Dia 162 – 10 de Fevereiro – Sábado: Provando Bandeja Paisa

É só colocar no site de busca “comida típica colombiana” que aparecerá centenas de respostas com “Bandeja Paisa”. A semelhança com o nosso PF fica por conta do arroz com feijão. No lugar do bife, um chicharrón. Ao invés da batata frita, a banana.

Mas a bandeja paisa ainda traz carne moída, ovo frito, chorizo e abacate. E não só por capricho como por questão de logística, a comida é servida em uma bandeja, do contrário não caberiam tantos elementos!

Bandeja Paisa na versão “meia porção”!

A origem do prato é duvidosa, estando certamente ligada à atividade campesina dos cafeicultores dessa região montanhosa que chamam Paisa. É mais provável que se trate mais da junção de diversos pratos isolados em um só refratário do que uma preparação pensada de foma conjunta. Em resumo, juntou-se num só prato o que mais tradicional havia na alimentação cotidiana dos paisanos.

A comida é relativamente simples e não apresenta grandes segredos. Talvez o maior deles esteja no preparo da carne que só é moída depois de cozida. Assim ao menos foi a bandeja paisa que provamos no tradicional restaurante El Roble. Com 39 anos de existência, o restaurante é um verdadeiro parque de diversões para quem quer comer muito, passar algumas horas com a família e até mesmo desfrutar de um tempo com o seu pet .

Área para os bichinhos de estimação.

Com quatorze áreas distintas, o espaço para mascotas chama atenção. Um espaço voltado para que os donos possam ter sua refeição com o seu melhor amigo bem pertinho.

Há também espaços para a criançada brincar, para tomar um café, para comer um doce, uma sobremesa ou só pra passar e levar um chorizo pra casa. Com cento e vinte funcionários, a mega estrutura do El Roble surpreende no tamanho, no asseio e na agilidade da cozinha.

Voltando à Bandeja Paisa, o que nos surpeendeu no prato – além da quantidade, evidentemente – era a pouca quantidade de sal, ao menos para o que estamos acostumados.

[E pelo que conversamos com os colombianos, a comida nessa região é assim mesmo, com pouquíssimo sal].

Arepas assando sobre o fogão à lenha

É certo que estamos vindo do Peru e do Equador, onde os sabores são bem intensos. Aqui na Colômbia os sabores são bem mais suaves, com muito pouco sal e zero de pimenta. Com isso o sabor doce do abacate e da banana acabavam sobressaindo ao arroz, ao feijão e até mesmo à carne. As exceções ficaram por conta do chicharrón e do chorizo, que estavam com sal bem equilibrado.

Além dessa comilança toda, pedimos uma mazamorra, uma bebida feita com milho branco cozido e leite. Ela vem em uma tijela para que depois de beber o leite você possa comer – se conseguir – os grãos de milho cozidos. A bebida tem puro gosto de leite e fica bem mais interessante quando adicionada a rapadura.

Mazamorra com rapadura

De sobremesa ainda provamos o leite assado, uma espécie de pudim assado no forno que sai molhadinho, aerado e muito saboroso. Muito bom!

Enfim, tínhamos conhecido a famosa Bandeja Paisa! Já havíamos lido muito e ouvido relato de outros overlanders sobre o prato, em especial dos brasileiros, que no gostinho de arroz com feijão acabam mantando um pouco da saudade de casa!

Para assistir como foi toda essa comilança, é só clicar abaixo:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *