Segunda é dia de ir para a escola!
Já era quase meio dia quando fomos conhecer a chef e professora Carolina Grajales Garcia, idealizadora de uma escola diferente, voltada à alimentação saudável, tanto para adultos como para crianças. O Instituto de Educación em Salud Alternativa oferece cursos bem interessantes com conceitos diferenciados como Bio Cozinha Saudável, Nutrição Energética e Cozinha Holística.
Confessamos: ainda é um pouco confuso pra gente todas essas vertentes da cozinha natural. A cada dia encontramos novos conceitos, novos princípios alimentares, novas classificações, um mundo cheio de alternativas pra quem quer viver de forma saudável.
Pra nos ajudar a entender um pouco mais esse universo, Carolina nos contou que a cozinha holística cuida principalmente de mudar nossa percepção sobre a alimentação, compreendendo tudo o que com ela está relacionado. Todo ciclo importa, desde a origem do alimento, a seleção e a forma como se prepara, até a energia, o estado emocional em que se encontram as pessoas que estão elaborando a comida. Também cuida das condições higiênicas, das combinações dos alimentos, do tipo de alimento ideal para cada atividade diária. A cozinha holística também se encarrega de observar todo o ritual que envolve a hora de comer, como o ambiente, a luz, com quem é compartilhado esse momento e até a mastigação.
Muita coisa né?
Muita coisa que a gente não para pra pensar, que não ensinaram a gente parar pra pensar, que certamente não está entre as preocupações primordiais do ser humano, mas deveria. Aliás, não deveríamos precisar pensar nisso, deveria ser algo automático, inconsciente, como é a escolha da maioria das pessoas ao parar no drive thru de uma cadeia de fast food ao sair do trabalho.
Depois de um bate papo sobre cozinha holística foi a vez de colocar os ingredientes frescos e recém colhidos para trabalharem ao nosso favor. Carolina e Martha fizeram sopa de chipilin, uma erva aromática bastante utilizada na região sudoeste do México. O caldo foi feito com cebola, tomate verde e alho linguados, encorpados com bolinhas de massa de milho nixtamalizado (para saber o que é isso, volte uma casa! rs).
As folhas de chipilin tem propriedades tranquilizantes, são ricas em proteína, fibra, ferro, cálcio e vitaminas A e C. Crua tem sabor amargo, mas nos preparos dão um toque aromático bem gostoso.
.
Temos muito ainda o que aprender sobre alimentação, não é mesmo? Nessa aventura pelo mundo dos sabores temos visto que precisamos tomar consciência do que colocamos no prato, mas nesse dia fomos além. Aprendemos que devemos nos preocupar também com o momento antes do preparo, assim como durante nossas refeições, para que o nosso corpo possa receber todos os benefícios nutricionais dos alimentos que ingerimos. Em resumo, queridos leitores, devemos ter em mente que o alimento é a nossa gasolina e ela deve ser Premium.