Cinco da manhã estávamos de pé. Nos despedimos dos amigos, Patrão e Rosângela, de Fernandópolis e pegamos estrada. Rô nos deu um potinho com a deliciosa carne de pescoço do dia anterior e mais um potinho com frutas secas para comermos na estrada. Obrigada Rô!!
Há uma hora dali ficava a fábrica de doces da Maria Bolachas.
Oito da manhã já estávamos lá. Quem atendia o balcão era a própria Dona Maria, dona da fábrica e das receitas deliciosas de biscoitos de polvilho que fazem sucesso em São José do Rio Preto e região.
Tivemos o prazer de provar vários tipos de biscoitos feitas ali mesmo, atrás da lojinha de esquina: bolacha de maracujá com chocolate, de amêndoas, com goiabada, leite condensado…
Entre uma palavra e outra com Dona Maria, os clientes iam chegando. Cada um nos falava do quanto gostava das bolachas e qual era seu tipo preferido. Dona Maria faz bolachas há trinta anos e nos contou como algumas delas surgiram de receitas que não deram certo num primeiro momento. Para não jogar fora a massa que desandou, acrescentava mais algum ingrediente à mistura dando origem a um novo tipo de bolacha. Não deixe de assistir o vídeo que gravamos com a Dona Maria, clicando aqui!
Muitas bolachas depois, partimos para Ribeirão Preto. Quem nos esperava por lá era o japonês Kodão e sua esposa Shirley. Kodão é do tipo que adora cozinhar, chamar os amigos e confraternizar. E foi isso que ele fez. Chamou uns amigos, comprou carne (muita carne), colocou pra assar e ficou nos aguardando.
Ao meio dia chegamos em Ribeirão e tivemos uma agenda super corrida. Conhecemos o Pinguim, bar tradicional da cidade e as Cervejarias Invicta e Colorado. Por último ainda fizemos uma visita na Cervejaria Walfänger, onde pudemos provar as cervejas da casa na companhia do sócio proprietário Caio, que no mostrou seus rótulos, entre eles o German Style Doppelbock, Medalha de Ouro no estilo Lager Styles no Concurso Brasileiro da Cerveja de Blumenau de 2017. Assista o vídeo que gravamos na Walfänger, clicando aqui!
Junto à Cervejaria, há um pub lindo, muito bem decorado, num lugar calmo da cidade. Adoramos!
Mas a noite caía e os amigos do Kodão já estavam chegando a sua casa. Ele nos ensinou a fazer Arroz com Suan, uma carne de porco cortada em pedaços médios que ficou marinando algumas horas em tempero especial que leva páprica defumada. Para ver o vídeo com a receita clique aqui!
Aos poucos foram chegando os amigos e familiares do Kodão e a festa estava pronta. Baralho na mesa, comida no prato, abraços e desejos de boa viagem fizeram nos sentir em casa.