Dia 137 – 16 de Janeiro – Terça-Feira: Rodovia esburacada e praia deserta no extremo norte do Peru

Ficamos na dúvida se ficávamos mais um dia no camping de Piura ou se seguíamos caminho. Decidimos partir. Nosso seguro do carro não demoraria a vencer novamente e preferíamos estar mais perto da fronteira para não dar bobeira.

Nos despedimos dos novos amigos brasileiros, que seguiram viagem para o sul. Nós pegamos estrada em direção a Zorritos, Tumbes, na costa peruana bem na divisa com o Equador.

A estrada estava péssima. Buracos, caminhões, desvios, areiões…nem parecia o mesmo Peru que conhecemos quando entramos pela fronteira com o Brasil. Nessa parte do Norte aparentemente o governo não tem dispensado o mesmo tratamento do restante do país.

Bem, o que importa mesmo é que paramos para almoçar na cidade de Mâncora, que também tem praia e aparentemente uma infraestrutura bacana. Num restaurante na beira da estrada provamos tortilla de lagostin, um omelete com camarões bem caprichado pelo preço cobrado: 8 solis. Isso depois de termos recebido de entrada uma porção de ceviche e de tequeños de queijo.

Não perdemos tempo e pegamos o resto da estrada esburacada para chegar ainda cedo ao nosso destino: a praia de Zorritos. Sem dúvida nenhuma foi a praia mais bonita que vimos no Peru, se aproximando as nossas, nordestinas. Até coqueiros à beira mar ela tem.

Ao norte do Peru, um pequeno paraíso tropical

Lá ficamos em um local bem conhecido dos overlanders, o Swiss Wassi, conhecido por ter uma estrutura legal para receber a galera que viaja de carro. Banheiro limpo, chuveiro morno, energia, água…tudo isso de frente para a praia.

Nossa casinha com os demais Overlanders em Zorritos

Assim que chegamos, os donos, ele suíço e ela peruana, foram nos receber de forma calorosa. Logo em seguida vieram os suíços, alemães e franceses que já estavam acampados no lugar dias, até meses…

Mas já era tarde e logo o sol baixou. A curtição da praia e dos novos amigos de estrada ficaria para o dia seguinte. Aproveitamos para conferir algumas coisas na internet, depois jantamos e logo fomos descansar.