Antes de sairmos de casa, tínhamos muitas dúvidas sobre o que levar em uma viagem de volta ao mundo. Por isso resolvemos republicar esse post com os 6 objetos que usamos muito na nossa viagem e que pode ajudar quem está se planejando para encarar uma aventura como a nossa. Essas 6 coisas não são tão óbvias e por isso resolvemos compartilhar com vocês! Vamos nos ater a objetos de uso geral e que quebram um galho em algumas situações mais comuns na estrada.
Antes de ler nossas dicas, tenha em mente que: a) estamos fazendo uma viagem de volta ao mundo de carro e certas coisas podem não fazer sentido se você faz uma volta ao mundo de mochilão; b) nosso carro é pequeno, com dimensões bem menores que um motor home convencional, isto é, não temos tanto espaço quando um trailer ou um motorcasa com quarto, sala, cozinha e um monte de armários para poder guardar, pendurar e organizar as coisas direitinho.
Aqui vai nossa listinha de objetos que nos ajudam no dia-a-dia:
1- CABIDE: não, não é para colocar a camisa depois de passada (não passamos roupas há seis meses e isso é um dado relevante a ser comemorado! rs). Os cabides ajudam muito na hora de estender as toalhas dentro e fora do carro. Levamos apenas dois conosco, um para mim e outro para o Vinicius. O modelo é o mais fininho que encontrei em casa, é leve e não ocupa tanto espaço.

2- MOCHILA IMPERMEÁVEL COMPACTA: essa eu ganhei de presente dias antes de pegar estrada e nos ajuda muito! Aberta cabe uma garrafinha de água, documentos e um snack. Fechada ela fica bem pequenininha e cabe em qualquer canto.

Não a usamos todos os dias, mas ela sempre está a postos quando vamos fazer um passeio ao ar livre (como quando visitamos a Gruta do Lago Azul em Bonito/MS), trilhas (na Chapada dos Veadeiros e na Chapada Diamantina, por exemplo), uma caminhada mais longa…Até na praia já a usamos.

3- BALDE: Ele já serviu para várias coisas, como para lavar o carro ou carregar alguma coisa, mas a utilidade maior mesmo é para lavar roupas em locais em que não há máquina de lavar. Não gosto de deixar as roupas sujas se acumularem. Se encontro um espaço para estender já vou lavando e o balde ajuda muito!
4- CAPA DE CHUVA: não dá pra dizer que usamos direto, já que não temos visto muita chuva na nossa viagem! Mas quando precisamos usar, a capa cumpriu bem o seu papel e nos manteve secos e quentinhos.
Lembro do dia em que o mundo desabou do céu em Rio Branco bem na hora em que iriamos gravar no Jannu´s Bistrô. Se não fosse por ela teríamos chegado encharcados ao restaurante. Já imaginou? (leia como foi a correria deliciosa desse dia clicando aqui).
Outro dia em que a capa quebrou um galhão foi quando pegamos o barco para chegar até a reserva indígena em Cazumbá-Iracema….embaixo de vento frio e chuva fina. Sem a capa teria pego um resfriado e nossa aventura pela floresta amazônica em busca da Castanha-do-Brasil teria ido para o espaço. [Se você não leu sobre os dias em que estivemos na reserva extrativista, faço um convite para que leia clicando aqui . Foi uma das experiências mais incríveis da nossa viagem até agora!);
A capa também nos salvou da neve molhada! Foi quando subimos até o Glaciar Pastoruri, no Peru. Dá um play para assistir nossa aventura pela Cordilheira Branca!
5- PREGADORES DE ROUPA: claro que eles cumprem o seu papel principal, mas pregadores são bons porque tem múltiplas funções né? É bom ter um sempre a mão pra fechar aquele saquinho de comida que está pela metade (nada glamouroso, mas super útil).

6- COPO E SOCADOR PARA FAZER CAIPIRINHAS: talvez não seja essencial pra você, mas pra gente já teve muuuita utilidade. Vamos explicar: os estrangeiros são fascinados por caipirinha e pra gente é um prazer poder levar um pouco da nossa cultura às pessoas com quem cruzamos na estrada. Uma caipirinha sempre rende uma longa conversa, uma nova amizade e boas risadas!
E você, o que não poderia deixar de levar em uma viagem de carro? Tem alguma sugestão? Conte pra gente nos comentários!