Era nosso último dia em Arequipa e, em forma de agradecimento, resolvemos fazer uma deliciosa pizza para a família que nos acolheu tão bem.
De manhã aproveitamos para colocar os últimos detalhes do trabalho em dia. Ao meio dia saímos para almoçar e comprar as coisas para fazer a pizza. Sem fazermos muita exigência, paramos num restaurante que servia comida típica arequipenha, ali mesmo próximo a Congata.
Pedimos o famoso chicharrón de cerdo, pedaços de carne de porco com pele fritos na própria gordura do porco, que vem acompanhados de arroz, batatas fritas e a saladinha de cebolas roxas que eles tanto gostam.
Dividimos o prato que costuma vir sempre muito bem servido aqui no Peru.
Depois fomos em busca de uma tienda , um mercadinho de bairro para comprar o que precisávamos. Um fato bem curioso: com exceção dos grandes centros, aqui no Peru não se vê muitos supermercados ou mesmo mercados de médio porte. Na periferia mesmo só se vê esses mini mercados, muito com grades nas portas. É preciso bater a campainha para ser atendido pelo lado de fora da grade.
Assim acontece também com o pãozinho nosso de cada dia. Pela manhã, não é preciso caminhar muito para encontrar um casa que faça e venda pão. E muitas delas nem placa tem. A venda é direcionada aos vizinhos que já sabem a que horas encontrarão pão fresquinho.
Foi numa dessas casas que compramos nosso pão pela manhã e numa dessas tendas que compramos farinha, champignons, tomates e queijo. De alguma forma essas vendinhas acabam redistribuído a renda que iria somente para uma grande rede de mercados.
Bem, logo no final da tarde começaram os trabalhos de fazer a massa e deixar tudo pronto para fazermos as pizzas. Teríamos visita! Algumas amigas e filhas de Blanca viriam confraternizar conosco.
Preparamos pizza com o queijo palha, o queijo de leite cru peruano, muito fácil de encontrar em qualquer canto da região de Arequipa. É queijo fresco, como nosso queijo minas, mas bem salgadinho. Ele não derrete como uma muçarela, mas de toda forma ficou muito bom com os acompanhamentos que escolhemos: azeitonas, rocoto, champignons, presunto, alho e óleo, etc…
Para acompanhar, fizemos umas caipirinhas e a festa estava pronta. Assim foi nossa última noite em Arequipa. Peruanos e brasileiros em volta do forno, aguardando as pizzas, analisando os ingredientes e saboreando as deliciosas pizzas e caipirinhas feita por Vinicius.