Dia 271 – 30 de maio – Quarta-feira: Sabores de Tabasco

Tabasco você conhece, é o nome de uma famosa marca americana de molho de pimenta muito consumida no Brasil e no mundo.

Não sei se é novidade pra você, mas o nome é originário de um estado mexicano situado ao sudoeste do país, numa área quente e úmida.

O clima faz crescer a banana, mas destrói as folhas mais sensíveis como alface. Em contrapartida, outras plantas próprias da região e por isso mais resistentes costumam entrar nas preparações típicas aqui em Tabasco.

Nessa quarta-feira tivemos a ajuda dos chefs Miguel de Los Santos e Santana López, do Condimento, o restaurante do Hotel Marriott, que fica no centro da capital Villahermosa.

Cozinha tradicional e internacional aos hóspedes do Marriott

Mesmo sendo um hotel de uma grande cadeia por todo o mundo, ao lado de preparações internacionais como pastas e sushis, aqui em Tabasco eles preservam as preparações típicas do estado. Seja no café da manhã, seja no almoço sempre são servidos os pratos mais consumidos pelos tabasquenhos.

Parte da mesa de doces que faz parte do buffet de almoço no Marriott

Os chefs nos levaram pra dentro da imensa cozinha do restaurante e ali nos mostraram as folhas de momo e de chipillin até então desconhecidas de nossa parte. Ambas são usadas para fazerem molhos que acompanham carne, frango ou pescado. O Chipilin é muito usado para aromatizar os tamales e foi nessa preparação que o provamos. Ambas as folhas devem ser consumidas depois de uma fervura. Cruas, têm sabor amargo.

À esquerda folhas de chipilin; à direita, momo ou folha de erva santa
Tamale de Chipilin envolto em folha de plátano

Miguel e Santana nos contaram que outro alimento muito consumido por aqui é o peixe lagarto, um peixe branco, sem muita espinha e de gosto suave. Em geral ele é consumido em salpicão, ou seja, bem desfiadinho.

Peixe lagarto, o pescado mais consumido de Tabasco
Empanada frita de massa de milho moído recheada de de peixe lagarto

Para provar o pescado, os chefs prepararam pra gente empanadas de milho com recheio de peixe lagarto. Imediatamente lembramos de Riohacha, lá na Colômbia. Não era a primeira vez que provávamos salgado com recheio de peixe. Lá na Colômbia, já tínhamos comido um pastelito de milho com recheio de bonito. Enquanto provamos ficamos pensando: não se tem muito costume de consumir pastel recheado com peixe no Brasil, não é? No máximo, pastel de camarão ou bolinhos de bacalhau (se alguém tiver algum registro de pastel de peixe, deixe nos comentários!).

Pra completar o tour gastronômico no Marriott, provamos enchilladas de frango com mole e tortilhas recheadas com queijo de fibra, mais duas variações dentre as inúmeras preparações mexicanas feitas com as tradicionais tortillas de milho.

Enchilladas de frango com mole
Miguel de Los Santos, chef do Restaurante Condimento
Sincronizada ou sanduíche de tortilha com recheio de queijo fresco

E assim conhecemos um pouco (muito) mais da cultura culinária mexicana. Nosso agradecimento especial a toda equipe do Restaurante Condimento e do Hotel Marriott Villahermosa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *