O dia amanheceu lindo. Sol brilhando no horizonte e milhões de expectativas para conhecer mais de Minas Gerais. Às 7 da manhã os funcionários da Peneira Alta já estavam chegando para mais um dia de trabalho. Thiago, o mensageiro do nosso projeto nos trouxe pães de queijos, broas de milhos e um doce folheado de goiabada que não deu nem tempo de bater foto. Comemos de uma só vez de tão delicioso! É tanta hospitalidade e generosidade que a cada dia temos mais certeza: o mundo é cheio de pessoas boas sim!! E o dia nos mostraria mais dessa verdade.
Às 7:30hs já tínhamos compromisso: visitar a fazenda de café Nossa Senhora da Conceição. Um dos funcionários da Peneira Alta nos indicou o caminho. Walter, o técnico agrícola da fazenda, foi quem nos guiou pela fazenda, contando todo o processo de plantio até a a hora de encaminhar o café para o armazém. A safra do café acabou em agosto, não pudemos presenciar o processo na prática, mas pudemos ter uma boa noção de tudo que acontece numa fazenda de café. Assista ao vídeo, clicando aqui!
Logo depois tínhamos novo compromisso: conhecer de pertinho uma empresa do ramo alimentício reconhecia nacionalmente por sua qualidade indiscutível. A Laticínios Aviação.
No último dia 20 de setembro, a empresa completou 97 anos de existência e até os dias de hoje se mantém na família Alvarenga.
Foi Luciana Alvarenga, tataraneta do fundador que nos contou um pouco da história de sucesso da empresa e nos apresentou a linha de produtos vendida pela marca hoje em dia e que vai muito além da deliciosa manteiga Aviação.
Casa da Manteiga é a loja que fica do outro lado da fábrica e que oferece ao cidadão de São Sebastião do Paraíso e a todos os que passam por lá deliciosos queijos, doces de leite, requeijões…além de café, água mineral e achocolatado. Hummm!
Poder conhecer de perto os idealizadores de uma marca que fabrica um produto que a gente consome diariamente foi um enorme prazer. Nossa admiração pela marca só aumentou!
Se você passar por Minas, não deixe de fazer uma visita à loja. Lá é possível encontrar todos os produtos da marca, como o requeijão com ervas finas, o queijo muçarela em palito, o doce de leite com baunilha…
Obrigado família Aviação por nos receber, contar um pouco da história de sucesso da marca e principalmente por oferecer aos consumidores brasileiros produtos de qualidade!!
Era hora de seguirmos viagem. A Serra da Canastra nos traria novas e deliciosas descobertas. Chegamos na Pousada Vale dos Canteiros lá pelas duas da tarde. Demoramos mais do imaginávamos. A estrada de terra não estava muito bem conservada. Mas cada solavanco dentro do carro valeu a pena.
A pousadinha fica num lugar calmo, tranquilo, bem de roça. Instalações simples, mas com aconchego por todos os cantos. Cachorros, araras, vaquinhas, galos e galinhas convivem em harmonia com os hóspedes.
Elidiane, uma das donas da pousada foi quem nos recepcionou e logo de cara nos convidou para almoçar. A comida estava sobre o fogão à lenha e o cheirinho de coisa boa abriu o apetite na hora!
Feijão, arroz, inhame, carne de panela e saladas fazem parte do cardápio diário da pousada. Comida caseira saborosa! Quase tudo é plantado, colhido e produzido no local.
Como sobremesa está ele lá, o queijo Serra da Canastra, pouco curado, com sabor da fazenda. O doce de leite também se fazia presente e juntos formam uma das grandes delícias da culinária mineira.
Durante o almoço conhecemos o Sr. Joaquim, pai de Elidiane, e idealizador da pousada. Nos contou que o início, vinte anos atrás, foi difícil, as pessoas desacreditaram na proposta. Mas sua esposa não deixou a família desistir. A persistência foi trazendo pessoas e mais pessoas para viver, num final de semana, a vida tranquila da roça. Hoje a Pousada tem seus quartos lotados aos finais de semana e nos feriados prolongados é preciso reservar com antecedência.
Com o final da tarde chegando decidimos passar a noite ali mesmo. A propaganda do café da manhã da Pousada foi grande e ficamos curiosos para conhecer. Quase tudo que é servido é feito na cozinha da fazenda mesmo, no dia em que é servido. Não podíamos deixar passar essa experiência. (Assista ao vídeo que gravamos na Pousada, incluindo receita de pão de queijo, clicando aqui!)
Agradecidos por esse dia verdadeiramente abençoado, ainda trabalhamos um pouco e logo fomos dormir. Era preciso repor as energias para o próximo dia!