Dormir em postos de gasolina tem seus prós e contras. Se você não é caminhoneiro, overlander ou aventureiro nunca deve ter passado por essa experiência que pode ser bem – digamos – interessante.

Se você pensa em fazer isso algum dia, aqui vão 10 dicas de quem já faz isso há quase um ano e em postos de vários países diferentes:
- Procure postos que funcionem 24 horas ou ao menos que tenham segurança durante toda a noite. Além de ter sempre alguém de olho no seu carro, é quase certo de que o banheiro estará aberto durante à noite;
- Sempre pergunte ao frentista se você pode pernoitar e onde pode estacionar. Isso reduz a chance de você ter que tirar o carro do lugar depois que você já montou acampamento;
- Antes de estacionar pergunte também se haverá algum custo. Em alguns postos deixarão você ficar de graça, outros cobrarão um preço fixo. Alguns exigirão que você encha o tanque ou só dê uma caixinha voluntária ao segurança ou frentista da noite.
- Confira se há chuveiro disponível. Se essa for uma questão importante para você, pergunte também se há água quente.
- Atenção mulheres: muitos postos só terão chuveiros para homens ou não haverá separação por sexo. Se isso for um problema, não deixe de verificar antes de decidir ficar no posto.
- Dependendo do seu grau de intolerância com a sujeira, é importante ainda que você dê uma conferida no banheiro antes de decidir parar por ali, independentemente de ser pago ou não. Em alguns dos postos mais limpos que já fomos o serviço era gratuito. Também já pagamos para usar banheiros não tão cheirosos.
- Verifique com o responsável se os serviços de banho estão incluídos no custo e o “horário de funcionamento”. Pode acontecer de fecharem o banheiro durante a noite. Podem cobrar também para usar tanto o banheiro, como o chuveiro ou os dois.
- Não confie 100% nas informações que você encontra nos aplicativos de overlanders. De uma hora pra outra o dono do posto pode proibir a prática ou começar a cobrar para pernoitar.
- Para evitar ao máximo o barulho, estacione em um lugar longe do movimento dos caminhões e também dos sanitários, mas fique perto o suficiente para não sair da área de visão dos frentistas.
- Estacione perto de algum caminhão que já esteja no local. Terá menos chance que você se incomode com o barulho de um deles chegando para estacionar ao seu lado durante a noite.
As dicas servem para todos os postos do Brasil e do continente americano como um todo, mas vamos atualizando o post sempre que nos depararmos com novas situações que possam acrescentar algum item na lista acima.
E você, já dormiu em posto e tem alguma dica para acrescentar? Ou nunca passou por essa situação e gostaria de nos perguntar alguma coisa? Comente o que achou desse post com a gente!
Abraços e obrigado por provar o mundo com a gente! 🙂
Estou presizando de mapa
Pois estou planejando fazer esta viagem de volta pra casa
No Rio de Janeiro
Pode me dar umas dicas agradeco