Dia 174 – 22 de Fevereiro – Quinta-Feira: A adaptação do nosso carro-casa!

Estávamos na Colômbia, terra da bandeja paisa, do arroz com feijão. Mas estávamos em Palomino, na praia, e por aqui o feijão não faz tanto sucesso quanto na região central de Antioquia.

Nessa quarta-feira em que nos dedicamos ao trabalho “em casa”, decidimos fazer o nosso próprio almoço. E, modéstia parte, ficou uma delícia. Arroz, feijão, chicharrón, salada de beterrabas. Tudo à sombra das mangueiras, em um cantinho sossegado do Povoado.

Preparando o almoço

Levamos um prato ao chef Carlos e sua esposa Carol que tão amavelmente nos receberam em seu restaurante nesses dias. Surpreso por termos preparado a refeição no carro, Carlos disse ter sido o melhor feijão que já provou em sua vida e suspeitamos não ter deixado nada para Carol provar…

O carro nos dá muita liberdade para irmos onde quisermos e a adaptação que fizemos em seu interior tem servido perfeitamente para o nosso propósito.

Muitas pessoas ficam surpresas quando vêem que estamos preparando algum prato no carro, mas a verdade é que nele temos tudo o que precisamos.

Pra quem ainda não viu em nosso Canal do YouTube (clique AQUI para assistir), nós fizemos uma super adaptação em nossa Hilux SW4 para nos proporcionar um pouco de conforto durante nossa viagem de volta ao mundo.

PROJETO DE ADAPTAÇÃO DO INTERIOR DO NOSSO CARRO/ CASA

Depois de termos escolhido o carro que nos levaria aos quatros cantos do mundo (confira mais no post sobre a escolha do carro, clicando AQUI), a parte do planejamento do interior foi certamente o que levou mais tempo e estudo para elaborarmos um projeto que suprisse nossas necessidades na estrada. Vamos tentar detalhar um pouco como foi essa etapa do planejamento e como está sendo até agora, depois de seis meses de volta ao mundo.

fogão a gasolina coleman
Nossa casinha antes da adaptação

ONDE DORMIR?

A primeira grande decisão que tomamos foi em relação à cama. Passamos um terço da vida dormindo e isso não é diferente na viagem. Economizar com hospedagem é fundamental para que o nosso projeto tenha vida longa. (Já falamos sobre onde dormir nesse post AQUI).

Uma barraca de chão ou de teto teriam dado conta do recado? Cremos que sim, a final nos adaptamos às condições que temos à disposição. Contudo, certamente não trariam o mesmo conforto e praticidade da nossa pop up roof tend.

Com uma barraca de chão, encontraríamos limitações para achar um lugar adequado e seguro. Muitas vezes seria necessário pagar um camping para poder pernoitar com tranquilidade. Já dentro do carro, é possível dormir em qualquer lugar em que possamos estacionar e estamos relativamente menos expostos que em uma barraca de chão.

A barraca de teto teria sido nossa segunda opção, mas ponderamos o valor da barraca, o trabalho que daria para abrir e fechar todos os dias, a vulnerabilidade de dormir com uma escada que dá acesso à barraca, a mão-de-obra para secarmos a lona em caso de chuva, a impossibilidade de acessarmos a cama por dentro do carro…enfim, daria conta do recado, mas não era a melhor opção pra gente.

Como estamos falando de um projeto de três anos na estrada, achamos conveniente investirmos em algo que faria diferença no nosso dia-a-dia. E depois de seis meses podemos dizer que estamos super satisfeitos por termos optado pela cama pop-up.

Em qualquer lugar, em vinte segundos nossa cama está pronta, com a roupa de cama e tudo. A vedação é muito boa e quando estamos rodando não entra água, tampouco poeira nessa parte do carro. O fato de podermos acessar a cama sem sair de dentro do carro é outra forte vantagem. Pode estar chovendo ou pode estar cheio de mosquitos lá fora que conseguimos montar nossa cama sem sair do carro.

Nossa cama vista por dentro

O outro ponto positivo que leva vantagem sobre a barraca de teto convencional é podermos ficarmos em pé dentro da nossa casinha. É claro que o espaço é reduzido, mas poder trocar de roupa dentro de casa não tem preço!

O nosso carro é a nossa casa agora. Essa facilidade nos ajuda demais, mas certamente não é essencial para os que querem sair a viajar, assim como não é necessário ter um motorhome mega, super estruturado. Para viajar bastar ter vontade, coragem e se planejar direitinho.

Bem, escolher pela cama no teto do carro fez toda diferença para pensarmos na segunda parte do projeto: o interior.

 

A COZINHA DO NOSSO CARRO/ CASA

Poder cozinhar durante a viagem, além de ser essencial para economizarmos, nos traz muitos bons momentos, já que é o nosso passatempo favorito. Quando pensamos em cozinha, algumas coisas não podem faltar: fogão, geladeira, pia e acessórios. Com isso em mente passamos a pesquisar as marcas e modelos que achamos mais adequados ao espaço que tínhamos disponível.

FOGÃO

O fogão foi o mais fácil decidir. Ele teria que ser à gasolina. Fácil de encontrar e sem necessidade de buscar pelo gás ideal que se encaixasse no fogão. Assim foi que pesquisando, decidimos pelo fogão da Coleman de duas bocas. A dificuldade maior foi encontrar onde comprá-lo. Depois de muitas buscas vimos que não havia no Brasil. Acabamos comprando na Amazon e importando. Com os custos de envio de imposto de importação o valor ficou meio salgado, mas não nos arrependemos. Usamos o fogão todos os dias e tem sido ótimo. Costumamos usá-lo do lado de fora do carro, mas também já usamos dentro, em casos mais excepcionais, como quando está muito frio ou com muito vento.

Assista ao vídeo onde mostramos um pouco da nossa “cozinha” e do funcionamento do fogão a gasolina Coleman. É só clicar AQUI!

Se você tem interesse em comprar o fogão, a Amazon entrega no Brasil. O fogão a gasolina da Coleman pode ser encontrado em https://amzn.to/2PJ8Jsf

GELADEIRA

Quanto maior, melhor. Porém, quanto maior mais espaço ocupa e consome mais energia. Assim, optamos pelo modelo da Waeco, 12v/24v/110v/220v, com capacidade para 42 litros. Até agora não sentimos necessidade de uma maior. Um congelador seria fenomenal, mas estamos nos virando muito bem só com a geladeira. Como ela pode chegar à temperatura de quatro graus negativos, quando necessitamos mesmo do congelador, baixamos a temperatura e optamos por deixar tudo congelado…

fogão a gasolina coleman
Geladeira à esquerda, fogão à direita.

PIA

A pia é bem pequena, mas quebra um galhão! Algumas vezes lavamos a louça em pias dos lugares onde estamos, mas é mais para economizarmos a água do tanque do nosso carro do que pela facilidade em si. O mais importante na escolha da pia foi optar por um modelo fundo, para caber uma panela um pouquinho maior. Há um vídeo em nosso canal do YouTube que mostra um pouco como lavamos a louça dentro do carro.

Quer ver como lavamos a louça dentro do carro? Tem vídeo no canal! Assista clicando AQUI!

ARMÁRIOS

Os armários foram projetados depois de termos decidido em que parte do carro ficariam o fogão, a geladeira e a pia. Optamos por colocar a geladeira atrás do banco do motorista, – perto da bateria secundária que fica logo abaixo da geladeira – para ser de fácil acesso pela porta lateral traseira e também quando estamos rodando. Muitas vezes queremos comer ou tomar algo quando estamos nos movendo e a facilidade de pegar na geladeira sem ter que parar o carro é uma mão na roda!

A pia ficou mais próxima à parte traseira do carro – onde colocamos a mangueira que serve tanto para lavar louça dentro como fora do carro – e perto do reservatório de água, que foi colocado no lugar do step, entre os pneus traseiros.

O fogão ficou logo ao lado da pia e logo abaixo dele desenhamos uma mesa para que possamos apoiar o fogão quando cozinhamos dentro do carro. A mesinha também serve para comermos nos dias mais frios.

Os espaços restantes foram projetados para abrigar nossos utensílios de cozinha, alimentos, roupas, equipamentos e produtos de higiene pessoal.

fogão a gasolina coleman
Vista do interior do nosso carro-casa

Deixamos dois espaços para guardar panelas, pratos, copos, etc. No armário do meio, que tem menor variação de temperatura, guardamos os alimentos. No outro armário, que fica abaixo do fogão e que tem acesso mais difícil, colocamos o que menos utilizamos, como roupa de cama sobressalente, uma pequena “dispensa” com produtos de higiene pessoal, livros, etc.

Na parte da porta traseira do lado do carona, há um armário com acesso tanto pelo lado de fora do carro, como por dentro. Ali colocamos as coisas que precisamos ter mais a mão, como as nossas necessaires.

Do outro lado fizemos armários baú mais baixos, com quatro divisões, duas maiores, onde guardamos nossas roupas, e duas menores, uma para colocar roupa suja ou toalhas e a outra pra encaixarmos garrafas ou caixa de ovos, por exemplo.

BANHEIRO

Sim, nós temos um porta potti na nossa casinha. Compramos um modelo da Nautika que coube certinho no corredor do nosso carro. Passamos os três primeiros meses sem usá-lo, mas depois que o usamos pela primeira vez, vimos que era super prático. É claro que só o usamos em situações emergenciais. O equipamento é muito bom, não deixa cheiro nenhum e quebra um galho quando são três da manhã, faz um frio danado lá fora ou não há banheiro disponível por perto.

fogão a gasolina coleman
Apertadinho, mas tem tudo o que a gente precisa!

Nesses primeiros seis meses de viagem não podemos nos queixar do nosso mini mini motor home. Nos adaptamos super bem ao novo estilo de vida. No início era difícil até subir no carro, eventualmente batíamos a cabeça em algum lugar, mas agora já nos acostumamos a nossa casinha super compacta que tem nos levado a descobrir os sabores mais fantásticos desse planeta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *