Dia 198 – 18 de março – Domingo: Gastronomia de Bocas del Toro segundo o campeão do Super Chef Panamá

O que comer na sua passagem pela paradisíaca Bocas del Toro

Já falamos por aqui que Bocas del Toro é a região ao norte do Panamá, na costa do Atlântico, de onde se pode desfrutar de paisagens insanas! Você olha, olha de novo e não acredita no que está vendo!

O azul é tão azul, o verde é muito verde e os sabores, ah, os sabores são igualmente intensos!

A riqueza gastronômica de Bocas é muito maior da que pudemos provar em alguns dias na ilha, mas a amostra já foi suficiente para levarmos as delícias da ilha em nossa memória.

Pescados e frutos do mar constituem a base da culinária local, sem deixar de lado ingredientes usados em todo o país, como o feijão, a banana e os tubérculos como inhame e mandioca. O côco e outras frutas tropicais como o maracujá também dão o ar da graça, deixando tudo ainda melhor.

Langostinos
Nada melhor que camarão empanado a beira mar!

O Domingo foi dia de gravação no Pier 19, o restaurante do Hotel Divers Paradise, que está a aberto ao público em geral, de domingo a domingo. Pra quem vem conhecer a ilha, anote aí porque a dica é quente! Vale muito a pena almoçar ou jantar no Pier 19. Rodamos pelo centro da Ilha, vimos o cardápio da grande maioria dos restaurantes e não nos encantamos com nenhum… ou porque eram muuuito caros ou porque eram monótonos. Pizzas, hambúrgueres ou pratos sem diferencial. Enfim!

Fora que no Pier 19, além do cardápio normal, todo dia tem um menu diferenciado de escolha do chef Reynaldo Rodriguez.

Com apenas vinte e dois anos, Reynaldo tem pouca idade, mas muita criatividade e um curriculum diferenciado. Depois de vencer o Super Chef Panamá em 2015, ele teve a oportunidade de estudar gastronomia na capital e fazer estágio em Nova Orleans. A vida deu algumas voltas até ele chegar ao posto de chef da cozinha do Pier 19 e está mandando muito bem!

o que comer em Bocas del Toro
Jovem talento no comando do Pier 19

Ele nos ensinou a receita de Rondón, um caldo de peixe ao molho de leite de côco que é tão bom que não dá pra acreditar que é tão fácil fazer.

O Rondón é um prato da cozinha afrocaribenha e segundo nossas pesquisas está presente em outros países da América Central também, com algumas variações de ingredientes (vamos ver se encontramos Rondón na sequência da nossa viagem!).

Na versão de Reynaldo, o caldo de leite de côco leva tubérculos, banana verde e os seguintes temperos: folhas de louro, orégano, chicória, sal e açúcar.

Rico Rondón temperado com o ingrediente mais usada no Panamá – a chicória

Ele colocou três tipos de tubérculos diferentes na preparação, que a princípio se parecem todos com inhame. Com um olhar mais atento à forma, cor e textura, entretanto, notam-se algumas diferenças. O primeiro é a mandioca, bem conhecida de nós brasileiros. O segundo é o Ñampí, que no Brasil seria conhecido por Taro, inhame-côco ou inhame dos açores (nunca vimos no sul do Brasil). O terceiro, o chef chamou de Otó e, pra sermos sinceros, não encontramos como é identificado no Brasil, mas lembra um cará…

o que comer em Bocas del Toro
Ingredientes base do randóm: chicória, mandioca, banana verde, oto e ñampí.

A verdade é que a variedade de tubérculos parecidos com o inhame existentes nas Américas dá uma tese de doutorado! São inúmeras espécies, subespécies…e em cada país cada um deles ganha mais de um nome diferente. Dá pra ficar bem louco tentando descobrir qual é qual!

O bom é que dá pra fazer a receita de Rondón substituindo pelo que você conseguir encontrar na sua região. Pelo menos no Brasil sempre vai ter um tubérculo dando sopa na feira!

o que comer em Bocas del Toro
Arroz com côco para acompanhar

Quer saber o que mais de tão bom provamos em Bocas del Toro? Dá uma olhada nas fotos!

Tempurá de camarões ao molho de maracujá (U$12)
Gallo Pinto
Peixe empanado com gallo pinto, o arroz e feijão panamenho
Pescado frito
Pescado frito inteiro com patacones e salada de repolho
o que comer em Bocas del Toro
Costelas de porco afrocaribenhas com abacaxi e Gallo Pinto

E, pra finalizar com chave de ouro, sorvete artesanal feito pelo chef com cacau produzido em Bocas del Toro! Cremosos, doce na medida, uma delícia!

o que comer em Bocas del Toro
Sorvete de Cacau de Bocas del Toro

A preparação de rondón já está no ar em nosso Canal do YouTube! Assista e comente!:)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *