Depois de quase duas semanas no Panamá, hospedados em hotéis, em casa de amigos, frequentando padarias, confeitarias e mesmo supermercados, acho que podemos traçar um perfil da primeira refeição do dia no país do Canal mais famoso das Américas.
Minto.
Traçar um só perfil seria impossível ou, no mínimo, seria generalista demais. É que a mistura de nacionalidades que vivem nessas terras acaba abrindo um sem número de possibilidades gastronômicas. Em se tratando do desayuno, vamos dividir em três categorias distintas para tentar englobar tudo o que presenciamos por aqui.
CAFÉ DA MANHÃ TÍPICO PANAMENHO
É o mais consumido pelos Panamenhos, digo, pelos Panamenhos que vivem aqui há pelo menos três gerações e que mantém firmes as raízes culinárias que se formaram dos povos pré-hispânicos, hispânicos e também afro-antilhanos. Via de regra, o desjejum desses é mais pesado, com muita fritura e também muito sabor. Garante energia para o resto do dia!
Destacamos as hojaldras, o pão redondinho e frito que pode vir acompanhado com queijo, salsicha, salsa criolla… ou mesmo ser base para um belo emparedado, com costumam chamar os sanduíches no Panamá.
Patacones (a banana verde frita), carimañolas (o bolinho feito de mandioca frito) e as empanadas de maíz (pastéis de milho moído) são as opções mais simples. Fígado ou bife acebolados ou bife à cavalo já são para os fortes. Torrejitas de bacalao (os bolinhos fritos de bacalhau) costumam fazer parte do café dos descendentes africanos.
CAFÉ DA MANHÃ AMERICANO
Por americano queremos dizer dos Estados Unidos mesmo. Leia-se, portanto, cereais matinais (cheios de açúcares, corantes, aromatizantes e conservantes) com leite ou “bebida láctea”. Uma infinidades de sucrilhos com sabores e formas diferentes são vendidas nos supermercados, assim como sucos de “frutas” prontos em galões de um, dois, três litros.
Ao lado dos sucrilhos, muita panqueca já pronta e syrup, o xarope ultra doce, para acompanhar. Biscoitos recheados também entram nessa lista. Se você for ao Panamá com filhos pequenos, muito cuidado ao entrar no supermercado! rs
CAFÉ DA MANHÃ INTERNACIONAL
Aqui estão os desayunos menos típicos, mais globalizados, com influência dos demais povos que vivem no Panamá. Para ter uma ideia, já cruzamos com vários colombianos, italianos e até um israelense que vive por aqui. Na mesa desses estrangeiros e também nos hotéis, não podem faltar frutas, aveia e ovos mexidos.
Em geral procuramos conhecer o típico, claro, mas comer saudável é uma da nossas grandes preocupações na viagem. Por isso nos agradou demais a proposta do restaurante do Hotel Divers Paradise para o café da manhã. Você escolhe um dos pratos do cardápio que já vem balanceado, na medida, para começar bem o dia. É claro que um buffet nos encanta, mas as chances de comer muito mais do que devemos triplica, portanto, ponto para os cafés “empratados”.
Vejam algumas opções servidas no Restaurante Pier 19 do Hotel Divers Paradise, onde ficamos hospedados na ilha de Bocas del Toro:
Panqueca de bananas: O cheirinho que vem da cozinha do Pier 19 quando estão assando essas panquecas é de deixar qualquer um louco!
Só pra lembrar, o Pier 19 é aberto ao público e sem dúvida é a melhor opção de desjejum que você encontrará na ilha. A vantagem é que mesmo quem não está hospedado no Divers pode saborear, a partir das 8h, um delicioso café-da-manhã antes de ir nadar nas praias do mar estonteante do Caribe!
E foi exatamente isso que fizemos nesse sábado! Pegamos um táxi aquático por U$1 e fomos conhecer a Ilha Carenero, que fica a 2 minutos de Bocas Town.
Águas cristalinas, poucos turistas, mar calmo e cristalino. Tudo perfeito para um dia de sol e calor no caribe.