No nosso décimo primeiro dia em São Miguel do Gostoso fomos a campo. Melhor dizendo, fomos conhecer uma pequena – mas muito diversificada – plantação de pimentas! (Mostramos um pouco da nossa visita no nosso canal do YouTube. Assista clicando AQUI!)
George, que é dono da Pousada Lagoa do Sal, que é um distrito de Touros, no RN, resolveu cultivar pimentas em solo arenoso, a 400 metros da praia, às margens dos coqueiros. E não é que depois de um ano as pimentas estavam lá, firmes, fortes e ardidas?
Claro que o terreno recebeu uma preparação especial e tem um sistema de irrigação permanente que garante o desenvolvimento das plantinhas que já somam vinte tipos diferentes.
Além das mais acessíveis e conhecidas, como a malagueta, habanero e jalapeño, George cultiva a scorpion moruga, classificada no topo da escala Scoville, com alto teor de ardência.
A escala Scoville foi criada por Wilbur L Scoville em 1912 e mede a picância de uma pimenta. Para realizar o teste da ardência, uma solução do extrato da pimenta é diluído em água até que a ardência não seja mais detectável. Quanto mais água for necessário para diluir o picor, mais alto ela estará na escala Scoville.
Com as pimentas, George faz geleias e usa no preparo de molhos. Foi a primeira vez que vimos tantas pimentas diferentes juntas e foi muito interessante conhecer de perto essa fruta de que tanto gostamos. Quer dizer, eu, Dani, gosto. Já Vinicius tem verdadeira paixão.