A cada dia escrevemos uma nova página da nossa história e levamos o nome da nossa cidade, do nosso país e do nosso projeto mais longe!
Nessa semana, a nossa aventura gastronômica foi orgulhosamente compartilhada nesse lindo idioma que é o francês pela France 3, a emissora de televisão pública francesa.
Para ler a matéria completa, clique aqui.
Como a matéria está em francês, disponibilizamos a tradução para o português abaixo:
Estrasburgo: “O Chucrute é fantástico”, um casal brasileiro descobre a culinária da Alsácia
Na França durante quatro meses, um casal brasileiro fez uma escala na Alsácia para descobrir as especialidades culinárias. Entre vinho, chucrute e pretzels, Vinicius e Daniela correm o risco de sair com alguns quilos a mais …
Por Léna Romanowicz | Publicado na France3 Alsace em 21.01.2020
Com o sotaque melodioso de Vinicius, as especialidades da Alsácia assumem imediatamente um sabor exótico. Direto do Brasil, Vinicius e Daniela chegaram à Alsácia há quase uma semana a bordo do Toyota 4×4 transformado em motorhome. O casal embarcou em uma grande aventura gastronômica: descobrir a cozinha tradicional de todo o mundo.
Do Brasil para a Alsácia
Passando por Estrasburgo, os dois viajantes puderam apreciar várias especialidades da Alsácia em instituições gastronômicas “na Maison Kammerzell, comemos chucrute com três peixes, é fantástico”, diz Vinicius. Originalmente de Blumenau, cidade brasileira de costumes germânicos, o casal não ficou completamente desorientado: “Nós também comemos muito, mas é muito diferente daqui”, continua.
Além do chucrute, Daniela e Vinicius, de 37 e 39 anos, respectivamente, passaram pela Maison du Kougelhopf antes de saborear todos os tipos de outros doces. No lado salgado, carnes frias e queijo também estavam no cardápio, “foi a primeira vez que comemos munster”, alegra o casal. Sem esquecer os vinhos da Alsácia: Pinot, Riesling e Gewurztraminer, que deliciaram seu paladar.
Na origem desta aventura, uma paixão comum, a de bons produtos e a culinária. Por quinze anos, o casal era dono de dois restaurantes no sul do Brasil, no estado de Santa Catarina. Os dois brasileiros fazem questão de “entrar em contato com os restauradores” antes da visita ou conversar com eles após uma refeição. A proximidade “com os produtores e agricultores que formam a base da gastronomia” também é importante.
“Provando o mundo”
Essa etapa da Alsácia faz parte de uma jornada gastronômica em larga escala. Daniela e Vinicius são membros da Slow Food Brasil, uma associação que faz campanhas pela preservação das tradições alimentares locais, por iniciativa do projeto Provando o Mundo, em português. Com essa aventura, o casal quer “conhecer a cultura culinária dos mais diversos países do mundo e compartilhar nossas descobertas”. Daniela e Vinicius estão agora em seu 23º país e já conheceram “mais de 100 chefs, quase 100 produtores dos mais variados produtos alimentícios: queijo, linguiça, vinho, farinha … mas também muitos cozinheiros amadores. “
Daniela e Vinicius em breve voltarão a Estrasburgo para provar os pratos Meiselocker Winstub. Enquanto isso, eles continuam sua jornada em direção ao Alto Reno, entre Riquewihr e Colmar, ainda a bordo do seu Toyota 4×4.
Para acompanhar a jornada do casal nas redes sociais: Facebook, blog, Youtube ou Instagram.