Descobrindo que Cuba tem muito a nos ensinar
Nosso sábado foi pura inspiração!
Foi numa livraria em Havana que conhecemos um pouco da história de Vilda Fegueroa e José Lama, o casal de cubanos que há 22 anos se dedica a um projeto comunitário digno de muitos aplausos.
A ideia central do projeto é capacitar pessoas com técnicas simples de conservação de alimentos. Ao longo dos anos empreenderam muito estudo e trabalho, chegando ao impressionante número de 700 produtos desenvolvidos, todos de forma natural, sem aditivos. Entre eles estão conservas, polpas de frutas e de vegetais, molhos, doces e geleias.
Em 1996, iniciaram o projeto do nada e com muito trabalho construíram uma história de sucesso reconhecida não só pelos cubanos como pela comunidade internacional. Representantes de 350 delegações cubanas e 66 países já visitaram o projeto. O casal já publicou 38 livros, sendo doze deles premiados pela crítica internacional.

Nas palavras de Vilda, o segredo do sucesso do projeto depois de tantos anos é que eles “ensinam fazendo”. Além disso, não vivem da venda dos produtos que fazem, senão dos cursos que ministram. A intenção é que a a partir do que aprenderam as pessoas realmente façam suas conservas e outras preparações, de modo que coloquem em prática o conhecimento adquirido.

A parte de tudo o que foi dito no encontro, pessoalmente entendemos que a importância do projeto reside no fato de que para a maioria da população cubana não há uma grande oferta de alimentos, muito menos condições financeiras de adquirir produtos frescos (lembramos que frutas e vegetais não entram na lista de produtos subsidiados pelo governo). Assim, as técnicas de conservação são super relevantes por estenderem a vida útil dos alimentos e garantirem aos capacitados a possibilidade de uma alimentação mais sana, uma alternativa inteligente ao uso de industrializados cheios de conservantes e aditivos químicos.
Saímos da livraria super agradecidos por ter a possibilidade de conhecer tão nobre iniciativa. Uma história de vida dedicada ao estudo, ao ensino e a melhoria das condições alimentárias do seu povo que ganhou toda nossa admiração.