Dias 251 à 254 – 10 à 13 de maio – Quinta a Domingo: De volta ao México e ao seus encantos

Chegar em Cancún depois de passar uma semana em Havana foi quase como se teletransportar para futuro. Nem duas horas de vôo separam as duas cidade cujos contrastes são gritantes.

Voltamos a Cancún bem no dia 10 de maio, dia em que se comemora o dia das mães no México e por isso o almoço foi especial na casa de Cláudia. Como se costuma fazer em outras partes do mundo, Marcelo foi buscar comida em um restaurante para poupar Cláudia da cozinha nesse dia.

Depois do almoço em família, Cláudia, Marcelo e sua filha Catarina nos levaram pra conhecermos um pouco da tão festejada Cancun. Demos um passeio na zona hoteleira, o local onde mais se concentra turistas no México, com seus resorts, hotéis enormes, campos de golf, shoppings com lojas chiquérrimas e as famosas boates que são uma atração a parte.

Aquela foto clássica no famoso letreiro de Cancún
Coco Bongo, o lugar do agito nas noites de Cancún

Foi quase um choque ver toda aquela modernidade e capitalismo pulsante no mesmo dia que saímos de Cuba.

Mas impressionante mesmo, e aí é algo que os cubanos compartilham com os mexicanos, é a beleza do mar do caribe. Gente, o azul é tão azul que parece mentira. E olha que já vimos praias deslumbrantes nessa viagem. Não por nada que a Riviera Maia é o principal destino dos estrangeiros no México.

Praia Forum, a mais conhecida praia aberta de Cancún

Passamos ricos momentos com Cláudia, Marcelo e família. Foi na casa deles que provamos salada de nopal, conhecemos uma variedade enorme de molhos mexicanos e aprendemos a fazer cochinita pibil, o prato símbolo da região de Yucatán.

A cochinita é preparada com vinte e quatro horas de antecedência. A carne de porco fica marinando em urucum, pimentas, cominho, sal, canela e suco de laranja ágria. No dia seguinte a carne vai para o forno e lá fica duas horas assando envolva em folhas de bananeira. Quando está cozida, é desfiada e está pronta para ser servida com deliciosas tortillas de milho. Hummm! Receita simples, fácil e deliciosa!

Cláudia ensinando os truques e supervisionando o trabalho de Vinicius na cozinha
Cochinita Pibil, deliciosa carne de porco desfiada
A cochinita servida na tortilha com salsa de cebola roxa, rabanete, limão e coentro.

No dia seguinte nos aprofundamos ainda mais na cozinha típica mexicana que possui uma variedade de pratos surpreendente!! (Sim, estamos fascinados!)

Buffet típico mexicano: difícil saber o que escolher!
Tortilhas de diversas cores: feitas com espinafre, milho amarelo ou morado
Tamales de frango e cerdo envoltos em folha de bananeira ou de milho
Guisado de camarão com nopal, o cactus mexicano

No domingo fomos até um típico restaurante mexicano que serve comida em buffet. Decoração linda, comida deliciosa, companhia agradabilíssima. Um pena que era humanamente impossível provar tudo o que o restaurante oferecia. Então selecionamos o que mais nos interessava e durante três horas degustamos vários pratos típicos mexicanos ao som dos mariachis.