Provando comida de altíssimo nível a beira do mar do caribe em Tulum
Dizem que não há nada por acaso nesse mundo e temos cada vez mais motivos para acreditar nesse ditado. Conhecemos Gabriel quase sem querer no dia em que chegamos no México. Estávamos no mesmo evento e Vinicius começou a conversar com ele que vestia sua dólmã. Conversa vai, conversa vem, Vinicius falou do nosso projeto que logo ganhou admiração do uruguaio e chef que reside em Tulum há quase uma década. Em menos de quarenta e oito horas depois, estávamos nós na cozinha de Gabriel, no restaurante Maresias que fica na orla de Tulum, mais precisamente no Hotel Butique Be Tulum.
Gabriel Rodriguez é daqueles caras com sorriso amplo e carisma acima da média. Em cada palavra proferida sobre a gastronomia uruguaia e aquela que descobre todos os dias no México, percebemos muita paixão e muita humildade também. “Os pratos não nascem só do meu mundo imaginativo senão da colaboração de toda minha equipe que é formada por pessoas de todas as partes do México. Então cada um colabora com um pouco e essa dinâmica de trabalho gera pratos que vão sendo melhorados todos os dias “, diz o chef.
E assim, aos poucos e com a ajuda da equipe, Gabriel transformou a cozinha do Maresias em um sonho de consumo para qualquer chef, especialmente um chef uruguaio. A pouquíssimos metros do mar, a cozinha aberta abriga um fogão, um forno a lenha e uma parrilha, onde tudo é preparado no fogo de chão. Pra gente, Gabriel mostrou técnicas e pratos que misturam o simples com o complexo, o doce com o salgado, o cru com o cozido, o macio com o crocante, o assado e defumado com a suculência das frutas. Uma festa de criatividade e sabores bem originais.
Pra começar ele preparou um prato vegano em que vinha purê de beterraba com amendoim (nossa mais nova paixão gastronômica), melancia assada com sal (alô Bela Gil, você tinha toda razão), tempurá feito com flor de Jamaica (o melhor bolinho frito dos últimos tempos), crosta de quinoa crocante e cheia de sabor. Pra concluir, Gabriel colocou amendoim temperado com pimenta pra dar mais contraste ao prato rubro negro.
Foi um começo e tanto! Mas o melhor ainda estava por vir! Polvo assado na grelha em crosta de molho de tamarindo e salsa de ostra, com purê de cogumelos, lâminas de abóbora assadas no forno e salicórnia. Salicórnia é uma planta costeira, suculenta e naturalmente salgada. Dela o chef faz pó e o utiliza no lugar do sal. Sensacional!
Por fim Gabriel fez jus ao sangue dos pampas e preparou um prato com a carne do leitão assado por várias horas no fogo de chão. Depois de assado, a carne é destrinchada e montada com várias partes do porco. Depois é prensada e coberta com a pele do próprio porco e novamente assada ao forno onde a carne cozinha na gordura e a pele fica super crocante. Para acompanhar, uma base de mole, o molho mexicano com base em um sem números de sementes, pimentas, vegetais e frutas. Abacates assados ao forno e cebolas curtidas no vinagre de maçã com sementes de coentro, mostarda e pimenta tabasco deram o tempero final.
Saímos do Restaurante Maresia com vontade de ficar por lá. O clima acolhedor, o visual incrível, a comida perfeita, tudo era um convite para ficar e apreciar sem pressa aquele momento.
Mal sabíamos o que ainda nos esperava!
Gabriel nos levou até Lucas Cáceres, o chef que comanda o outro restaurante do Hotel Be Tulum, o Ocumare.
Lucas é argentino e assim como Gabriel, fez do México sua nova casa. Ali comanda um das mais belas cozinhas que vimos até agora. Com um balcão enorme, ela é aberta para o salão de onde os clientes podem ver (e aplaudir) Lucas em ação. Nada de técnicas muito básicas por aqui. Lucas se arma da tecnologia e do conhecimento para preparar pratos diferenciados que surpreendem na apresentação e no sabor. Máquina de vácuo, salamandra, desidratador e sifão são alguns dos equipamentos utilizados no Ocumare para oferecer o que Lucas conceitua de “cozinha refinada”. Uma mescla de alta gastronomia com produtos regionais, com destaque para os pescados.
O primordial para o chef é buscar os produtos da melhor qualidade e mais fresco possível. O restaurante conta apenas com quatorze mesas, e um atendimento de alto nível, super personalizado. As porções são feitas para compartir. É para pedir aos poucos e ir provando os diferentes sabores do menú. Bem a nossa cara!
Entre as várias preparações destacamos o purê de batatas com queijo manchego mexicano que combinado com uma emulsão, uma espuma feita com caldo de polvo nos fez acreditar que seria o melhor “purê” de nossas vidas. Sabor leve e textura aveludada de uma qualidade simplesmente excepcional.
Ainda teve lagostim ao suco de toranja e manjericão com amêndoas tostadas e um pãozinho de queijo delicioso com manjericão, creme de azeitona e sardinha. Tudo com sabores surpreendentes e feito com muita perfeição. Pra encerrar nossa noite mágica em Tulum, Lucas nos presenteou com duas sobremesas. Uma era a base de bolo de chocolate, creme de café e casquinha de canela crocante. Aquele tipo de sobremesa que faz bem pra alma, o tipo de doce que te faz sorrir por uma semana!
O crumble cake de laranja estava sensacional! Umas das melhores sobremesas que provamos até agora!! Era com creme de ricota, espuma de limão e sorvete de laranja com gengibre coberto com raspas de limão e pêra. Uma explosão de sabores, com acidez e dulçor bem equilibrados. Nota mil!!
Ambos os restaurantes estão aberto ao públicos em geral. Não é necessário estar hospedado no Be Tulum para ter acesso à gastronomia dos chefs Gabriel e Lucas. Se você estiver planejando umas férias em Cacun ou Playa del Carmen aconselhamos fortemente você alugar um carro e ir conhecer Tulum e a gastronomia desses dois sul americanos simpáticos, dedicados e super profissionais.