Conhcendo um pouco sobre essa ciência da nutrição
Nunca ouviu falar em trofologia? Pois a gente também desconhecia até que nos falaram de Carolina Marqueda Mosqueda, uma chef de cozinha que vive em Mérida e se dedica ao estudo dessa vertente da nutrição natural.
Nós, é claro, fomos atrás de Carolina para aprendermos um pouco mais sobre o assunto.
Ela nos contou que desde os seis anos de idade sofria de dores na vesícula e seus pais nunca deram muita importância aos seus reclamos. Aos dezesseis anos teve escolher entre ir para a sala de cirurgia ou diminuir a gordura corporal. Carolina não teve dúvidas e tomou a segunda opção como objetivo primordial de sua vida. Neste momento conheceu o livro “A Doença como Caminho” e com ele aprendeu que tinha que dar atenção ao grito de socorro de seu corpo e tomar medidas naturais para socorrê-lo das enfermidades. Nessa busca, anos mais tarde, acabou encontrando a trofologia e hoje dá cursos para ensinar as pessoas a comerem e viverem melhor.
Mas afinal de contas, o que é trofologia?
A palavra vem do grego e quer dizer estudo da nutrição. É, resumidamente, como mantemos ou restabelecemos a saúde por meio da combinação correta dos alimentos em nossa dieta diária.
Assim, a trofologia procura responder, por exemplo, quais os efeitos de se mesclar arroz com carne de porco, ou frutas com cereais. Como o organismo digere ou não essas misturas, como ele reage bioquimicamente às mesclas dos alimentos.
O objetivo do estudo é saber selecionar, combinar e preparar os alimentos de forma que eles não alterem o pH do nosso estômago e facilitem o processo de digestão, para que assim o corpo consiga extrair e absorver todos os seus nutrientes.
Lembremos que comer, antes de mais nada é nutrir, mas se feito de forma errada acabam nos causando dano.
O mais interessante da trofologia, como nos contou Carolina, é que ela tem enfoque individual. Apesar de ter certas diretrizes, cada pessoa reage aos alimentos de forma diferente. O importante é sabermos escutar o nosso corpo, ver com ele reage aos diversos tipos de alimentos, se nos sentimos leves ou pesados, se digere fácil, se causa gases, bem estar ou desconforto.
Ou seja, a trofologia leva a sério o ditado de que somos o que comemos!
Em meio a conversa a chef serviu pra gente chá de semente de ramón, uma semente nativa dessa região do México cheia de propriedades medicinais. Além do chá, ela nos ofereceu uma linda sobremesa feita do próprio chá, gergelim, mel, cacau e farinha de mandioca…tudo como manda a trofologia.
Bem, a trofologia é muito mais do que descrevemos aqui. Se você ficou curioso, recomendamos que procure um profissional da área ou, se o seu espanhol estiver afiado, pode falar direto com a Carol. Mande-nos um e-mail para [email protected] que repassaremos o seu contato para a chef!
Muito interessante a trofologia!