Dia 4 – 05 de setembro de 2017 – Terça-feira: Dia de conhecer o famoso Barreado!

Provando o prato típico do litoral paranaense

Acordamos às seis da manhã novamente. Parece que esse será o horário oficial de acordarmos daqui em diante. Não, não colocamos despertador. É a aventura que nos chama!

Nosso principal compromisso do dia: provar o tão famoso Barreado!!

Foi o Restaurante Empório do Largo que nos apresentou o prato. Fomos muito bem recebidos pela proprietária Gabriela que nos mostrou o local e nos explicou um pouco da história do restaurante. Logo depois conhecemos Luis Antônio, marido de Gabriela e também proprietário do restaurante. Apaixonado por história e arquitetura nos mostrou muito mais que um prato típico. Contou a história da casa que abriga o restaurante, construída em 1733 e dos objetos que o decoram. Também nos falou da preocupação de seu pai em manter a casa com as características originais na década de 70 quando todos diziam para colocá-la a baixo e fazer sobrados para alugar.

A casa foi restaurada em 2008 e atendeu às exigências do Departamento de Patrimônio Histórico da Secretaria de Cultura do Estado do Paraná. Ela margeia o rio límpido e calmo que corta a cidade e foi com vista para o rio que provamos o famoso Barreado.

Pra quem não conhece, o Barreado é um cozido de carne bovina de que fica cozinhando em temperos por horas em uma panela de barro até desmanchar. A panela era costumeiramente fechada com barro, por isso o nome do prato, mas nos dias atuais é fechada com uma pasta a base de farinha de mandioca. Assim que a panela ganha pressão fissuras aparecem na farinha que deixam o ar escapar. Essa é a hora de baixar o fogo e deixar cozinhar lentamente. O caldo é feito em grandes quantidades e é mantido quente durantes dias, até ser totalmente consumido.

Na hora de consumir costuma-se fazer um pirão com farinha de mandioca e o caldo do barreado. O prato combina muito com banana, in natura ou frita, à milanesa.

barreado
O Barreado vem acompanhado de banana da terra e farinha de mandioca

Embora o Restaurante Empório do Largo esteja muito ligado às origens, não deixa de apresentar novidades. Recentemente retiraram o sistema de rodízio e agora somente oferecem o Barreado à la carte. Segundo a proprietária, evita-se desperdício e é possível dividir o prato.  A novidade também vai permitir a entrada de novos pratos diferenciados no cardápio.

Hoje já é possível experimentar um bolinho de barreado recheado com queijo que fica uma delícia com o molho que acompanha com um toque de gengibre e limão siciliano.

barreado
Bolinho de barreado: aperitivo surpresa!

E foi ali no Restaurante mesmo, na companhia dos proprietários, que tivemos o prazer de conhecer o Felipe, do @coofeelocal, um grande apreciador de café! Eis que depois do almoço que ele tira da sua bolsa um saco de grãos torrados vindos do Peru, um pequeno moedor de grãos e sua Pressca e nos prepara um café fresquinho ali mesmo na mesa do restaurante! Felipe, adoramos a oportunidade de conhecer um pouco mais das técnicas do preparo de um bom café!

Dia de muito aprendizado, de muitas histórias e de conhecer gente bacana!

Contamos um pouquinho da história do barreado no vídeo abaixo, publicado em nosso canal do Youtube!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *