Volta ao mundo: Qual o melhor pneu?

Esse é difícil de escolher, as pessoas nem imaginam o quanto! Claro que escolher o pneu dos seus sonhos é fácil, quero um pneu 38 mud, consigo até imaginá-lo na Hilux, não tem terreno ruim, passa em qualquer buraco e fica animal!!

Sonhamos né, agora vamos para a realidade. Quando se faz uma viagem de volta ao mundo, por mais aventureiro que seja seu espírito, você vai pegar no máximo 20% de off road (e bota aventureiro nisso). Agora você começa a cair na realidade: para que ter um pneu 100% lama, sendo que você vai ter uma relação, no melhor dos cenários, 80% asfalto/ 20% lama?

Beleza, aceitamos a argumentação, vamos de 35 all terrain. Muita calma nessa hora, 38 polegadas é alto, mas o que vem junto com a compra? Você vai ter um pneu que força mais o seu motor, levanta o seu carro deixando ele com uma pior aerodinâmica e uma banda de rodagem larga, o que vai lhe custar um tanto a mais com combustível. Lembre-se que estamos falando de uma viagem entre 100 mil e 150 mil km. Nas conversas que tive com outros overlanders, o custo com combustível é um dos gastos mais representativos em longas viagens.

Vou pegar um pneu de bicicleta então? Não é bem assim, e não espere uma resposta decisiva neste post, pois cada um sonha com um tipo de viagem. Para o nosso estilo, viajando com um 4×4 e com vontade de encarar aventuras, a melhor relação que encontramos foi o 265/75 R16. A marca é a nossa marca de coração, que sempre nos acompanhou nas viagens e só nos trouxe alegrias, BF GOODRICH  e a loja escolhida foi a Pneustore. A variedade deles é absurda e eles ajudam a tirar muitas dúvidas na hora da compra e acabamos descobrindo que essa loja, mesmo sendo online, instala os pneus de graça quando você compra lá. É só procurar por uma loja parceira no site deles.

 

 

Vamos às vantagens deste tamanho de pneu:

– Facilidade de encontrar em diversos países, tanto pela marca, quanto pelo modelo. Falo isso porque pensei em comprar um 32 R15, pois a Hilux veio com rodas 15, porém nem consegui encontrar direito aqui em Blumenau, acabei achando somente para encomendar. Imagina você com um pneu rasgado no meio do Congo e não tendo jeito de encontrar algo do mesmo tamanho. Roubada né?

– Ele é ideal para terrenos em areia, pedras e terra fofa, pois você consegue murchá-lo e aumentar a superfície de contato com o substrato. No caso de ambientes arenosos, isso impede que se forme um monte na frente do pneu, o que faria o mesmo cavar a própria cova. No caso de terrenos com muitas pedras, isso evita que o pneu seja rasgado e aumenta a aderência, evitando que o pneu escorregue nas pedras.

– A durabilidade deste tipo de pneu é algo que impressiona. Já cheguei a rodar 100 mil km com um BF At. Eu sei, é quase história de pescador e nem tenho foto para comprovar, hehehe.

 

Para fechar, vou ratificar o que falei acima: cada um faz um tipo de viagem, e para cada tipo de viagem você vai encontrar um tipo de pneu. Na dúvida, o pessoal da Pneustore pode te ajudar e muito!

 

4 Comentários

  1. Excelente!
    Oq estão achando dos pneus? Não tem problema com aquaplanagem?
    Abs

    1. Oi Thiago! Já usávamos esses pneus em nossa Toyota Bandeirantes…são 10 anos usando eles e nunca tivemos problemas com aquaplanagem. Inclusive na neve eles deram conta do recado. Abraços!

  2. Rodei 100 mil km com um pneu bf em minha Pajero, não é história de pescador, é disparado o melhor pneu que existe.
    Não uso outro!

    1. É Matheus, temos a mesma opinião que você! Depois de 3 anos rodando, ainda tá tudo certo com os nossos pneus. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *