A receita é de Adelina e Valério, feita artesanalmente direto da cidade de Manérbio, Lombardia!
Casoncelli é como se chama a massa recheada típica da tradição culinária da Lombardia, na parte norte-central da Itália. Ela pode ter vários formatos, mas é possível reproduzir um autêntico cansocelli com a ajuda de um aro de alumínio de 4cm de diâmetro.
Ingredientes para 4 porções:
Para a massa você vai precisar de:
400g de farinha de trigo
4 ovos inteiros
Água em temperatura ambiente, se necessário
Ingredientes para o recheio:
250g de ricota
2 maços de espinafres cozidos em vapor e triturado no processador
100g de parmigiano reggiano ralado (ou outro parmesão de boa qualidade)
1 pitada de noz moscada, canela e cravo em pó
Sal a gosto
Preparo:
Comece fazendo a massa: Misture a farinha de trigo com os ovos inteiros. Misture bem até ficar homogêneo. Acrescente os ovos um a um para sentir a consistência da massa. Se estiver muito seca, é possível acrescentar um pouquinho de água (inclusive com gás, que é como fazia a mãe de Adelina). Deixe a massa repousar por meia hora envolta em papel filme para não ressecar.

Enquanto espera, prepare o recheio: Se tiver os espinafres frescos, lave as folhas e cozinhe no vapor até ficarem macias. Se utilizar o espinafre congelado, retire do freezer antes de começar a fazer a massa. Se já estiver descongelado é só passar pelo mixer ou, do contrário, colocar em uma panela em fogo baixo para ir descongelando aos poucos.
Passe o espinafre pelo mixer ou processador até que vire uma pasta. Em uma tigela, misture o espinafre, a ricota e o queijo parmesão ralado. Coloque os temperos em pó e controle o sal. Para o sucesso da receita, o recheio deve ficar sequinho, ao ponto de poder formar pequenas bolinhas com as mãos. Se for necessário, acrescente mais queijo ou mesmo farinha de rosca.

Em seguida, comece abrindo a massa e faça tiras longas com a ajuda de uma máquina ou no rolo até que fique com uma espessura entre 1 e 2mm. Coloque o recheio com a ajuda de uma colher (bolinhas de 2cm de diâmetro aproximadamente), deixando espaço suficiente entre cada uma delas para poder fechar a massa. Cubra o recheio com restante da massa, marque os intervalos com o dedo e corte em meia-luas com a ajuda do aro.




Depois é só cozinhar ligeiramente a massa em água fervente e salgada.
Enquanto isso, derreta a manteiga em uma panela.
Retire parte da massa com a ajuda de uma escumadeira e coloque em um refratário. Cubra com o queijo parmesão ralado de boa qualidade e em seguida com colheradas de manteiga derretida bem quente, intercalando sempre as camadas de massa, parmesão e manteiga. Sirva em seguida e bom apetite!!


Assista o passo-a- passo da receita !
Farinha para a massa: Adelina nos contou que a massa também pode ser feita apenas com farinha de grano duro ou misturado, meio de uma e meio de outra, que foi como ela fez. Adelina não recomenda o uso da farinha integral, mas pra quem quiser tentar lembramos que deverá sempre ser misturada com no mínimo 60% de farinha branca.
Espinafre: a dica de Adelina é deixar pequenas porções de espinafres já cozidos no congelador. Para preparar, ela lava bem as folhas e depois as cozinha no vapor, retira o excesso de água e deixa esfriar. Depois coloca em pequenos saquinhos plásticos e deixa o congelador. Segundo o casal, o espinafre assim dura até 3 meses.
Temperos: Na casa de Ade, a noz moscada, a canela e o cravo já estão em pó e misturados. Se preferir, use apenas o que mais lhe agrada ao paladar.
Parmesão: um queijo de boa qualidade é fundamental para que a sua receita fique tão deliciosa quanto a original. E não esqueça: p queijo deve ser ralado na hora! Nada de queijo de pacotinho!
Parmesão: o queijo ralado é a estrela do prato então, se puder, vá de parmegiano reggiano ou grana padano. O resultado será formidável.
Cozimento: A massa fresca cozinha super rápido, então não dê bobeira. Uma massa muito cozida perde a graça!
Ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão?? Deixe nos comentários, vamos adorar ouvir você!