Dia 214 – 3 de abril – Terça -Feira: O paraíso existe e ele fica em Punta Uva

Vamos abrir o jogo: nós não somos fãs de praia. Até gostamos de sentar numa cadeirinha, ver o mar, sentir o vento, dar um tchibum na água, mas nada demais. Depois de algumas horas desse sossego todo já ficamos agoniados. Somos mais da Serra, do friozinho, do clima tranquilo do que da badalação da praia.

Foi na Costa Rica, entretanto, que mudamos de ideia (ainda que temporariamente)! Punta Uva foi um grande parênteses em nossas vidas em termos de praia. Uma mistura de mar de águas quentes e cristalinas, pequena extensão de areia, densa vegetação próxima à praia, ausência de vendedores ambulantes e poucos turistas estrangeiros para dividirmos o espaço acabou nos encantando. Ta aí, eleita a praia que mais gostamos até agora na viagem: Punta Uva, na costa sul do mar caribenho da Costa Rica!

 

Nossa casinha com vista para o mar do Caribe
Punta Uva, um pedacinho do céu na terra

E se a coisa já estava boa demais, acabou ficando perfeita. Tudo por culpa de Michael Grenald que nos ensinou a preparar Lagosta à Caribenha acompanhada de Rice and Beans e Patacones.

Michael começou a cozinhar aos 17 anos e hoje, aos 34, comanda a cozinha da sua própria “Sonda”, herdada de sua mãe. Sonda é um restaurante barato e simples, na definição dos próprios Costarriquenhos. É o que no Panamá chamam de Fonda e no Peru, de Picanteria. Em resumo é onde se encontra comida típica, boa, em um lugar informal.

Michael Grenald fazendo a festa na cozinha da Sonda Mima

A simplicidade do ambiente, entretanto, não espelha a riqueza dos sabores oferecidos por Michael. Afinal, estamos falando de lagosta! E pela primeira vez vimos ela ser preparada em sua própria casca. Michael partiu a lagosta ao meio e a colocou sobre uma quantidade generosa de manteiga já quente na frigideira. De tempos em tempos ele acrescentava um pouquinho de água na manteiga para que ela não queimasse.

Lagosta cozinhando na casa

Enquanto a lagosta cozinhava, preparou o tão consumido refogado de tomate e cebola para acompanhar. Essa “salsa caribenha” é muito fácil de fazer e dá um toque bem saboroso aos pescados. É só aquecer manteiga e colocar um tomate maduro picado para dar sabor. Depois de uns minutinhos, coloca-se pimentão vermelho e cebola em rodelas. Um raminho de tomilho e um pouquinho de sal fazem o tempero. Em dez minutos, a salsa está pronta!

Muuuita manteiga pra fazer a salsa caribenha. Tem como ficar ruim?
Olha ali a lagosta escondida na salsa caribenha! rs E arroz com feijão e patacones, é claro!

Já viu né? Se você quer ter aquelas férias maravilhosas, com paisagens deslumbrantes e comida boa, o caribe costarriquenho é uma ótima pedida. Mas uma dica. Venha despido de preconceitos, esqueça a pressa e tenha em mente que você estará em um lugar zen.

Vinicius se deliciando com a lagosta preparada por Micheal!

Por aqui a filosofia “Pura Vida” dos Ticos se mescla com o espírito descolado dos europeus fazendo com que o tempo passe mais devagar. Tente se encaixar nesse clima e seja feliz!

Não deixe de conferir a receita dessa lagosta! É só dar o play!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *