Você é vegano ou vegetariano, está indo viajar para a França, e quer saber quais pratos franceses se encaixam na sua dieta? Esse post é para você!
Quem segue uma dieta restritiva já está acostumado a enfrentar algumas dificuldades na hora de fazer sua refeição longe de casa.
Apesar do crescente número de adeptos ao vegetarianismo, veganismo e suas vertentes, o mundo ainda é muito “tradicional” em termos de alimentação.
Na França, apenas 2% das pessoas adotam uma dessas duas dietas, segundo o jornal francês Le Figaro.
De fato, a culinária francesa é muito baseada em produtos de origem animal. A grande parte dos pratos incluem carne na sua preparação e de todos os tipos: pato, coelho, pombo, rã, escargot, porco, boi, galinha, e por aí vai.
Para quem é vegetariano, entretanto, é possível encontrar deliciosas preparações da cozinha tradicional francesa que se encaixe nessa dieta.
Já para os veganos, não vamos negar, a vida fica um pouquinho mais complicada na França já que país respira manteiga, queijo e crème fraîche.
A seguir, vamos elencar os pratos típicos franceses para quem quer provar a culinária típica do país sem abrir mão da sua escolha alimentar.
Pegue o seu caderninho de viagem e anote as melhores opções de pratos vegetarianos e veganos da culinária francesa!
França para Vegetarianos: Aligot
Esse purê de batatas é provavelmente o melhor que você irá comer na sua vida. Típico da região de Nord-Aveyron, ele leva alho, creme de leite e pelo menos 50% de queijo na composição.
França para Veganos: Spaetzle
Essa massa suave de origem germânica é tradicional da região da Alsácia. Além da farinha e sal, ovos fazem parte da receita. Em geral, os spatzles vem puxados na manteiga francesa ou cobertos com creme de queijo.
Bibeleskase
Quem é vegetariano, vai adorar essa espécie de fondue frio feito com queijo branco e muito tempero. Tradicionalmente, é usado um fromage blanc com 40% de gordura, ou seja, bem cremoso.
Para dar sabor, sal, pimenta, alho, chalota e ervas aromáticas são misturadas pelo garçom na mesa, na frente do cliente. Batatas – assadas, cozidas e até mesmo fritas – acompanham o prato.
O Bibeleskase é comum da região de Strasbourg.
Cervelle de Canut
Primo do Bibeleskase, o cervelle de canut é uma receita tradicional de Lyon feita também com queijo branco e temperos. No lugar das batatas, é costume servir com torradas crocantes recém saídas do forno.
Sopa de Cebolas
Elá é bem conhecida dos brasileiros e amada pelo mundo todo. A sopa de cebolas é uma delícia, mas é preciso ficar atento aos detalhes da preparação.
Aparentemente, essa sopa é vegetariana, já que leva manteiga e uma camada de queijo para gratinar no forno. Mas a realidade é que esse prato clássico da gastronomia francesa é, não raro, feito com caldo de carne.
Portanto, antes de se sentar à mesa achando que está fazendo uma refeição vegetariana, pergunte se a sopa foi feita com caldo de legumes.
França para Vegetarianos e Veganos: Tarte flambée ou Flammkuchen
É difícil não lembrar de pizza quando falamos dessa típica receita da região do Gran Est francês.
A massa, entretanto, é mais fininha e geralmente aberta em formato retangular. Ela leva apenas farinha de trigo, água, azeite e sal e, como uma pizza, pode ter inúmeras variações de cobertura.
Originalmente, a tarte flambée leva creme de leite, queijo branco, cebola e bacon, mas não é difícil encontrar versões vegetarianas como de cogumelos, por exemplo.
Para os veganos, a versão costuma substituir o creme de leite e o queijo por iogurte de soja.
Crespeou
Mais do que uma omelete, o crespeou é um bolo salgado feito de uma superposição de omeletes com vários sabores. Espinafre, acelga, pimentão, azeitonas e outros legumes dão as cores às camadas desse prato que é servido frio, como uma entrada. A receita é típica da Provença.
França para Veganos: Chucrute
Chucrute é o tipo do prato que nunca vem só, mas acompanhado de salsichas e outros itens da charcutaria. Mesmo assim consideramos uma boa opção quem é vegetariano ou vegano, já que é um prato super saboroso por si mesmo. Cebolas, alho, vinho, coentro e zimbro vão para a panela junto com o chucrute. Atenção: certifique-se com o garçom se o chucrute não é cozido na água de cozimento das carnes…
Papeton d´Aubergine
Esse prato a base de berinjelas é típico de Avignon, na Provença. O Papeton é uma terrine vegetal, servido com um denso molho de tomates. Como ele leva ovos e creme de leite, infelizmente não é uma opção para veganos.
Torta de Batatas de Bourbonnais
Essa torta típica da região de Bourbonnais, no centro da França é recheada com batatas e creme de leite. A simplicidade da descrição não faz jus ao sabor.
Flamiche
É uma preparação deliciosa, típica da Picardia, no norte da França. Vegetarianos irão se deliciar com essa torta cujo recheio tradicional é alho-poró, ovos e creme de leite, embora existam muitas variações.
França para Veganos: Socca
Veganos, sorriam! Essa preparação típica da região de Nice não leva produtos de origem animal, apenas farinha de grão de bico, sal, pimenta do reino, azeite e água. É feita no forno e fica ainda mais gostosa se assada à lenha. Ah, já vai se preparando para pegar fila para comprar a socca!
Prato Vegetariano: Cousinat
Cousinat é uma sopa de castanha, que no Brasil conhecemos como castanha portuguesa. É um prato típico de Ardèche, no centro sul da França que, a priori, leva apenas leite como ingrediente de origem animal.
França para Veganos: Ratatouille
O clássico prato do sul da França é o grande carro chefe entre os pratos tradicionais franceses que se encaixam na dieta tanto vegana como vegetariana. A mistura de abobrinhas, berinjelas, tomates, pimentão e cebola é imbatível!
O que achou das sugestões? Esperamos que essas opções veganas e vegetarianas francesas tenha ajudado você que quer conhecer a gastronomia tradicional da França sem abrir mão da sua escolha alimentar.
Além dos pratos clássicos da cozinha francesa, há, claro, os restaurantes especializados em cozinha vegetariana e vegan ou mesmo opções para essas dietas nos menus dos restaurantes tradicionais na França. Eles são mais comuns nas grandes cidades e um pouco mais complicados de encontrar no interior.
Por fim, se você estiver visitando a França e se vir sem opção, procure pelos restaurantes de comida árabe, marroquina, italiana.
Os franceses são muito abertos à culinária internacional e é fácil encontrá-los até mesmo nas cidades menores.
Risotos, cuscuz e kebabs em versões sem ingredientes de origem animal são outra boa alternativa para você que é vegano ou vegetariano e quer – e deve! – comer bem na França.
Sou apaixonada pela cozinha Francesa gostaria de ter uma oportunidade de conhecer,se Deus quiser.
Só erraram ao dizer que o tal Spaetzle é opção vegana, né… Pelo jeito é sofrido pra um vegano comer na França. Tomara que isso mude em breve.
Esse post claramente não foi elaborado por um vegano ou vegetariano.
Colocações errôneas, nenhum vegano quer ficar vendo fotos de pratos com carne e o pior: Peixe também é carne!
Quase nenhuma informação útil para veganos, apenas ovolactos