em breve!!).
A agitação ficou concentrada nas vinícolas e seus restaurantes que receberam muito turistas no final de semana e por isso demos um tempinho nas degustações.
Mas no RV Camping também teve agito! Já na sexta à noite uma família bem grande chegou para levar o silêncio embora. Alguns trouxeram suas barracas, outros alugaram os motorhomes que ficam estacionados no RV Parking para essa finalidade. Idosos, adultos, jovens,crianças e até bebês se juntaram para passar um final de semana com muita comida e muita música.
A ideia nos pareceu bem original e super divertida. Quem queria conforto podia pagar por um motorhome equipado. Quem queria economizar, dormiu na barraca. Assim todas as gerações ficaram bem acomodadas e, como só estávamos nós dois além da família no camping, eles tomaram conta do lugar e se divertiram à beça.
Eles não se intimidaram com a presença dos gringos aqui, ou franceses ou alemães ou italianos…como costumam nos confundir. Sim, fizeram bagunça, barulho e sujeira, mas essa é a ideia, não é mesmo? Se estivessem todos super comportados e quietos, onde estaria a diversão?
Tolerância e empatia também são valores que vamos aprimorando ao longo da viagem…mesmo não sendo fácil em algumas situações.
Quando o domingo acabou e todos tinham ido embora, o camping voltou a ser só nosso. Com a privacidade de volta, Vinicius aproveitou a manhã da segunda-feira para lavar o carro; eu, para faxinar a casa e lavar as roupas…como uma segunda-feira qualquer em qualquer lugar do mundo.
Ja à tarde, Vinicius tinha um compromisso especial: participar de uma prova de harmonização na Hacienda Guadalupe. Gabriela convidou Vinicius a sentar-se à mesa com outros convidados para discutirem os pratos elaborados por ela em harmonização com vinhos da Vinícola La Trinidad. A tarefa era selecionar um prato e um vinho para participar de um concurso anual que irá acontecer agora no mês de Agosto. Quarenta vinícolas e restaurantes do Valle de Guadalupe disputarão o título de melhor harmonização no Cofradia 2018.
Os pratos e os vinhos provados no teste de harmonização desta segunda-feira são segredo absoluto. Ninguém pode saber antes do grande do dia. O mistério faz parte do jogo e nesse caso é essencial já que no ano anterior Gabriela levou o primeiro lugar com o brownie de mole que provamos na sexta-feira que se passou. E o prato que será apresentado pelo atual campeão sempre gera expectativa, não é verdade?
O legal desses concursos é que estimulam a criatividade dos chefs, incentivam a pensar nos ingredientes, na preparação, tiram o profissional da zona de conforto, instigam a melhorar e a buscar por sabores surpreendentes. Ao final, quem ganha é o cliente! Os pratos inevitavelmente vão parar no cardápio dos campeões e ficam à disposição não mais dos jurados, mas de qualquer apreciador da boa comida.
Em breve saberemos quem foi o vencedor. E a nossa torcida é para que vença o melhor, sempre!