Dia 235 – 24 de abril – Terça-Feira: Casa Naranjo, uma pousada aconchegante em Antigua

Antigua foi realmente uma surpresa. Ao lado de Cuenca, no Equador, está entre as cidades que mais gostamos até agora. O misto de cidade colonial, agitação na medida e boa oferta gastronômica nos conquistou.

Fundada em 1543, nela se conserva muita história cujo valor cultural foi reconhecido em 1979, quando Antigua foi declarada Patrimônio Mundial da UNESCO.

Plaza Mayor, Centro de Antigua
As ruas de pedra da época colonial
Igreja de San Pedro Apostolo e os tuc-tucs, os táxis guatemaltecos
Vendo a vida passar no banco da praça

Com tanta coisa pra conhecer e ver decidimos ficar mais um dia em Antigua. E com estilo! Nos hospedamos na Casa Naranjo, uma charmosa pousada montada em uma casa colonial de paredes grossas e portas de madeiras lindas e antigas.

Com apenas sete habitações, a sensação entre os muros da Casa Naranjo é de exclusividade e aconchego. Fora o silêncio…nem parece que está localizada numa das principais ruas da cidade (e com vista pra um vulcão!)!

Aliás, a localização da pousada é perfeita. A apenas algumas quadras das principais atrações turísticas está longe para evitar o desconforto dos tumultos, mas perto o suficiente pra chegar até os pontos turísticos caminhando tranquilamente, apreciando as ruazinhas charmosas de Antigua.

A porta imponente da Casa Naranjo
Quintal gostoso e tranquilo da Casa Naranjo em meio a agitação da cidade turística
Um pouco de sossego na nossa viagem frenética de volta ao mundo

Aproveitamos que estávamos pertinho do mercado público, demos um pulo lá. Ele fica bem ao lado do mercado de artesanatos, que são muito bonitos por sinal! A riqueza das cores, dos detalhes, dos materiais …uma perdição pra quem gosta de trabalhos manuais! Mas passamos batido por ali, já que infelizmente não temos espaço (nem grana) pra levar souvenirs.

Lá no mercadão ficamos impressionados com a variedade e qualidade das frutas e legumes! O solo fértil formado pelas lavas vulcânicas seria o responsável pela fartura. Importados também chegam por aqui…as uvas e maçãs são chilenas! Acabamos levando amendoim e favas tostadas para um lanchinho no meio do dia e também abacates, rico em nutrientes e que serve tanto pra comer no café com granola, como no almoço ou jantar com tortilhas.

Foi no mercado que arriscamos nossas vidas (olha o drama!) provando pepián, o prato símbolo da Guatemala, declarado Patrimônio Cultural Imaterial do país pelo Ministério da Cultura. Pepián é o molho escuro feito com várias especiarias que pode ser servido com frango, carne bovina ou de porco. A nossa veio com carne de gado. Pra acompanhar, um pedaço de chuchu, tortillas e um copo de horchata, feita com leite e farinha de arroz.

O sabor? Nos pareceu meio estranho. Muito sabor de queimado, muito amargo. Cremos que tenha tido alguma falta grave na preparação. Vamos ter que prová-o de novo!

Pepián, patrimônio cultural imaterial da Guatemala
Vinicius perguntando tudo sobre os alimentos exóticos (pra gente) a venda no mercado
De tudo um pouco: aspargos, alcachofra, brócolis, tomates, chiles,…
…berinjelas, pimentões e abóbora miniatura
Miltomate, Tomatillo, Tomate de cáscara, Tomate de hoja ou Tomate verde: o tomate da família do phisalys
Chiltepe, a pimentinha usada para fazer o molho verde que fica ao lado da maionese e do catchup nas mesas das lanchonetes

E depois que batemos perna pelo mercado, nosso quarto estava lá, prontinho pra relaxarmos!

A gente curte muito nossa casinha, mas um quarto de hotel é um luxo necessário de tempos em tempos. E no Naranjo pudemos relaxar, trabalhar e com a internet rápida deu até assistir um filmezinho no Netflix à noite. Estávamos tão confortavelmente instalados que nem saímos pra jantar à noite.

Instalações novas e decoradas com artesanato local
Em cada quarto da pousada há um caderno contendo todas as informações sobre o hotel, pontos turísticos, restaurantes e muito mais. Precisou de alguma informação é só folhear: tá tudo ali!

Obrigado Equipe da Casa Naranjo por esse momentos de relax em Antigua!