Dia 282 – 10 de junho – Domingo | Teposcolula: o charme dos povoados mágicos mexicanos

Acordamos com o barulho dos cachorros. Era seis e meia da manhã. Já passava das sete e meia quando nos demos conta de que o burrico e a carroça não estavam ali. Rogelio já havia saído. Tinha que buscar comida no campo para os touros.

Enquanto isso, guardamos nossas coisas, fechamos nossa casinha, ajudamos Angelina com os afazeres domésticos. Estávamos de saída. Infelizmente. Foram apenas 3 dias nesse cantinho do mundo, 3 dias bem marcantes em nossa trajetória de volta ao mundo.
Já eram 10 horas quando saímos, logo depois de tomarmos, pela última vez, um chocolate quente oaxaquenho na companhia dessa linda família. As tlayudas estavam lá também, assim como o mole de galo: emendaram o café da manhã com o almoço outra vez.

Rogélio e o velho companheiro de lida, o burrico
O tamanho das tortilhas em Oaxaca!
A querida Angelita com o café posto
Obrigada Universo por colocar pessoas tão especiais em nosso caminho!

A gente ficou só no chocolate e foi uma boa ideia já que a caminho da estrada passamos por um pequeno povoado onde acontecia um tiangue gastronômico, uma feirinha com longas mesas compartilháveis e uma dúzia de cozinheiros preparando os mais variados pratos típicos.

Ali paramos e dentre tantas opções, provamos chile relleno, pimenta de água tostada no fogo e recheada com frango bem desfiadinho e cozido com maçãs, amêndoas, passas, banana, alcaparras e azeitonas. Diferente né? Tudo isso deu um toque doce à carne que contrastou com o picor do chile. Uma verdadeira comida mexicana feita num povoado na região de Oaxaca. Era o paraíso!

Vinicius ainda pediu um taco de cecina, carne de porco marinada e chile guajiro e água de mel, bebida fermentada docinha e suave feita do maguey. Por fim ainda levamos dois doces para comer na viagem. E tudo isso custou só U$4, uns 15 reais.

A feirinha com quitutes ricos da região da mixteca
Salivando só de lembrar desse chile recheado com carne de porco e frutas

Por volta das duas da tarde chegávamos ao nosso destino: San Pedro y San Pablo Teposcolula, um dos povoados mágicos mexicanos, localizado na região de Mixteca, Oaxaca.

Ali nos hospedamos num hotel cheio de história e tradições – o Hotel Casa Franco – instalado em uma linda casa construída por Justo Franco,Tenente Coronel do Exército, no século XIX.

Teto alto, paredes grossas de pedras, varandas e corredores espaçosos e um pátio bem grande, bem ao estilo tradicional mexicano. Uma casa linda, declarada em 1986 monumento histórico nacional. A reforma para abrigar o hotel – que durou três anos – tratou de conservar os traços originais da casa.

O Hotel Boutique possui apenas 11 habitações e todas levam o nome de uma pessoa da família Franco. Nós ficamos no quarto Concepción, uma habitação pequena, mas bem confortável. Climatizador, TV a cabo, secador de cabelo, ferro de passar roupas(!), amenidades de banho. Era mais do que precisávamos! Depois de três dias vivendo no campo e tomando banho de caneca, uma ducha forte e bem quentinha foi reconfortante.

Assim como em todo México, fomos muito bem recebidos pela equipe do Hotel Casa Franco que ainda conta com um Bar e um Restaurante abertos ao público.

Pra quem chega ao povoado de Teposcolula, é muito fácil localizar o hotel já que tudo fica pertinho. Estávamos do ladinho da Igreja, do Mercado Municipal e da praça central.

Arcos: marco na arquitetura mexicana no centro de Teposcolula
A fachada da casa reformada para abrigar o Hotel
Praça central do povoado de Teposcolula
Entrada imponente da casa que abriga o Hotel Casa Franco
Concepcíon, uma das integrantes das família Franco, deu nome à nossa habitação
O pátio central com uma fonte ao meio: a cara do México

Pra gente que adora lugares pitorescos, cheios de história e tradições, poder conhecer um dos povoados mágicos do México era como estar na Disneylândia. Ao passo que a modernidade avança com velocidade nas cidades, encontrar um lugarzinho calmo e desfrutar da sua hospitalidade e tranquilidade foi perfeito para recarregarmos as energias para os próximos dias de aventura.

Obrigado Hotel Casa Franco pela experiência!