Provando as delícias de Minas Gerais direto da fazenda
Acordamos às 4 da manhã para acompanhar a preparação do famoso café da Pousada Vale dos Canteiros. Às 5 horas a cozinha já estava cheia. Seis mulheres preparavam cada qual uma receita. Enquanto uma fazia pão de queijo (assista ao vídeo com receita clicando aqui!), a outra fazia pães recheados. A terceira fazia biscoitão, a rosca do Sul. A quarta preparava bolo de fubá. Também passavam o café, cortavam frutas, preparavam sucos e mais bolos.
Ao final, além de tudo isso, a mesa recebeu queijo da canastra, uma variedade de geleias, manteiga, granola…
Foram 3 horas de preparação do café. Às 8 horas os hóspedes começaram a chegar para o desjejum. Não havia quem não ficasse de boca aberta com tanta variedade. Comemos de tudo um pouco… comemos muito, para poder provar um pouquinho de cada coisa. Os pães recheados são muuuito bons e não à toa a receita é guardada em segredo.
Depois do banquete, subimos ainda mais a Serra e fomos parar em São Roque de Minas, uma cidadezinha que concentra vários produtores de queijos. Fomos conhecer o Sr. Onésio, que faz queijo desde criança, mas que o comercializa com registro há uns cinco anos. O queijo do Sr. Onésio recebeu dois prêmios em 2017: melhor queijo regional artesanal da Canastra e o melhor queijo no concurso estadual. Em outubro o queijo irá participar do concurso Nacional em São Paulo.
Onésio dá nome ao queijo, mas a família toda está envolvida na produção que faz 20 peças por dia. Povo simples, mas com coração grande. Nos receberam sem aviso no sábado e apesar de não permitirem filmagem na sala onde o queijo é produzido “para evitar contaminação do lugar”, Adriana, filha de Onésio, nos contou todos os cuidados que eles têm desde a hora da ordenha até a entrega do produto final. Vacinas, certificações, controle de qualidade foram palavras muito repetidas na visita. Para assistir ao vídeo que gravamos na queijaria do Seu Onésio, clique aqui!
O queijo é uma verdadeira delícia do interior do Brasil e com ele é possível fazer muitas receitas, como o pão de queijo, obviamente. O queijo do Onésio é distribuído para todo Brasil. É só ligar que eles despacham pelos Correios.
Acabada a visita, seguimos pelas estradinhas de terra empoeiradas até encontrarmos uma sombra para parar o carro e almoçar. Uma hora mais tarde chegamos em Piumhi, onde moram Sinara e Joaquim.
O casal nos acolheu calorosamente naquele dia, passamos horas conversando, tomando cerveja, cachaça e trocando receitas, em especial da família da Sinara, minera da gema. Sinara nos ensinou a fazer Broa de Fubá (tem vídeo no canal mostrando tudo! Clique aqui para assistir!) e Pão de Queijo. De quebra ainda ensinou a receita de um doce de origem portuguesa, o Brisas do Lis, parecido com o quindim, mas com amêndoas no lugar de côco. Hummmm! Foi uma verdadeira delícia conhecê-los pessoalmente!