O que viemos fazer em Valle de Guadalupe mesmo? Conhecer as vinícolas e principalmente os vinhos mexicanos! Bora, então, cumprir nosso objetivo!
Às 11 horas da manhã batíamos à porta da Vinícola Decantos, uma das mais jovens e mais imponentes também. Como manda o figurino, a Decantos fica no alto do morro com vista para os vinhedos e para o vale. A construção que abriga o restaurante, a sala de degustação e também a vinícola são modernas, em nada lembrando os antigos casarões de fazendas mexicanas.
Logo na entrada há um grande lobby e a recepcionista te dá orientações de funcionamento do local que está aberto todos os dias, a partir das 11:00 da manhã.
É possível fazer visitas às instalações tanto com os guias ou como com o sommelier, o irreverente Alex Ford. Foi ele que levou Vinicius para conhecer o processo de fabricação dos vinhos que ocorre todo por decantação. Eu fiquei sentadinha, com meu pezinho parado só apreciando a paisagem e o entra e sai de clientes em clima de férias que vieram, antes de mais nada, degustar o vinho da Decantos, acompanhado de algum prato do cardápio do restaurante.
É claro que fizemos isso também! E mais.
Fomos para a cozinha acompanhar o preparo de uma bela posta de atum pelo chef Carlos Romero. O Valle fica a 40 km do Pacífico então pratos com peixes e frutos do mar são bem comuns (e uma ótima pedida) por aqui.
Pra acompanhar o atum, o chef fez uma saladinha de folhas verdes e rabanetes e um molho de mexilhões com tomates cerejas escalfados em óleo que ficou muuuito saboroso.
A sugestão de vinho para o prato foi um Tempranillo da Linha Reserva, que na verdade harmonizou melhor com o segundo prato que provamos: tentáculos de polvo empanados e fritos, dispostos em lâminas de abacate, banhados em molho asiático picante. Na nossa opinião, o tinto mais encorpado casou melhor com o sabor intenso do molho bem carregado de sabor.
Mas para descobrir nossa preferência fomos testando, atum com chardonnay, atum com tempranillo, polvo com chardonnay, polvo com tempranillo…brincadeira boa essa né? É a nossa preferida!
Bom vinho, boa comida, bom atendimento, galera alto astral e uma vista linda: a Decantos tem tudo o que os turistas procuram e a gente aprecia. Não à toa ficamos por lá umas quatro horas.
Depois voltamos ao nosso vinhedo, ou melhor, ao nosso QG no Valle que fica cercado de parreiras e oliveiras.
No horário da lua cheia, nós já estávamos bem ali, sentadinhos em nossa mesa usual e contemplando o anoitecer de mais um dia em que nossos sonhos se tornaram realidade.