Depois de uma noite de festejos na casa do Kodão, nosso destino era Minas Gerais, rumo à Serra da Canastra. Quase meio dia decidimos fazer uma parada para almoçarmos na estrada. Paramos na primeira sombra que encontramos, colocamos nosso fogão pra fora do carro e preparamos um arrozinho para acompanhar nossa carne de pescoço (lembram dela?).
Na hora de lavar a louça, Vinicius levou nossos pratos até um ponto de descanso próximo ao local que estacionamos. Ali se encontravam em horários de descanso alguns operários de um grande empresa que ficava ao fundo. Vinicius pediu licença para lavar os pratos e foi logo conversando com o Thiago, que depois ficamos sabendo, era um dos quatro Coordenadores da Peneira Alta, uma empresa que armazena e beneficia café para exportação.
Vinicius contou ao Thiago sobre o nosso projeto que gentilmente nos passou o contato do João Medeiros, Coordenador de Qualidade da empresa. Assim que terminamos de almoçar e arrumar nossas coisas, fomos lá conhecer o João, uma simpatia em pessoa. Ele nos recebeu na mesma hora e fez questão de nos apresentar ao Fernando, presidente da Peneira Alta.
Em alguns momentos aquilo tudo parecia mentira. Uma grande coincidência? Será que isso existe? Passamos a tarde na companhia do João, que nos levou para conhecer toda a empresa. Mais que isso. Ele nos ensinou muito sobre a produção de café, o processo de seleção dos melhores grãos e a sobre a degustação da bebida que todo brasileiro aprecia, mas pouco entende.
Vimos de pertinho processos automatizados de seleção de café que nem imaginávamos que existiam, aprendemos muito sobre a qualidade do produto e pudemos presenciar pessoas trabalhando felizes, desde a guarita até o alto escalão.
Deu pra ver que a empresa presa muito pela qualidade do serviço que oferece. Não sei se existem coincidências… acho mesmo que foi a força do destino que fez com que parássemos naquela sombra.
Passamos a noite ali mesmo, no estacionamento da empresa. Fomos convidados a conhecer, no dia seguinte, uma fazenda de café a poucos quilômetros dali e também a empresa Aviação, que produz além de outros produtos, a famosa e tradicional manteiga de Minas Gerais.
Final da tarde ainda fomos conhecer o centro da cidade de São Sebastião do paraíso de bike e passamos na frente da linda Casa da Manteiga, a loja da Aviação.
Mais um dia para dormir feliz e agradecer pelas oportunidades incríveis que a vida tem nos oferecido.