O primeiro contato com a culinária de um novo país sempre nos gera fortes expectativas. Das pesquisas e leituras que fizemos sobre a gastronomia da Costa Rica, entretanto, nos pareceu que seguiríamos provando sabores já conhecidos. Arroz, feijão, milho, mandioca. A base da alimentação do resto da América não haveria de ser diferente na Costa Rica.
Depois dessa sexta-feira santa cheia de experiências gustativas, vimos que isso tudo é verdade. Não dá pra dizer que a matéria-prima utilizada aqui seja muito diversa dos demais países americanos colonizados pelos espanhóis. Contudo, o que se percebe na boca é distinto. Novos temperos, novas texturas, novas combinações.
A chicória fica agora de coadjuvante e o tomilho aparece no papel principal. Entram o curry e a salsinha pra fazer parte desta história. Aparece a pupunha em preparações inusitadas. Permanece a pimenta chombo ou a pimenta panamenha, como é conhecida por aqui. O arroz e o feijão ganham a companhia do leite de côco. O torresmo agora vem acompanhado de vinagrete. O frango já não é frito em tonéis de óleo e ganha camada de sabor com açúcar. E a mandioca frita? Ah! Essa segue garantindo a felicidade geral também da nação costarriquense!
Os doces? O plátano maduro entra agora na preparação da sobremesa. E o arroz doce com leite segue disparado sendo a sobremesa mais vista em toda a viagem.
Tudo isso e mais um pouco provamos em um único restaurante especialmente dedicado à cozida local: Restaurante Mirador Ram Luma. Em um local com uma vista privilegiada da cidade, o restaurante, inaugurado há cinquenta anos, mantém a casa cheia servido deliciosos pratos tradicionais da cozinha costarricenses ao tempo que os clientes desfrutam de apresentações folclóricas com danças típicas do país.
Boa comida, ótimo atendimento e um mergulho na cultura da Costa Rica. Tivemos uma experiência incrível no Ram Luma, em especial ao provarmos Rice and Beans com Frango ao estilo Caribenho.
Rice and Beans = Arroz e Feijão. É assim mesmo que eles chamam por aqui a dupla dinâmica mais amada das Américas, em inglês. Isso tudo por conta da influência dos povos da Jamaica e outros países das Antilhas com forte presença inglesa.
Mas esqueça a versão brasileira onde um vai ao lado do outro. O Rice and Beans é preparado da seguinte forma: feijão e arroz previamente cozidos vão pra mesma frigideira onde são refogados com pimenta fresca. Depois, ganham leite de côco que aos poucos se incorpora deliciosamente aos grãos.
Já o frango mistura doce com salgado e fica assim… como posso dizer? Sensacional! O peito de frango que ficou marinando em tempero especial da casa foi pra panela com uma xícara de açúcar, curry e pimenta fresca. Aos poucos o açúcar vira caramelo e vai dando cor e sabor ao frango.
Sério mesmo: um dos pratos mais saborosos que já provamos até agora!
A combinação de doce, salgado e apimentado nos conquistou de cara. Em breve teremos a receita em nosso Canal do YouTube. Anote aí: aquelas sobras de arroz e feijão nunca mais serão as mesmas.
Nossa introdução à cozinha da Costa Rica superou nossas expectativas! Para assistir à preparação, assista ao vídeo abaixo!
Mas a sexta-feira teve ainda um outro capítulo. Um capítulo cheio de encantos, feminilidade e delicadeza. E exclusividade. Por isso dedicamos a ele um post também exclusivo, que será publicado na sequência. 😉