Nossa primeira noite no posto foi um pouco conturbada. Certamente por conta da nossa inexperiência em passar a noite em locais assim. Estacionamos muito próximo ao posto, que era 24 horas, e perto da passagem dos caminhões que não paravam de chegar. Ainda assim, como nós dois temos o sono pesado, foi possível ter umas boas horas de sono.
Enquanto Vinicius fazia café, eu fui tomar banho. Seis reais por oito minutos. Isso para o banheiro masculino. No feminino não havia limite de tempo. No final a moça fez por R$10,00 os dois banhos. Dois reais economizados. Numa viagem de longa duração como a nossa, qualquer centavo conta.
Café e banho tomados era hora de pegar mais estrada. Duzentos kilômetros nos separava de Maringá. Às dez e meia chegamos ao Restaurante Habanero Grill, número 1 no ranking do trip advisor. E não é pra menos. Leandro Carreira, chef e proprietário do restaurante, elaborou um cardápio de abrir o apetite de quem quer o esteja lendo. Quer exemplos? Risoto de queijo gouda e bacon, Risoto de queijo brie com damasco, Congrio ao molho FraDiavolo com lulas e camarões no risoto parmesão… Delícia né? E na hora de provar a comida então! A expectativa é totalmente atendida!!
Leandro nos contou um pouco da sua passagem pelos Estados Unidos, onde trabalhou por nove anos em mercados, bares e restaurantes. Chegou a ter seu próprio restaurante nas terras do tio Sam! Mas depois de nove anos vivendo no lugar que o aproximou da gastronomia era hora de voltar ao Brasil e montar seu próprio negócio por aqui. Hoje, além de dono do Habanero, é sócio-proprietário de outros dois restaurantes na cidade. E foi para um deles que Leandro precisava ir para comandar a cozinha.
Antes de sair, deu às orientações ao sus chef Rodrigo que executou os pratos que tivemos o prazer de experimentar. Entrada de coração de alcachofra grelhada e carre de cordeiro com risoto de ervilhas e cebola chalota. Tudo delicioso!
Antes de irmos embora ainda conhecemos a simpática Juliana, esposa de Leandro, uma goiana que ele conheceu ainda nos Estados Unidos e hoje comanda o salão do Habanero Grill. Que bom podermos compartilhar mais uma história de amor pela arte de cozinhar!
Era hora de conhecermos um pouco mais da cidade de Maringá. Primeiro fomos ao Mercadão da cidade, que nos últimos anos foi revitalizado e ganhou ares mais modernos. Foi possível passar bons momentos por lá, ainda que breves. Conhecemos o Sandro, do Adore Brigaderia Gourmet e o João, do Holy Hops.
Saímos do mercado e fomos ao Parque Ingá, um espaço bem arborizado no centro da cidade que, aliás, possui vias largas e cheias de árvores, muito bonitas. Depois de um leve pedal fomos encontrar o Diego, colega do Vinicius do curso de Harmonização de Cervejas que eles fizeram na Escola Superior de Cerveja e Malte. Diego foi um verdadeiro concierge e nos levou para conhecer a Cervejaria Cathedral.
Quando chegamos, a cervejaria ainda estava fechada, mas já haviam pessoas esperado do lado de fora com seus growlers a tiracolo. Pudemos provar a régua de degustação, com quatro tipos de chopps, todos, repito, TODOS, com sabor pra nenhum Beer Hunter exigente botar defeito: Apocalipse Russian Imperial Stout, Pumpkin Beer, Armagedom Imperial IPA e a Cathedral IPA.
A noite acabou no Meu Chef Lanches, a casa de lanches mais tradicional da cidade, no melhor estilo brasileiro: cadeiras e mesas de plástico, ao ar livre, bem descontraído. Foi Luan que nos levou para conhecer a cozinha do restaurante que trabalhava num ritmo frenético para atender aos clientes que lotavam a casa no sábado à noite. A linha de produção na cozinha, que costuma servir em torno de 600 pratos por noite, parecia um ballet bem coordenado. Hambúrgueres fazem a alegria dos Maringuenses, mas é o hot dog prensado que faz a fama do lugar. São mais de 20 tipos diferentes! Há opção da salsicha tradicional e a salsicha premium, de carne de porco.
O lugar simples esconde uma história de muito trabalho e de muito sucesso. Em menos de seis anos de existência, Michel, o proprietário, já havia aberto seis lojas. E o plano de expansão continua.
Além do cachorro-quente bem recheado como a galera gosta, o Meu Chef vende sucos de frutas naturais, com a fruta cortada e espremida na hora!
O sábado estava terminando. Despedimo-nos do Diego, a quem agradecemos por todo apoio dado a nosso projeto, e fomos buscar pouso em um posto de combustíveis já fora da cidade. No dia seguinte, partiríamos para o Mato Grosso do Sul.