Dia 124 – 3 de Janeiro – Quarta-Feira: Ceviche simples, rápido e fácil direto de Miraflores

Nosso primeiro compromisso do ano foi em Miraflores, o bairro mais charmoso de Lima. Às nove da manhã partimos com um abraço apertado dos Nunes, a família que sempre nos lembramos com muito carinho.

El Señorio del Sulco. Esse era o local onde encontraríamos Flavio Solórzano, o chef que comanda a cozinha do restaurante que tem três ambientes, está super bem localizado em Lima e é finamente decorado. Se você já esteve em Lima é possível que tenha passado em frente ou mesmo conhecido o local.

                                                         Chef Flávio Solórzano: simplicidade na técnica, complexidade no sabor.

Flavio nos contou um pouco da sua trajetória, de como se tornou chef e de como vê a cozinha peruana dos dia de hoje (essa conversa estará disponível em breve no nosso canal do YouTube).

Depois ele nos mostrou como pode ser fácil preparar um saborosíssimo ceviche, o prato mais emblemático da costa peruana. Com apenas cinco ingredientes é possível se deliciar com um prato refrescante, saudável e que pode ser feito em qualquer lugar do mundo.

Anote aí a receita para servir bem uma pessoa:

  • Uma posta de pescado de mais ou menos 150 gramas, cortada em cubos de aproximadamente 1cm³. Escolha um peixe de carne branca e um pouco consistente;
  • Suco de três limões bem suculentos (se tiverem pouco suco, acrescente mais um);
  • Uma colher rasa de pimenta vermelha bem picadinha;
  • Meia cebola roxa cortada em fatias finas. Deixe-as descansando em um pouco de água durante uns cinco minutos antes de acrescentá-las ao preparo.
  • Sal a gosto.

     Com os ingredientes à mão é só misturá-los lentamente para ir incorporando sabor. Acrescente primeiro o suco dos limões ao peixe para que comece lentamente o processo de “cozinhar” o pescado. Em seguida coloque o sal, a pimenta, a cebola e também um pouquinho da água em que a cebola ficou de molho. Mexa e prove, corrigindo o sal o limão se necessário. 

Para acompanhar o ceviche é legal servir algo de sabor mais neutro ou até doce, como o camote, a nossa batata doce. No final, Flavio acrescentou um pouco de coentro e serviu também com milho cozido, para quebrar a acidez do ceviche.

                                                                              Ceviche básico: cinco ingredientes e pronto!

Teste aí e depois nos conte! O passo-a-passo está em vídeo no nosso Canal. Dá o play!

Saímos do Señorio ainda cedo e por volta das duas da tarde já estávamos na casa da simpática Elizabeth. Alugamos um quarto pelo Airbnb. Nossa primeira experiência com o aplicativo não poderia ter sido melhor. Elizabeth é professora de línguas, já escreveu um livro e gosta de interagir com pessoas de diferentes culturas. Além disso é uma senhora muito amável, gentil e por demais prestativa. Assim que chegamos nos colocou a par dos compartimentos da casa e nos mostrou o quarto que alugamos.

A par das regras da casa, descansamos e, ao final do dia Vinicius aproveitou a cozinha disponível e preparou o jantar. Fez ollucos, o tubérculo redondinho de gosto terroso dos Andes, com alho poró e gengibre. Um prato vegetariano de sabor intenso, bem ao nosso gosto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *