Fomos acordados por Juanita, a assistente do Google de Jerry, às sete em ponto da manhã.
Nosso amigo nos pegou por volta das dez e meia da manhã para conhecermos o mercado público La Libertad, um lugar com muitas tendinhas para comer, bem daquele jeito Latino Americano, cheio de badulaques e gente para todos os lados.
Ali provamos dois dos pratos mais típicos de Guadalajara, a Torta Ahogada e a Birria. Torta, como já comentamos por aqui, não te,m nada a ver com a torta do Brasil. No México, torta é um sanduíche. Em Puebla, a mais tradicional é a Cemita. Em Guadalajara é a Ahogada que quer dizer “afogada”. São sanduíches feitos de um pão especial, recheados com carnes de porco e mergulhado em molho de tomate.
A tradição manda comer com a mão, mas te entregam uma colher para ajudar capturar o pão que vai ficando empapado com o molho. Em cima é possível colocar alface, cebola e claro, molho de pimenta.
Já a Birria é tradicionalmente feita com carne de cabrito assada mergulhada em uma sopa, cujo caldo também leva tomates. É claro que acompanham tortilhas e salsa picante.
Saindo de lá Jerry passou de carro por alguns pontos principais da cidade de Guadalajara. Ao final paramos em um mercado para comprarmos alguns ingredientes. Jerry pediu que o ensinássemos a fazer alguns pratos. Com seu apartamento recém montado e sem ter a mínima noção do que cozinhar, pediu um help pra gente.
Achamos uma oportunidade ótima em poder retribuir um pouquinho toda sua cordialidade e compartilhar o que sabemos com uma pessoa que se tornou um grande amigo em muito pouco tempo. Foi, de fato, um prazer ensinar seus primeiros passos na cozinha.
Vinicius e Jerry passaram a tarde cozinhando. Eu fiquei de molho com pé pra cima e só ajudei na fase final. Ao final da tarde foram chegando alguns amigos de Jerry e aí confraternizamos alegremente até que… Vinicius e Jerry começaram a passar mal. Dores de barriga, calafrios, mal estar. Uma intoxicação alimentar pegou os dois em cheio!
E não temos dúvida: foi a bendita Birria, já que eu só dei uma provadinha no caldo de leve enquanto eles comeram uma quantidade generosa de carne de cabrito. Provar comida nos mercados tem dessas coisas. Um estágio para o que vamos ver em outros lugares do globo.
Saldo do dia em Guadalajara: Vini e Jerry com dor de barriga e eu com o pé ainda inchado. Doentes mas felizes. Coisas da vida não é mesmo?! Não seria diferente na viagem!