Dia 190 – 10 de março – Sábado: 6 coisas para levar em uma viagem de volta ao mundo

Nesse sábado acabamos saindo de casa apenas para comprar uma caneca 12 volts para aquecer água no carro, equipamento especialmente pensado para preparar aquele cafezinho básico na estrada! No caminho ficamos pensando nas coisas que trouxemos de casa para nossa viagem de volta ao mundo, o que usamos e o que não usamos até agora.

Na fase de planejamento da viagem pesquisamos bastante sobre itens essenciais numa viagem de carro pelo mundo. Nessa relação entram ferramentas e medicamentos. Mas falando do dia-a-dia, tem certas coisas aparentemente sem grande importância que são uma mão na roda na hora de viver uma vida overlander.

A caneca 12 volts foi uma das poucas coisas que compramos até agora. Com seis meses de estrada, podemos dizer que acertamos muito mais do que erramos na seleção super restrita de coisas a se levar em uma viagem como a nossa.

No metrô da Cidade do Panamá, a caminho do shopping

Que coisas são essas?

Bem, hoje vamos falar apenas das coisas que não são tão óbvias e que usamos bastante! Vamos nos ater a objetos de uso geral e que quebram um galho em algumas situações mais comuns na estrada.

Antes de ler nossas dicas, tenha em mente que: a) estamos fazendo uma viagem de volta ao mundo de carro e certas coisas podem não fazer sentido se você faz uma volta ao mundo de mochilão; b) nosso carro é pequeno, com dimensões bem menores que um motor home convencional, isto é, não temos tanto espaço quando um trailer ou um motorcasa com quarto, sala, cozinha e um monte de armários para poder guardar, pendurar e organizar as coisas direitinho.

Aqui vai nossa listinha de objetos que nos ajudam no dia-a-dia (vamos atualizando sempre que lembrarmos de mais alguma coisa):

1- CABIDE: não, não é para colocar a camisa depois de passada (não passamos roupas há seis meses e isso é um dado relevante a ser comemorado! rs). Os cabides ajudam muito na hora de estender as toalhas dentro e fora do carro. Levamos apenas dois conosco, um para mim e outro para o Vinicius. O modelo é o mais fininho que encontrei em casa, é leve e não ocupa tanto espaço.

Cabine fininho, leve e de plástico.

2- MOCHILA IMPERMEÁVEL COMPACTA: essa eu ganhei de presente dias antes de pegar estrada e nos ajuda muito! Aberta cabe uma garrafinha de água, documentos e um snack. Fechada ela fica bem pequenininha e cabe em qualquer canto.

Mochilinha ultra compacta

Não a usamos todos os dias, mas ela sempre está a postos quando vamos fazer um passeio ao ar livre (como quando visitamos a Gruta do Lago Azul em Bonito/MS), trilhas (na Chapada dos Veadeiros e na Chapada Diamantina, por exemplo), uma caminhada mais longa…Até na praia já a usamos.

Trilha na Chapada Diamantina, Bahia

3- BALDE: Ele já serviu para várias coisas, como para lavar o carro ou carregar alguma coisa, mas a utilidade maior mesmo é para lavar roupas em locais em que não há máquina de lavar. Não gosto de deixar as roupas sujas se acumularem. Se encontro um espaço para estender já vou lavando e o balde ajuda muito!

4- CAPA DE CHUVA: não dá pra dizer que usamos direto, já que não temos visto muita chuva na nossa viagem! Mas quando precisamos usar, a capa cumpriu bem o seu papel e nos manteve secos e quentinhos.

Lembro do dia em que o mundo desabou do céu em Rio Branco bem na hora em que iriamos gravar no  Jannu´s Bistrô. Se não fosse por ela teríamos chegado encharcados ao restaurante. Já imaginou? (leia como foi a correria deliciosa desse dia clicando aqui).

Outro dia em que a capa quebrou um galhão foi quando pegamos o barco para chegar até a reserva indígena em Cazumbá-Iracema….embaixo de vento frio e chuva fina. Sem a capa teria pego um resfriado e nossa aventura pela floresta amazônica em busca da Castanha-do-Brasil teria ido para o espaço. [Se você não leu sobre os dias em que estivemos na reserva extrativista, faço um convite para que leia clicando aqui . Foi uma das experiências mais incríveis da nossa viagem até agora!);

A capa também nos salvou da neve molhada! Foi quando subimos até o Glaciar Pastoruri, no Peru. Dá um play para assistir nossa aventura pela Cordilheira Branca!

5- PREGADORES DE ROUPA: claro que eles cumprem o seu papel principal, mas pregadores são bons porque tem múltiplas funções né? É bom ter um sempre a mão pra fechar aquele saquinho de comida que está pela metade (nada glamouroso, mas super útil).

Roupa estendida às margens do Lago Titicaca sob a supervisão da Dona Alpaca.

6- COPO E SOCADOR PARA FAZER CAIPIRINHAS: talvez não seja essencial pra você, mas pra gente já teve muuuita utilidade. Vamos explicar: os estrangeiros são fascinados por caipirinha e pra gente é um prazer poder levar um pouco da nossa cultura às pessoas com quem cruzamos na estrada. Uma caipirinha sempre rende uma longa conversa, uma nova amizade e boas risadas!

Mas voltando à caneca que compramos na Cidade do Panamá. Sentíamos falta de poder fazer um cafezinho fresco enquanto estávamos rodando e a ideia era comprar uma dessas chaleiras elétricas para poder aquecer a água. Procuramos em vários lugares, por todos os países em que passamos e esse foi o primeiro modelo que encontramos.

Caneca elétrica 12 volts

Não é bem uma chaleira elétrica, mas tem resolvido nossa vontade de tomar café fora de hora. A caneca é ligada no “cinzeiro” do carro e depois de uma boa meia hora a água fica quente. Sim, demora bastante. Mas tem quebrado um galho. Até chegarmos nos Estados Unidos (a terra onde tudo se produz ou se vende) teremos testado bastante a caneca pra dizer se valeu a pena. Por ora ela fica de fora a lista dos objetos must have para uma viagem de volta ao mundo de carro.

E você, o que não poderia deixar de levar em uma viagem de carro?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *