Dia 239 – 28 de abril – Sábado [parte 1]: Próximo Destino: México!

Dia de cruzar a fronteira de Belize para o México

Choveu muito durante toda a noite. E dessa vez não foi só chuva. Trovoada, relâmpagos e muito vento. Confesso que fui pesquisar na internet se havia algum alerta de furacão na área. Por sorte não se tratava mais do que um temporal de verão. E mais uma vez nossa casinha resistiu bravamente.

Pela manhã já não havia chuva e o sol de cor laranja intensa despontava no horizonte.

Fizemos nosso cafezinho e por volta das sete da manhã já seguíamos viagem. Partimos em direção ao México, o país que mais ansiamos conhecer nessa primeira etapa do projeto pelas Américas. Passamos pelo litoral de Belize e, ainda que bem rapidinho, vimos de perto a beleza de alguma de suas praias.

Litoral norte de Belize
As águas azuis do mar do caribe

Três foram as razões para passamos tão rápido por Belize: a primeira foi a nossa ida à Cuba. Não queríamos chegar no dia do vôo, senão com uns dois dias de antecedência para podermos organizar tudo com calma; a segunda, era o preço das coisas em Belize; a terceira, era o compromisso agendado em Tulum, já lá no México, ainda para esse sábado.

Bem, antes de chegarmos a Tulum, precisávamos fazer, mais uma vez, os trâmites fronteiriços. Do lado de Belize, um susto: tivemos que deixar U$40 para poder sair do país. O abominado imposto de saída.

Deixando “as calças” na fronteira entre Belize e México

Já no México a tramitação foi demorada e igualmente sofrida por conta da grana que tivemos que deixar por lá. Foram U$59 como imposto de entrada para nós dois, mais U$50 de imposto de importação do carro e ainda U$200 de caução, uma garantia que o carro sairá do território mexicano de forma definitiva até a data máxima permitida. Se ultrapassar o prazo de 180 dias sem que seja feita a saída do carro, perdemos o direito de reembolso.

Esse depósito de U$200 varia conforme o ano do carro e pode chegar a U$400. Ele é recuperado no momento da saída, quando se devolve a permissão de importação do veículo desde que esteja dentro do prazo concedido pela aduana (o valor pode ser pago em dinheiro ou cartão de crédito).

Quando achamos que já estávamos prontos para curtir o México, tivemos que pagar ainda a fumigação. Mais U$6 pra conta! E aí sim, arriba México, chegamos pra ficar por um tempo!