Depois de termos escolhido o veículo que nos levaria aos quatros cantos do mundo (confira mais no post sobre a escolha do carro, clicando AQUI), a parte da adaptação do nosso carro para fazer a volta ao mundo foi certamente o que levou mais tempo e estudo para elaborarmos um projeto que suprisse nossas necessidades na estrada.
Abaixo, vamos detalhar um pouco como foi essa etapa do planejamento do interior do carro e como está sendo até agora, depois de alguns meses de volta ao mundo.
ONDE DORMIR?
A primeira grande decisão que tomamos foi em relação à cama. Passamos um terço da vida dormindo e isso não é diferente na viagem. Economizar com hospedagem é fundamental para que o nosso projeto tenha vida longa. (Já falamos sobre onde dormir nesse post AQUI).
Uma barraca de chão ou de teto teriam dado conta do recado? Cremos que sim, a final nos adaptamos às condições que temos à disposição. Contudo, certamente não trariam o mesmo conforto e praticidade da nossa pop up roof tend.
Com uma barraca de chão, encontraríamos limitações para achar um lugar adequado e seguro. Muitas vezes seria necessário pagar um camping para poder pernoitar com tranquilidade. Já dentro do carro, é possível dormir em qualquer lugar em que possamos estacionar e estamos relativamente menos expostos que em uma barraca de chão.
A barraca de teto teria sido nossa segunda opção, mas ponderamos o valor da barraca, o trabalho que daria para abrir e fechar todos os dias, a vulnerabilidade de dormir com uma escada que dá acesso à barraca, a mão-de-obra para secarmos a lona em caso de chuva, a impossibilidade de acessarmos a cama por dentro do carro…enfim, daria conta do recado, mas não era a melhor opção pra gente.
Como estamos falando de um projeto de três anos na estrada, achamos conveniente investirmos em algo que faria diferença no nosso dia-a-dia. E depois de meses podemos dizer que estamos super satisfeitos por termos optado pela cama pop-up.
Em qualquer lugar, em vinte segundos nossa cama está pronta, com a roupa de cama e tudo. A vedação é muito boa e quando estamos rodando não entra água, tampouco poeira nessa parte do carro. O fato de podermos acessar a cama sem sair de dentro do carro é outra forte vantagem. Pode estar chovendo ou pode estar cheio de mosquitos lá fora que conseguimos montar nossa cama sem sair do carro.
O outro ponto positivo que leva vantagem sobre a barraca de teto convencional é podermos ficarmos em pé dentro da nossa casinha. É claro que o espaço é reduzido, mas poder trocar de roupa dentro de casa não tem preço!
O nosso carro é a nossa casa agora. Essa facilidade nos ajuda demais, mas certamente não é essencial para os que querem sair a viajar, assim como não é necessário ter um motorhome mega, super estruturado. Para viajar bastar ter vontade, coragem e se planejar direitinho.
Bem, escolher pela cama no teto do carro fez toda diferença para pensarmos na segunda parte do projeto: o interior.
A COZINHA DO NOSSO CARRO/ CASA
Poder cozinhar durante a viagem, além de ser essencial para economizarmos, nos traz muitos bons momentos, já que é o nosso passatempo favorito. Quando pensamos em cozinha, algumas coisas não podem faltar: fogão, geladeira, pia e acessórios. Com isso em mente passamos a pesquisar as marcas e modelos que achamos mais adequados ao espaço que tínhamos disponível.
FOGÃO
O fogão foi o mais fácil decidir. Ele teria que ser à gasolina. Fácil de encontrar e sem necessidade de buscar pelo gás ideal que se encaixasse no fogão. Assim foi que pesquisando, decidimos pelo fogão da Coleman de duas bocas. A dificuldade maior foi encontrar onde comprá-lo. Depois de muitas buscas vimos que não havia no Brasil. Acabamos comprando na Amazon e importando. Com os custos de envio de imposto de importação o valor ficou meio salgado, mas não nos arrependemos. Usamos o fogão todos os dias e tem sido ótimo. Costumamos usá-lo do lado de fora do carro, mas também já usamos dentro, em casos mais excepcionais, como quando está muito frio ou com muito vento.
Assista ao vídeo onde mostramos um pouco da nossa “cozinha” e do funcionamento do fogão à gasolina Coleman. É só clicar AQUI!
Para encontrar o fogão da Coleman à gasolina na Amazon é só clicar no link a seguir: https://amzn.to/2PJ8Jsf
GELADEIRA
Quanto maior, melhor. Porém, quanto maior mais espaço ocupa e consome mais energia. Assim, optamos pelo modelo da Waeco, 12v/24v/110v/220v, com capacidade para 37 litros. Até agora não sentimos necessidade de uma maior. Um congelador seria fenomenal, mas estamos nos virando muito bem só com a geladeira. Como ela pode chegar à temperatura de quatro graus negativos, quando necessitamos mesmo do congelador, baixamos a temperatura e optamos por deixar tudo congelado…
PIA
A pia é bem pequena, mas quebra um galhão! Algumas vezes lavamos a louça em pias dos lugares onde estamos, mas é mais para economizarmos a água do tanque do nosso carro do que pela facilidade em si. O mais importante na escolha da pia foi optar por um modelo fundo, para caber uma panela um pouquinho maior. Há um vídeo em nosso canal do YouTube que mostra um pouco como lavamos a louça dentro do carro.
Quer ver como lavamos a louça dentro do carro? Tem vídeo no canal! Assista clicando AQUI!
ARMÁRIOS
Os armários foram projetados depois de termos decidido em que parte do carro ficariam o fogão, a geladeira e a pia. Optamos por colocar a geladeira atrás do banco do motorista, – perto da bateria secundária que fica logo abaixo da geladeira – para ser de fácil acesso pela porta lateral traseira e também quando estamos rodando. Muitas vezes queremos comer ou tomar algo quando estamos nos movendo e a facilidade de pegar na geladeira sem ter que parar o carro é uma mão na roda!
A pia ficou mais próxima à parte traseira do carro – onde colocamos a mangueira que serve tanto para lavar louça dentro como fora do carro – e perto do reservatório de água, que foi colocado no lugar do step, entre os pneus traseiros.
O fogão ficou logo ao lado da pia e logo abaixo dele desenhamos uma mesa para que possamos apoiar o fogão quando cozinhamos dentro do carro. A mesinha também serve para comermos nos dias mais frios.
Os espaços restantes foram projetados para abrigar nossos utensílios de cozinha, alimentos, roupas, equipamentos e produtos de higiene pessoal.
Deixamos dois espaços para guardar panelas, pratos, copos, etc. No armário do meio, que tem menor variação de temperatura, guardamos os alimentos. No outro armário, que fica abaixo do fogão e que tem acesso mais difícil, colocamos o que menos utilizamos, como roupa de cama sobressalente, uma pequena “dispensa” com produtos de higiene pessoal, livros, etc.
Na parte da porta traseira do lado do carona, há um armário com acesso tanto pelo lado de fora do carro, como por dentro. Ali colocamos as coisas que precisamos ter mais a mão, como as nossas necessaires.
Do outro lado fizemos armários baú mais baixos, com quatro divisões, duas maiores, onde guardamos nossas roupas, e duas menores, uma para colocar roupa suja ou toalhas e a outra pra encaixarmos garrafas ou caixa de ovos, por exemplo.
BANHEIRO
Sim, nós temos um porta potti na nossa casinha. Compramos um modelo da Nautika que coube certinho no corredor do nosso carro. Passamos os três primeiros meses sem usá-lo, mas depois que o usamos pela primeira vez, vimos que era super prático. É claro que só o usamos em situações emergenciais. O equipamento é muito bom, não deixa cheiro nenhum e quebra um galho quando são três da manhã, faz um frio danado lá fora ou não há banheiro disponível por perto.
No nosso Canal do YouTube tem um vídeo que fizemos antes de sair de casa que mostra um pouquinho a super adaptação que fizemos em nossa Hilux SW4 para nos proporcionar um pouco de conforto durante nossa viagem de volta ao mundo. Para assistir é só dar o play.
Esperamos que essas informações tenha ajudado você que está planejando a sua viagem. Não esqueça de deixar seu comentário ou sua dúvida!