Dia 44 –15 de outubro – Domingo: A arte da extração de um bom Café

E uma torta de cupuaçu divina para acompanhar

O relógio do celular dizia 6:30h quando acordamos. Levantamos rapidinho, fizemos café e fomos aproveitar os recantos naturais da Chapada Diamantina.

Como tínhamos compromisso com Samanta (a barista que encontramos no dia anterior) só no início da tarde, fomos caminhando até a Cachoeirinha, o passeio mais próximo da cidade. A soma de fácil acesso mais cidade cheia de turistas resultou um passeio um pouco frustrante. Enquanto na Chapada dos Veadeiros vimos paisagem escondidas, sem ninguém por perto, na Diamantina dividimos espaço com uma excursão de adolescentes.

As cachoeiras estavam praticamente sem água e haviam vendedores ambulantes por todos os lados.

De toda forma conseguimos caminhar um pouco, fazer um pouco de trilha e queimar as calorias ingeridas deliciosamente no dia anterior.

Voltamos ao camping, fizemos almoço e logo fomos à Cafeteria São Benedito, que fica na rua da baderna, bem no centrinho de Lençóis. Samanta, o marido e o filho já nos aguardavam. Aliás, a família inteira trabalha na Cafeteria e creio que esse seja um das receitas de sucesso do lugar.

Samanta é barista, mas começou como garçonete, quando a ideia era ser apenas…diarista. Força de vontade, dedicação, estudo e perseverança fizeram dela uma excelente barista. Preocupada com os mínimos detalhes e sempre procurando se aperfeiçoar, Samanta explicou pra gente que depois de estudar muito por conta própria foi à São Paulo e Belo Horizonte se especializar. E pudemos sentir na xícara o resultado de todo esse empenho!

Provamos vários cafés feitos por Samanta: coado, expresso, cappuccino e até milk shake de café. Todos, sem exceção, eram divinos! Se forem a Lençóis não deixem de ir à Cafeteria São Benedito! Samanta estará por lá certamente e os deixará igualmente encantados!

Se você quiser se deliciar, peça a torta de cupuaçu. É um dos doces mais saborosos que você irá provar feito com uma fruta típica brasileira. E com certeza você se lembrará dele para o resto da sua vida, assim como nós lembraremos.

E se por acaso você disser que não gosta de cupuaçu, peça outra torta. Pelo que pudemos provar na cafeteria, não tem chance de você errar no pedido. Tudo é delicioso!

Depois de uma aula de como extrair o melhor café (contamos tudo no nosso canal do YouTube! Não deixe de assistir, é só clicar AQUI! O vídeo ficou muito legal!), pegamos estrada em sentido ao litoral da Bahia. Paramos no meio do caminho, em um posto bem estruturado, com restaurante, chuveiro e um estacionamento silencioso. Era tudo o que precisávamos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *